Carlos Bertolazzi convida chefs amigos para apoiarem ação beneficente

Foto divulgação

Com o propósito de auxiliar a Instituição Chefs Especiais, o chef e seus parceiros gravaram vídeo incentivando a arrecadação de fundos

Na última semana de julho, o chef Carlos Bertolazzi – à frente do restaurante italiano Zena – e o chef Guga Rocha, se uniram em prol do Instituto Chefs Especiais. À convite deles, diversos chefs renomados como Thomas e Claude Troisgros, Henrique Fogaça, Danielle Dahoui e Roberto Ravioli, gravaram um divertido vídeo entoando uma versão da clássica Funiculi Funicula, que será postado em seus perfis nas redes sociais com o objetivo de incentivar doações para a instituição.

Desde 2006 o projeto – fundado por Simone Lozano - capacita jovens com síndrome de down por meio da gastronomia, a fim de desenvolver, valorizar e incluir cada indivíduo na sociedade. Atualmente, por conta da pandemia mundial de Covid-19, os beneficiados estão recebendo aulas online, o que demanda tecnologia e ainda mais verba da instituição. “Foi aí que tivemos a ideia de convocar nossos amigos para doar, claro, e também para criar esse vídeo onde podemos apresentar para nosso público que já acompanha nosso trabalho essa causa de uma forma divertida e mostrar alguns dos rostinhos que são auxiliados por ela, mas que precisam de ajuda para continuar a missão”, explica Bertolazzi. Com produção do Maestro Misiuk o vídeo conta com a participação dos chefs, além dos próprios chefs especiais do instituto.

Mais informações e as formas de doação podem ser conferidas no site www.institutochefsespeciais.com.br

SOBRE CHEFS ESPECIAIS
Chefs Especiais - trabalho gastronômico inclusivo e pioneiro para pessoas com Síndrome de Down. Com o intuito de disponibilizar parte do seu tempo e energia para uma causa social, em retribuição a todas as coisas boas que a vida lhe proporciona, Simone Lozano funda em 2006 o Projeto Chefs Especiais.

Esse projeto tornou-se uma missão: realizar muito mais por essas pessoas, facilitando-lhes a autonomia, já que, atualmente, sobrevivem aos seus cuidadores. Assim, o Instituto se tornou conhecido e respeitado no mundo da gastronomia e da inclusão social. Os benefícios são inúmeros. Entre eles, a valorização da pessoa com deficiência, identificação de potencialidades independente de suas limitações e autonomia. Esse novo olhar inclusivo, com cunho valorativo e de auto estima, tem trazido inúmeros resultados para os participantes e seus familiares.  

O intuito de Chefs Especiais é mostrar que, da mesma forma como são transformados simples ingredientes em belos e deliciosos pratos, podemos transformar nossas vidas e o mundo, basta querer.  Seus diferenciais, desde que respeitados e estimulados, podem e devem, SIM, tornar-se independentes e inseridos no meio social, seja no lazer ou no mundo do trabalho.  Além disso, o convívio entre iguais tem se mostrado muito importante para o grupo, pois o trabalho em equipe os faz conviver com seu próximo, adquirindo respeito e aprendendo a dividir. 

Recentemente, o Instituto conquistou sua sede em Higienópolis, onde é realizado trabalhos como oficinas de gastronomia, capacitação em culinária básica, autonomia pessoal e apoio a familiares e novos pais especiais. Além disso, ainda desenvolve trabalhos junto a Empresas, onde seus executivos interagem em oficinas; quebrando paradigmas e conceitos e mostrando que quando passamos a conhecer o diferente, ele passa a ser igual.

Chefs Especiais tem como missão a inclusão na vida, na sociedade e no mundo do trabalho, como referência e inspiração.   

Serviço – Instituto Chefs Especiais
Rua Catanduva, 132 – Higienópolis – São Paulo - SP 
Fones: 11-99122-1588 | 2638-7478

SOBRE O ZENA
O chef Carlos Bertolazzi abriu seu Zena em janeiro de 2009, nos Jardins, junto do empresário Dudu Pereira, para oferecer a gastronomia italiana da Ligúria, em um espaço que remete ao charme de uma vila típica italiana. Em ambiente descontraído e arejado, envolto por paisagismo, serve entradas, pratos e sobremesas feitos inteiramente no local, como seu tradicional Grissini – oferecido como cortesia -, às focaccias, saladas ou o clássico e premiado Gnocchi Zena.

Aberto direto do almoço ao jantar, o restaurante é bastante convidativo a quem quer apreciar ainda drinks de receitas exclusivas, ou vinhos, expostos em uma “geladeira de padaria” – herança do estabelecimento antecessor -, que facilita o acesso e escolha do cliente sobre seu rótulo preferido. Entre eles, está o Zena Rosso, vinho da casa produzido artesanalmente na região de Monferrato, da região italiana do Piemonte, no noroeste do país. 

Serviço – ZENA
Horário de atendimento: terça à domingo, das 12h às 17h
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 1901 - Jardins, São Paulo – SP, 01409-003
Telefone: (11) 3081-2158
Facebook: zenacaffe
Instagram: @zenacaffe
Acessibilidade/ Conexão Wifi Gratuita / Pet Friendly


*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.
Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Comentários