Planeta mais acessível: Maior indústria de produtos para acessibilidade do Brasil promove inclusão na APAE Piracaia

 

Setembro Verde convida a sociedade a refletir sobre os direitos das Pessoas com Deficiência. O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por movimentos sociais, em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social.

São Paulo, setembro de 2020: A pandemia do novo coronavírus colocou muitos brasileiros em isolamento social pela primeira vez na vida. Ter que passar mais tempo dentro de casa, sem circular pelas ruas, fazer suas atividades cotidianas e frequentar espaços de socialização pareceu insuportável para muitos.

Agora, imagine estar socialmente isolado por toda a vida, sem conseguir frequentar esses espaços. Essa é a realidade de muitas pessoas com deficiência. A falta de acessibilidade e, também, de consciência das próprias famílias, em muitos casos, mantém essas pessoas ainda mais isoladas da sociedade.

Em 6 de julho de 2015 é instituída a Lei Nº 13.146 de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

No Setembro Verde, mês de inclusão da pessoa com deficiência, a maior indústria fabricante de produtos para acessibilidade do Brasil, Planeta Acessível, levou à APAE Piracaia, SP, um pouco mais esperança, representado pela cor verde da ação. A empresa  realizou a manutenção dos pisos (que também foram instalados gratuitamente), substituiu a trilha de piso tátil do Setor Educacional, dando uma nova cor, fixou barras nas portas e no interior dos banheiros e instalou uma sirene na sala de higiene e troca de fraldas, com campainha para ser acionada pelos cuidadores em casos de emergência.

Para o CEO do Planeta Acessível, Marcelo Costa, tornar espaços de lazer acessíveis a todos os públicos é mais que uma simples obra, é respeitar os limites e diferenças. É preciso se adequar, pois o futuro tão esperado já está aqui. Além disso, o empresário, que prevê uma receita de R$ 22 milhões a partir de 2021, diz que 2% da renda arrecadada das vendas do elevador de piscina, lançamento na empresa, será destinada a projetos inclusivos.

Planeta Acessível

Sobre a Planeta Acessível: Localizada em Piracaia, a 80 km de são Paulo, é a maior indústria fabricante de produtos para acessibilidade do Brasil. Entre os produtos mais fabricados para construção civil, órgão públicos e residências estão a barra de apoio, piso tátil, placas de sinalização em braile e agora começam a produzir o elevador de piscina. Apoiam eventos e grandes feiras como Equipotel e Feicon, além de abraçar causas de inclusivas de responsabilidade social. A fábrica possui 70 funcionários prevê uma receita anual de R$ 22 milhões a partir de 2021.

   *Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves


Comentários