4ª edição da IMAGINÁRIA_festa do fotolivro leva mais de 150 obras e programação gratuita ao Edifício Vera, no Centro de São Paulo
Organizado pela editora Lovely House, o festival acontece de 15 a 18 de agosto, com uma programação intensa, que integra exposição e oficinas de fotolivros, premiação, ciclo de conversas, mostra de filmes, e outras atividades.
Um livro pode unir pessoas. Essa é a premissa da IMAGINÁRIA_festa do fotolivro, o primeiro festival em terras brasileiras dedicado aos livros contemporâneos de fotografia, um campo artístico em forte ascensão nas últimas décadas como meio de experimentação, circulação e democratização da fotografia e das artes visuais. Em sua 4ª edição, o festival organizado pela editora Lovely House, com apoio da Lei Paulo Gustavo/SP, acontece de 15 a 18 de agosto no Edifício Vera, no centro histórico da cidade, com uma programação gratuita de atividades que vão de mostra de fotolivros, oficinas, premiações, feira e espaço de troca de fotolivros.
“Tanto no Brasil como em outros países a produção de fotolivros e fotozines tem crescido. A capacidade de contar e perpetuar histórias de maneira física e tangível é muito atrativa, porque existe um público expressivo que ainda aprecia a sensação de folhear um livro impresso, e busca uma experiência mais imersiva e duradoura do que visualizar imagens em uma tela. Vemos muitas feiras e eventos fora do Brasil dedicados ao fotolivro, mas ainda temos uma lacuna em nosso país, que é o que a IMAGINÁRIA busca preencher”, afirma José Fujocka, cofundador, curador e organizador dos eventos da casa de livros e editora Lovely House, especializada em publicação e venda de livros de fotografia e artes visuais e idealizadora da IMAGINÁRIA_.
Da parceria da IMAGINÁRIA_ com curadores convidados e outros festivais e instituições, serão exibidas Papel e Chumbo, com curadoria Miguel Del Castillo / Biblioteca do IMS, Dummy Award ‘23, com organização da PhotoBookMuseum (Alemanha), e Prêmio Internacional FELIFA 2023, com organização do FELIFA - Festival de Libros de Fotografía y Artes Gráficas (Argentina).
Após a realização da IMAGINÁRIA em São Paulo, as exposições devem itinerar para o Solar Foto Festival (Fortaleza-CE) e para o FFI – Festival de Fotografía Impresa (Córdoba, Argentina), ambos a partir de parceria institucional com o festival.
Ainda entre os destaques da programação, a partir de uma parceria inédita da IMAGINÁRIA com o CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, localizado em frente ao Edifício Vera, a equipe do Educativo do CCBB organizará durante o mês de agosto atividades ao público relacionadas às publicações de fotografia, incluindo mediação de leitura e contação de história a partir de fotolivros indicados pela Lovely House e oficina de fanzine inspirada nas ações propostas pelo grupo Lombada à IMAGINÁRIA_. A Lovely House oferecerá uma oficina de formação ao Educativo CCBB.
Destaques da programação
Os finalistas serão anunciados na abertura do festival, em 15 de agosto, e os premiados serão anunciados no encerramento, no dia 18.
A programação de oficinas trará um laboratório voltado a profissionais da fotografia e um encontro destinado a iniciantes interessados em fotolivros. No primeiro, o Lab Imaginária/Geleia geral, os participantes irão desenvolver ao longo de três dias no festival uma publicação coletiva. Já no segundo, o Amo Zine, que acontecerá na Galeria Beco Viceral, localizada em Paraisópolis, zona sul de São Paulo, o grupo irá editar, imprimir e encadernar uma publicação coletiva. Ao fim, o fotozine realizado no encontro será exposto no Edifício Vera durante a IMAGINÁRIA_04.
A agenda completa de atividades gratuitas da 4ª IMAGINÁRIA_festa do fotolivro pode ser acessada no site (www.festivalimaginaria.com.br) e redes sociais do festival (@festivalimaginaria).
Sobre a IMAGINÁRIA
A IMAGINÁRIA_festa do fotolivro surge com o objetivo de ampliar a visibilidade e a circulação de publicações de arte e fotografia, e também em discutir, refletir e fomentar a produção de fotolivros. Idealizada por Luciana Molisani e José Fujocka, fundadores da editora Lovely House, o festival tem periodicidade anual, na qual traz ao público uma programação com itinerância de exposições internacionais, ciclos de conversas, mostras de vídeos, oficinas, entre outras atividades.
Em 2022, a IMAGINÁRIA_ ocupou seis andares do Edifício Vera, no Centro Histórico de São Paulo, com mais de 25 expositores de diversos países e uma diversidade de ações.
Sobre a Lovely House
A Lovely House, editora e casa de livros brasileira sediada na Galeria Metrópole, em São Paulo, dedica-se desde 2018 à pesquisa, publicação e divulgação de livros de arte nacionais e estrangeiros, com ênfase na fotografia e em livros de artista. Em seu espaço físico e digital promove lançamentos, debates e cursos. Participa de diversas feiras e festivais dentro e fora do país, principalmente na América Latina, com a missão de divulgar a cultura brasileira por meio dos livros de arte das várias regiões do país. Busca cavar um espaço maior para os fotolivros como ferramenta paradidática na educação.
Desde 2021, a Lovely House realiza a IMAGINÁRIA_Festa do Fotolivro (festivalimaginaria.com.br), o primeiro festival brasileiro dedicado aos livros de fotografia.
Comentários
Postar um comentário