Japan House São Paulo: Confira programação online do projeto #JHSPOnline com conteúdo especial de gastronomia

Kakigori
Divulgação

São Paulo, setembro de 2020 – A Japan House São Paulo segue apresentando atividades culturais e interativas em sua programação diária do projeto #JHSPONLINE, que conta com conteúdo diverso abordando diferentes vertentes sobre o Japão de hoje por meio das redes sociais da instituição (Instagram, YouTube, Facebook, Twitter e site). Para o período de 08 a 18 de setembro, a programação engloba assuntos que passam por arte e cultura, dança, negócios, gastronomia, tradições e arquitetura. Uma novidade é a inclusão de recursos de acessibilidade em alguns conteúdos, dando sequência ao desenvolvimento do programa lançado em 2019. Neste primeiro momento está incluída a inserção de libras, audiodescrição, legendas (closed caption) em uma seleção de vídeos e lives disponíveis no canal do YouTube e a hashtag #pracegover será adicionada nas redes sociais. Desta forma, o Programa destaca neste momento a inclusão de abordagens diferenciadas extremamente relevantes, principalmente neste momento de distanciamento social.
Falando em atividades gastronômicas, o conteúdo do dia 11/09 revela os sabores e combinações do Kakigori, tradicional doce japonês feito de gelo raspado com xarope, adoçante e frequentemente leite condensado. Similar a uma raspadinha, a sobremesa típica é refrescante e uma ótima opção para dias mais quentes. E na semana seguinte, dia 18/09, o Wagashi segue presente na programação, com Cristiane Sampei - chef patissière que, em 2018, ganhou uma bolsa de estudos para estudar confeitaria japonesa - conta sobre o desenvolvimento dos doces tradicionais japoneses ao longo da história nipônica.
Confira abaixo a programação completa entre 08/09 e 18/09:
08 de setembro, às 9h30 – Terça-feira
“Conexões JHSP’’ / O Valor dos Dados e a LGPD: Quais os desafios desta jornada?      
A série que propõe o intercâmbio de negócios entre os mercados brasileiro e japonês, abordará nesta webinar o tema LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – com discussões sobre o valor dos dados e desafios dessa jornada, em um momento em que empresas de diversas áreas de atuação discutem a retomada de suas atividades no cenário da nova economia, em que o uso de dados no planejamento das atividades ganha especial dimensão. A atividade, que conta com apoio da NEC - multinacional japonesa de tecnologia, reúne nesta edição profissionais de destaque nos segmentos do direito, tecnologia e análise de mercado.  Para participar, os interessados devem se inscrever por meio do link http://bit.ly/conexoesJHSP
08 de setembro, às 16h – Terça-feira
Conversa com o Educativo “Mundos Flutuantes’’
Inspirados pela exposição Japão em Sonhos, essa conversa será uma viagem pelo imaginário japonês através das gravuras japonesas (Ukiyo-e), apresentando um pouco do seu contexto histórico, principais representantes e o fascínio causado por elas em artistas ocidentais como, por exemplo, Van Gogh. O link para a participação será disponibilizado no nosso site e mídias sociais da Japan House São Paulo um dia antes do evento.
09 de setembro – Quarta-feira
Kiku no Sekku – Dia do Crisântemo
O crisântemo é considerado símbolo nacional do Japão. Flor típica do outono, estação que se iniciará no hemisfério norte no mês de setembro, o texto abordará curiosidades e também trará informações sobre sua importância por todo o arquipélago.
10 de setembro – Quinta-feira
Yosakoi Kochi com Camila Kawakami, do Ryo Kochi Yosakoi e Embaixadora do Yosakoi no Brasil
O Yosakoi foi um estilo de dança criado na província de Kochi para um festival que acontece todo ano no mês de agosto. As rotinas podem ser feitas por pessoas de todas as idades e origens, refletindo a alegria e energia do evento. Neste vídeo, a Embaixadora do Yosakoi no Brasil, ensina uma rotina de dança simples que poderá ser feita por todos em casa.
11 de setembro – Sexta-feira
Kakigori
Nas últimas semanas, o Japão vem enfrentando altas temperaturas e para ajudar a amenizar o calor, uma guloseima típica e refrescante é o kakigori, um tipo de raspadinha japonesa. O texto trará informações sobre esse doce, seus sabores e combinações possíveis.
14 de setembro – Segunda-feira
Kusudama com Francinny Anzai
Em seu segundo vídeo, Francinny Anzai ensinará formas mais complexas do kusudama, categoria muito popular de origami modular. Com o passo a passo básico fornecido em seu primeiro vídeo, é possível elaborar uma variedade de peças tridimensionais.
15 de setembro, às 16hs – Terça-feira
Conversa com o Educativo‘’Elementos da Casa Japonesa’’
Nesse encontro, a instituição recebe o arquiteto Hayato Fujii, gerente geral dos projetos no Brasil do Kengo Kuma and Associates, para conversar sobre alguns elementos presentes na casa japonesa. Serão abordados temas como as histórias de cada um e suas modificações com o passar do tempo, sendo ressignificados por arquitetos contemporâneos em seus projetos.
16 de setembro – Quarta-feira
Shiritori
O vídeo apresenta exemplos em japonês e em português da brincadeira chamada Shiritori, um jogo de palavras também utilizado para praticar de forma divertida o idioma japonês, em especial o hiragana e katakana – os alfabetos fonéticos utilizados no Japão, cujas letras representam as sílabas.
17 de setembro - Quinta-feira
Divulgação conteúdos de acessibilidade 
Dando sequência a desenvolvimento de seu Programa de Acessibilidade, lançado em 2019, a Japan House São Paulo anuncia a disponibilização de alguns conteúdos da #JHSPONLINE com recursos de acessibilidade. A ampliação para o ambiente online visa criar oportunidades equitativas para todos os públicos, incluindo os que exigem abordagens diferenciadas, principalmente neste momento de distanciamento social. Focado inicialmente em serviços como maquete tátil do edifício com audiodescrição, visitas mediadas com libras ou audiodescrição, disponibilização de mapa tátil em todos os andares do espaço e videoguia institucional, o Programa destaca neste momento a inclusão de libras, audiodescrição, legendas (closed caption) e a #pracegover em alguns conteúdos do ambiente online. Este pacote inclui algumas lives disponíveis no canal do Youtube da instituição, como a “Conversa sobre o livro Wabi Sabi para artistas, designers, poetas e filósofos”; “Brasil e Japão: um elo centenário", bem como vídeos sobre diversos aspectos da cultura nipônica como “Sumiê - Lúcia Hiratsuka", “Ikebana - Emiko Miji Ide", “Tatakizome - Kiri Miyazaki”, “Yunomi - Hideko Honma”, entre outros. Futuramente, outros conteúdos serão incluídos no Programa de Acessibilidade da instituição.
18 de setembro – Sexta-feira
Wagashi com Cristiane Sampei
Wagashi é o nome utilizado para os doces tradicionais japoneses. Feitos de maneira artesanal, são muito delicados e refinados. Nesse vídeo, a chef patissière Cristiane Sampei que, em 2018, ganhou uma bolsa de estudos para estudar confeitaria japonesa, fala um pouco sobre o desenvolvimento desses doces ao longo da história nipônica.
Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:  
Instagram: @japanhousesp  
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)
A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de dois milhões de visitantes.

*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves
Visite a página no instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima

Comentários