Juntos contra a fome: Desafio 10x10 convida sociedade a arrecadar alimentos para população carente

Centro Universitário Newton Paiva Newton mobiliza comunidade acadêmica a participar da gincana solidária e digital

 Desafio 10x10 convida sociedade a arrecadar alimentos para população carente - Divulgação

A pandemia do novo coronavírus ressaltou as desigualdades sociais existentes no Brasil e os desafios relacionados ao acesso à alimentação, água, saúde. Diante deste cenário, uma pergunta motivadora: e se a gente virasse o jogo contra a fome? Com esse foco em mente, a Newton se une ao Desafio 10x10 e participa da campanha digital e colaborativa, que busca arrecadar doações que serão convertidas em vales-alimentação distribuídos, durante três meses, para famílias carentes espalhadas pelo Brasil em comunidades de baixa renda.

Segundo pesquisa Data Favela, elaborada pelo Instituto Locomotiva, 86% dos moradores de favelas no Brasil, estando em casa sem renda, teriam dificuldade para comprar comida. Os dados correspondem a abril de 2020. O nome do Desafio 10x10 é inspirado no próprio objetivo da ação: dez milhões de jovens deverão mobilizar o Brasil para alimentar dez milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social.

   Desafio 10x10 convida sociedade a arrecadar alimentos para população carente - Divulgação

Em Minas Gerais, o Centro Universitário Newton Paiva participa da ação, incentivando toda sua comunidade acadêmica a entrar nesta iniciativa. A ação é conduzida a partir de dois pilares: mobilizar pelo jovem e ativar o poder do brincar, promovendo uma gincana cooperativa digital.

O Desafio 10x10 foi idealizado por Edgard Gouveia Jr, especialista em jogos cooperativos e transformadores e fundador da Jornada X, Eduardo Lyra, fundador do Instituto Gerando Falcões, Celso Athayde, fundador da Central Única de Favelas (CUFA) e Gerson Pacheco, diretor da ChildFund Brasil.

Como funciona – Durante quatro semanas, paixões como natureza, saberes, inovação e tecnologia, sabores, games, música e artes, esportes, humor vão competir entre si para ver qual delas vai pulsar mais forte e arrecadar mais doações para o Desafio 10x10 contra a fome. Cada paixão contará com o apoio de representantes: artistas, influenciadores, esportistas, empresários, celebridades. Na prática, de 22 de junho a 22 julho, os fãs das maiores paixões nacionais vão “coopetir” entre si, convidado todos a contribuírem.

As doações são recebidas no site https://desafio10x10.com.br/, feitas de maneira simples e rápida por qualquer pessoa. Basta escolher uma das paixões e colaborar para que ela vença o desafio contra a fome. O valor arrecadado se transforma em vales-alimentação, distribuídos para milhares de famílias. A distribuição será feita em parceria com as organizações ChildFund, CUFA e Gerando Falcões.

Movimento solidário – A Newton faz parte de outras ações sociais diante da pandemia da COVID-19, como a produção e doação, por meio do Fab Lab Newton, de escudos faciais e de caixas de intubação para hospitais e profissionais que atuam na linha de frente no combate ao vírus, e o desenvolvimento do game Heróis da Pandemia com informações de conscientização sobre o novo coronavírus, em parceria com a Facens, Centro Universitário de Sorocaba.

Sobre a Newton – Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Veja mais em newtonpaiva.br

Fonte: Leilane Stauffer
Jornalista
leilane@etccomunicacao.com.br
(31) 99120-5295

Comentários