Tristeza, ansiedade, insegurança, esgotamento. Esses sentimentos podem fazer parte da rotina de mulheres que vivenciam a experiência de ser mãe. Apesar de comuns, situações como essas são pouco discutidas; ao contrário, o que se difunde, principalmente no mês de maio, é a imagem da mãe heroína e perfeita. É com o objetivo de sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna que foi criada a campanha ‘Maio furta cor’, idealizada pela psicóloga perinatal e parental Nicole Cristino e pela psiquiatra Patrícia Piper. Segundo a ação, furta-cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores.
A aceitação do próprio corpo é um desafio para muitas mulheres é uma realidade diferente da que se vê entre as celebridades. “Esse é um lugar muito sensível que foi construído sobre o corpo feminino. É difícil para as mães lidarem com essas mudanças, mas a gente trabalha para ajudá-las a naturalizar isso que é da ordem do biológico, lembrá-las que a reprodução deixa marcas no corpo e que o problema não são elas, mas a cultura que foi construída sobre o corpo feminino!”, explica Nicole.
Pressões externas e falta de atenção à mãe
Para a gerente de marketing Monica Rentroia, o desafio foi lidar com a pressão externa. “Questionam nosso tipo de parto, se vamos nos dedicar integralmente à maternidade, se vamos abrir mão da carreira. Aí o bebê nasce e, com ele, uma nova leva de julgamentos e opiniões: se vamos ou não amamentar, até que idade isso vai acontecer”, desabafa Monica.
“A gente precisa rever todos os nossos códigos sociais e pensar que, no primeiro momento, as atenções devem ser diretamente para a cuidadora principal, principalmente para a mãe que está amamentando. Normalmente, a ação é visitar o bebê e deixar a mãe invisibilizada. As famílias precisam cuidar da mãe e se importar com ela. Isso vai ser promotor de saúde mental materna”, avalia Nicole Cristino. No recém-lançado livro ‘Verdades que ninguém te conta’, a psicóloga e outras especialistas fazem análises e oferecem dicas sobre saúde mental materna.
Relatos reais
A publicação, da Editora MOL em parceria com a Tip Top, reúne relatos reais de Thays, Monica e outras mães que enfrentam situações como a falta de uma rede de apoio, a depressão pós-parto, conflitos conjugais, a dificuldade de amamentar e relação entre maternidade e projetos pessoais. O livro tem o objetivo de ajudar não só as mães, mas todos que percebem a importância de escutar o que elas têm a dizer e, a partir disso, e estão dispostos a formar uma rede de apoio, permitindo a mães e filhos as melhores condições para viver os encantos dessa relação. “O livro também é para quem quer ouvir o que as mães têm a dizer. Como editora especializada em impacto social, a MOL acredita que a construção de um mundo melhor passa pela empatia com dilemas do nosso dia a dia, entre eles, a saúde mental materna”, afirma a cofundadora da Editora MOL, Roberta Faria.
Doações
‘Verdades que ninguém te conta’ é vendido nas lojas franqueadas da Tip Tip e parte do valor de venda será revertido para a ONG Gerando Falcões, que atua na área desenvolvimento social de crianças, jovens, líderes e moradores das favelas, e para a Unibes, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de apoio à educação, capacitação profissional e cultura. O potencial de doação com a venda de 20 mil exemplares é de R$ 54.717,60.
“Estamos muito felizes com mais este lançamento. Este projeto é para nós de extrema importância, pois tem como objetivo impactar positivamente nossa sociedade em parceria com duas instituições muito sérias e que fazem a diferença em nosso país. Esta é uma pequena forma de contribuir para a amenizar as injustiças e desigualdades sociais. Além disso, todo o conteúdo, ilustrações e histórias são lindas e emocionantes, muito pertinentes ao que a marca acredita. É um livro feito com o coração, de mãe pra mãe", finaliza a head de marketing da Tip Top, Dani Boll.
Sobre a Editora MOL
A MOL é a maior editora de impacto social do mundo. Fundada em 2007, ela produz livros, revistas, calendários, jogos, álbuns de figurinhas e outros produtos editoriais vendidos em grandes redes varejistas a preços acessíveis, sempre com renda revertida para causas. Os produtos da MOL já doaram mais de R$ 48 milhões para mais de 150 ONGs. Os cofundadores da empresa, Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi, são empreendedores sociais reconhecidos nacionalmente pelo Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e internacionalmente pela Fundação Schwab, braço social do Fórum Econômico Mundial. Saiba mais em www.editoramol.com.br
Sobre a Tip Top
Há 70 anos no mercado e com cerca de 140 lojas espalhadas por todo o Brasil, a Tip Top traz para as suas coleções uma mistura entre as tendências de moda e conforto que reforçam a qualidade dos seus produtos e torna a marca reconhecida no mercado de roupas infantis, principalmente no segmento bebê. Com uma linha completa de roupas e acessórios, criada de acordo com cada estação do ano, a Tip Top busca traduzir toda a diversão e colorido que as nossas crianças gostam e merecem. Saiba mais em www.tiptop.com.br
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