Entrevista:
Revista Projeto AutoEstima: Primeiramente queremos agradecer por você conceder essa entrevista. Para iniciarmos, conte-nos: como foi o seu início no meio literário?
Fauno Mendonça: O início literário vai além dos livros. Inicia-se pela observação do mundo ao nosso redor, sobretudo, ao observar o próprio interior e tentar compreender o lado mais introspectivo das pessoas.
De qualquer forma, o início, talvez, tenha sido ao me deparar com leituras que me ajudavam a desvendar o mundo. Acho que esse foi início de tudo.
Revista Projeto AutoEstima: Você é autor do livro "Encontre-se". Poderia comentar?
Fauno Mendonça: Sim. A obra “Encontre-se” trata de uma série de textos curtos que divagam sobre vários temas, os quais buscam notadamente entender a natureza humana, ao expor seus vieses. Mas é importante ressaltar que as ponderações ali colocadas servem de um ponto de partida, não se trata de verdades, pois, são somente opiniões do autor, as quais podem levar o leitor a uma reflexão sobre o tema.
Fauno Mendonça: Nesse livro, não houve pesquisas pontuais, os temas foram fluindo sem que houvesse uma preocupação mais técnica acerca do assunto. Trata-se de um livro simples, mas voltado para coisas muito complexas que não têm respostas prontas.
Revista Projeto AutoEstima: Poderia destacar um trecho do seu livro que você acha especial?
Fauno Mendonça: “Não tenha medo das trevas. O vazio da escuridão precisa ser quebrado. Não vida na redoma do insuportável. Fuja e realize os sonhos não vividos. Não tenha medo do caos. Do caos nasce o silêncio e a harmonia. Esqueça aqueles rumos sem força no coração. Quebre o vazio. Encontre-se.”
Revista Projeto AutoEstima: Além do livro Encontre-se, você é autor de outros livros. Quantos livros você já escreveu? Poderia comentar?
Fauno Mendonça: Sim, escrevi mais 4 livros; A Busca dos Loucos, D. e o Procurador, Ao Norte do Silêncio e Bragof.
Revista Projeto AutoEstima: Quais são suas inspirações e leituras preferidas?
Fauno Mendonça: Gosto de leitura intimista que aprofunda na alma humana. Também gosto muito das leituras espiritualistas e filosóficas, pois seguem essa linha. Mas, gosto de tudo que traz conhecimentos. Acho que sou um grande curioso.
Revista Projeto AutoEstima: Como analisa a questão da leitura no país?
Fauno Mendonça: O Brasil é um país pobre de leitores, porquanto o nível de educação sempre foi muito baixo. Acho que esse quadro, lamentavelmente, irá se deteriorar bastante. O país está caminhando a passos largos para se tornar um país muito pior do que já é. Infelizmente, apenas uma pequena parcela da população lê de forma regular, o resto somente sobrevive na ignorância.
Revista Projeto AutoEstima: Quais dicas daria aos autores em início de carreira?
Fauno Mendonça: Acho que antes de começar a escrever de forma profissional, aquele que quiser seguir a carreira de escritor deve ter uma formação sólida notadamente na escrita. Escrever é difícil. Deve ainda ter competência e autoridade sobre muitos outros assuntos, pois a literatura exige que o escritor tenha um amplo conhecimento para que possa desenvolver sua narrativa de forma fidedigna, mesmo que seja apenas no plano da ficção.
Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir os seus livros e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta?
Fauno Mendonça: Sim, mas ainda estou amadurecendo um projeto de um novo livro. Talvez no próximo ano comece a escrevê-lo.
Perguntas rápidas:
Um livro: Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis.
Um hobby: Ler e escrever.
Um (a) autor (a): Machado de Assis
Um ator ou atriz: Anthony Hopkins
Um filme: Drácula de Bram Stoker – Francis Copola
Uma cor favorita: Azul
Uma recordação em especial: Meus pais.
Para saber mais sobre o autor, acesse o google , Amazon e Clube de autores:
Comentários
Postar um comentário