Dia da Amazônia: produtos de moda ecologicamente responsáveis

Celebrada no próximo dia 5 de setembro, a data incita a reflexão sobre a preservação do meio ambiente; marcas como Intimissimi, Lacoste Eyewear, Bottletop e UMA X apresentam linhas com materiais e meios de produção mais sustentáveis e inovadores
O Dia da Amazônia, no próximo dia 5 de setembro, além de celebrar as riquezas naturais da maior floresta tropical do planeta, é um momento para conscientização sobre as melhores formas de preservá-la e também para pensar no meio ambiente como um todo. Ainda considerada uma das indústrias mais poluentes do mundo, a moda tem se reinventado e proposto produtos feitos a partir de materiais inovadores e menos poluentes – é o caso de marcas como IntimissimiLacoste EyewearBottletop UMA X.
Intimissimi, marca italiana de lingerie e loungewear, trouxe para o Brasil neste mês a Green Collection, sua primeira coleção sustentável com diferentes modelos de pijamas, malhas e lingerie, com tecidos sustentáveis inovadores, como seda, rendas e modal feitas a partir da fibra de bambu – uma matéria-prima altamente renovável. A coleção-cápsula, apresentada no país pela atriz e garota-propaganda da marca Bruna Marquezine, está disponível no site e em todas as lojas e oferece ao cliente a oportunidade de plantar uma árvore e acompanhar seu crescimento online (de 24/08 à 06/09, acima de R$450,00 em compras com ao menos um item da Green Collection), através de uma parceria da Intimissimi com a Treedom – única plataforma que permite o incentivo ambiental e seu acompanhamento à distância. No Brasil, a marca assinou recentemente uma parceria com o selo Eu Reciclo, que tem o compromisso de compensar o impacto ambiental das embalagens pós consumo, desenvolvendo a cadeia de reciclagem e incentivo à economia circular.
    
            A Lacoste Eyewear também traz ao Brasil a linha de óculos de sol Reshape, a primeira da marca fabricada em material injetado reciclado: cada armação – em formato retangular, unissex e nos estilos infantil e adulto – é feita a partir de 5 garrafas PET. As lentes, biodegradáveis, enfatizam a responsabilidade ambiental que a nova linha carrega e o conceito de design consciente é finalizado com os cases, produzidos com a mistura de garrafas PET e algodão orgânico.
            Desde abril do ano passado, a inglesa Bottletop, famosa por seus acessórios sustentáveis de luxo, tem investido na campanha #TOGETHERBAND, iniciativa que visa unir a comunidade global em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, estabelecidos em 2015 com o intuito de combater a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade para todas as pessoas até 2030. São 17 pulseiras feitas por artesãs do Nepal, a partir de metais derretidos e plástico retirado dos mares próximos a Costa Rica. Ao comprar uma pulseira, outra é enviada para que possa ser compartilhada. O lucro é 100% revertido para auxiliar projetos da ONU e as pulseiras podem ser compradas pela Shop2Gether: https://www.shop2gether.com.br/catalog/category/view/id/134171
Já a brasileira UMA, no mercado nacional há mais de duas décadas, lançou em julho desse ano a UMA X, linha sustentável voltada para o público jovem e apoiada nos pilares da transparência, responsabilidade, ética, relevância e inovação. Na primeira coleção lançada, a linha fez da marca uma pioneira no país ao utilizar o ECONYL®, um nylon produzido a partir da reciclagem e purificação de resíduos plásticos retirados do oceano, e trabalhar o papel amassado como matéria-prima para produção de mochilas. A coleção representa mais uma iniciativa sustentável da empresa, que já utilizou tecidos ecológicos em coleções passadas e, em 2007, abriu no Shopping Morumbi, em São Paulo, uma loja livre de emissão de carbono.

SOBRE A INTIMISSIMI
Fundada em 1996, a Intimissimi faz parte do tradicional grupo Calzedonia, com sede em Verona, Itália, e, desde sua criação é líder no mercado europeu de lingerie. Famosa pela alta qualidade de sua matéria prima e expertise em modelagem, a Intimissimi segue um estilo clássico, romântico e elegante, que conquistou milhares de fãs ao redor do mundo. Chegou ao Brasil em 2012 e de lá para cá não para de crescer. Atualmente, a Intimissimi está presente em 46 países, em mais de 1460 pontos de venda, sendo 69 deles no Brasil.
Intimissimi

SOBRE A MARCHON EYEWEAR INC.
A Marchon Eyewear Inc. é uma das maiores fabricantes e distribuidoras de óculos de sol e de receituário. A empresa comercializa seus produtos sob marcas de prestígio, incluindo: Calvin Klein, Chloé, Columbia, Diane von Furstenberg, DKNY, Donna Karan, Dragon, Flexon, Karl Lagerfeld, Lacoste, Lanvin, Liu Jo, Longchamp, Marchon NYC, Marni, MCM, Nautica, Nike, Nine West, Pure, Salvatore Ferragamo, Skaga e Victoria Beckham. A Marchon Eyewear distribui seus produtos através de uma rede global de subsidiárias e distribuidores, atendendo a mais de 80.000 clientes em mais de 100 países. A Marchon Eyewear é uma empresa VSP Global®, uma organização governada por médicos, focada em conectar seus 88 milhões de membros a cuidados oculares e óculos de alta qualidade.

Para mais informações, acesse www.marchon.com e siga @marchoneyewear

SOBRE A UMA X
A UMA, marca consolidada no mercado de moda nacional há mais de 20 anos, apresenta a UMA X: uma linha sustentável com o compromisso de criar colaborações que, além de design apurado, tragam significado, transparência, responsabilidade e relevância para a roupa. Liderada por Vanessa Davidowicz, primogênita de Raquel Davidowicz (fundadora e designer da UMA), a coleção traz peças genderless feitas a partir de processos eco-friendly e informação estética para o público mais jovem.

SOBRE A #TOGETHERBAND
A campanha #TOGETHERBAND, criada pela BOTTLETOP em parceria com a Fundação das Nações Unidas, Meio Ambiente da ONU, UNDP, Project Everyone, Global Citizen. WWF e UBS está planejando engajar o mundo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, usando criatividade e cultura para aumentar a conscientização do público e inspirar ação para entregá-los.
No centro da campanha, há um conjunto de pulseiras produzidas de forma sustentável e ética, feitas com plástico retirado do oceano e armas de fogo ilegais reaproveitadas. A cor de cada pulseira representa um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável diferente. Com cada pulseira adquirida, você receberá duas: uma para usar e outra para compartilhar. Eles atuam como um símbolo de unidade e compromisso para construir um mundo melhor.
https://togetherband.org


*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.
Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves
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