FOMO: como 2020 despertou a atenção para uma síndrome ligada à tecnologia

Foto divulgação - Dra. Ana Gabriela Andriani

Psicóloga Dra. Ana Gabriela Andriani explica que Fear Of Missing Out é caracterizada por muita ansiedade e comparação com os outros

Já parou para pensar em quantas vezes você checa seu celular por dia, mesmo sem nenhuma notificação? E o por que de fazer isso? A síndrome conhecida como FOMO (Fear Of Missing Out) foi descoberta pela primeira vez em 2000 por Dan Herman e aperfeiçoada anos depois por Andrew Przybylski e Patrick McGinnis como o medo de perder oportunidades e sentir que outras pessoas estão vivendo algo que você não está. 

A psicóloga Dra. Ana Gabriela Andriani conta que “essa síndrome é comum em adultos e adolescentes e é caracterizada por muita ansiedade. A pessoa que possui FOMO está sempre conectada à internet e ansiosa para saber onde e o que os outros estão fazendo”. 

Uma pesquisa da Sociedade de Psicologia Australiana mostrou que 51% dos adolescentes ficam muito ansiosos quando não sabem o que seus amigos estão fazendo. Isso significa que, mesmo quando estão em uma roda socializando, eles precisam estar conectados à internet para se sentirem completos. 


“Quem tem essa síndrome é uma pessoa que não consegue aproveitar o momento presente. É muito provável que ela seja deprimida, se sinta inferior e incompetente”, explica a psicóloga. 

Como 2020 e o isolamento social contribuíram para o aumento da FOMO no Brasil

Por causa do isolamento social mundial causado pela pandemia do Covid-19, as redes sociais se tornaram mais importantes do que já eram para o convívio humano. Por isso, segundo pesquisa recente da Universidade La Salle, nos Estados Unidos, cerca de 50 milhões de pessoas sofrem de Internet Addiction Disorder (Transtorno do Vício de Internet) e isso afeta diretamente os pacientes de FOMO.

“O cenário da pandemia fez com que todos precisassem estar isolados em suas casas e isso causou um grande atrito entre a relação celular x ser humano. As LIVES estão em alta porque mostram, em tempo real, o que cada um está fazendo, mesmo que não estejam fazendo nada. Isso conecta as pessoas entre si para que elas não se frustrem com o seu isolamento”, comenta a especialista. 

A interrupção digital é um vício que precisa ser trabalhado com ajuda profissional. A FOMO traz uma constante comparação com o outro e um desejo de ter o que o outro tem. “Esse ano está sendo complicado para pacientes viciados em redes sociais. O aumento do diagnóstico se dá não apenas pela quarentena, mas também, pelo desrespeito de alguns ao isolamento. Você estar em casa e o outro não, causa mais angústia e frustração ainda”, finaliza Dra. Ana Gabriela Andriani. 

Sobre Dra. Ana Gabriela Andriani 

A Dra. Ana Gabriela Andriani é graduada em Psicologia pela PUC-SP e Mestre e Doutora pela UNICAMP, além disso é pós-graduada em Terapia de Casal/Família pelo The Family Institute, Northwestern University - Evanston, IL (USA). 

Ela também tem especialização em Psicoterapia Dinâmica Breve pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas/USP e aprimoramento Clínico em Fenomenologia Existencial na Clínica Psicológica da PUC-SP. 


Comentários