Morretes Chef: principal evento gastronômico do litoral paranaense chega a sua última semana

 Morretes Chef

Chefs do Morretes Chef 2020 - Foto divulgação:
Pablo Contreras

Chefs de cozinha ensinam online as receitas que fazem sucesso no festival - público pode comprar kits com ingredientes de produtores da região

Últimos dias para aproveitar a edição 2020 do Morretes Chef. A edição deste ano trouxe novidades devido à pandemia do novo coronavírus. O principal festival gastronômico do litoral do Paraná acontece há dois anos na cidade histórica de Morretes, com a participação de chefs renomados que criam receitas com ingredientes locais em parceria com os restaurantes típicos da região. 

Até o dia 30 de setembro, os chefs ensinam online as receitas famosas do festival. O público poderá recriar os pratos em casa, utilizando kits de ingredientes que podem ser adquiridos na plataforma The Market, outra novidade da edição 2020.

“Receber um kit com todos os ingredientes que fazem parte das receitas é um estímulo para se aventurar nesse universo da gastronomia e relembrar o Morretes Chef. É uma experiência incrível para ser realizada em casa.”, conta o chef Celso Freire, lembrando que parte dos ingredientes dos kits vêm diretamentente dos próprios produtores de Morretes.

O chef Celso Freire é o curador do Morretes Chef e também o apresentador de quatro programas que ensinam as receitas, em parceria com os chefs Lênin Palhano, Délio Canabrava, Joy Perini e Marcelo Amaral. Os vídeos são lançados aos sábados, no site do Morretes Chef.

Nesta semana, estão disponíveis as receitas criadas para o Morretes Chef pelo chef Marcelo Amaral, proprietário do restaurante Lagundri (Curitiba). De entrada, Barreadinho de Canoa, feito com barreado de pescado do dia sobre tostones de banana da terra. O prato principal é o Shaolin do Porto de Cima, que leva camarões salteados com gengibre e molho agridoce picante de maná-cubiu.

No próximo sábado, dia 26 de setembro, o programa final traz o Chef Délio Canabrava, que vai ensinar o público a preparar a entrada Caprese Caiçara (com salada de tomate, fatias de palmito e manjericão ao pesto de rúcula e flor de sal). Como prato principal, Délio ensinará uma receita de peixe e palmito grelhados e flambados na cachaça, servidos com arroz, legume no dendê, leite de coco e gengibre.

Os programas anteriores tiveram a presença dos chefs Joy Perini e Lênin Palhano e também continuam disponíveis no site do evento.

Em Morretes

A cidade de Morretes reabriu seguindo as orientações sanitárias. Por isso, em setembro, alguns restaurantes da cidade também estão comercializando os pratos do Morretes Chef, com entrada, prato principal e café Três Corações por R$ 53. As reservas devem ser feitas pelo site www.morretesdestinocerto.com.br

Confira os restaurantes participantes:

Restaurante Casa do Rio

Prato criado pelo chef Marcelo Amaral para a edição de 2019 do Morretes Chef.

Entrada: Barreadinho de Canoa, um barreado de pescado do dia sobre tostones de banana da terra. Prato principal: Shaolin do Porto de Cima, com camarões salteados com gengibre e molho agridoce picante de maná-cubiu.

Pousada e Restaurante Hakuna Matata

Prato criado pelo chef Dudu Sperandio para a edição de 2019 do Morretes Chef.

Entrada: Palmito pupunha assado com crosta crocante de banana da terra, queijo parmesão e com perfume de limão e gengibre. Prato principal: Nhoque de aipim com molho de barreado levemente picante, cubos de pupunha salteado na manteiga e chips de banana da terra.

Restaurante e Hotel Nhundiaquara

Prato criado pela chef Neia Zucolotto para a edição de 2018 do Morretes Chef.

Entrada: Bolinho de mandioca recheado com barreado. Prato principal: Nhoque de banana da terra com tomate fresco, palmito pupunha e gengibre.

Restaurante Villa Morretes

Prato criado pelo chef Délio Canabrava para a edição de 2018 do Morretes Chef. 

Entrada: Caprese Caiçara – Salada de tomate, fatias de palmito e manjericão ao pesto de rúcula e flor de sal.

Prato principal: Peixe e palmito grelhados e flambados na cachaça, servidos com arroz, legume no dendê, leite de coco e gengibre.

Restaurante Casarão

Prato criado pela chef Eva dos Santos para a edição de 2018 do Morretes Chef.

Entrada: Folhas frescas com palmito pupunha, vagem e vinagrete de bala de banana com gengibre. 

Prato principal: Moqueca de siri, camarão e banana.

Restaurante Madalozo

Prato criado pela chef Vânia Krekniski para a edição de 2018 do Morretes Chef. Entrada: Blinis de mandioca com tartar de palmito pupunha, camarão e geleia de açaí. Prato principal: Camarão salteado na cachaça de Morretes, gengibre e mel servido com tagliatelle de palmito pupunha ao molho bisque.

Restaurante Terra Nossa

Prato criado pelo chef Lênin Palhano para a edição de 2018 do Morretes Chef. Entrada: Camarão com palmito pupunha, limão rosa e ervilha torta. Prato principal: Peixe grelhado com iogurte fresco e cenoura, guarnecido com farofa de Morretes.

Restaurante Ponte Velha

Prato criado pelo chef Reinhard Pfeiffer para a edição de 2018 do Morretes Chef.  Entrada: Mandioca cremosa com maionese de salsinha. Prato principal: Moqueca de cogumelos e mignon de pupunha guarnecido com farofa de Morretes e talos, arroz cateto e chips de banana verde.

Sobre o Morretes Chef

Mais de 100 mil pessoas passaram pelos restaurantes nas duas edições anteriores do Morretes Chef, que contou com a participação de 22 chefs renomados. A edição 2019 trouxe mais de 19% de aumento de faturamento dos restaurantes, crescimento de vendas de passeios turísticos, venda de produtos de agrofloresta para restaurantes, reduzindo o impacto ambiental e promovendo o desenvolvimento sustentável da região. O evento tem patrocínio Master da Stella Artois e apoio da Paraná Turismo.

Serviço:

Morretes Chef 2020 – 3ª Edição

Até 30 de setembro

Vídeos, receitas e ingredientes (The Market): www.morreteschef.com.br

Para consumir nos restaurantes de Morretes: morretesdestinocerto.com.br.

 *Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Comentários