Meio Ambiente: 5 Anos do Rompimento da Barragem de Mariana /MG

Jornalista Cristina Serra cobriu a tragédia para a TV e também escreveu um livro-reportagem sobre o ocorrido

Prestes a completar 5 anos da tragédia que envolveu o rompimento da barragem de Mariana (MG), a jornalista e escritora Cristina Serra viveu o ocorrido em sua cobertura para o programa Fantástico da Rede Globo. Desde então ela se debruça sobre causas ambientais e, na iminência do aniversário da maior tragédia ambiental (no que tange ao impacto ambiental causado pelo derramamento de rejeitos), ela se dispõe a falar sobre essa catástrofe que, também documentou e transformou em livro.

 

Tragédia em Mariana – A história do maior desastre ambiental do Brasil revisita a história de descaso e, neste aniversário de cinco anos, alerta para a possiblidade de outras catástrofes (e que, infelizmente, foi visto em Brumadinho) como a que afetou o Rio Doce possam acontecer novamente, afinal, ao contrário do que se poderia esperar, o licenciamento ambiental se tornou ainda mais flexível. 

O livro ainda reconstitui minuciosamente os dias que se sucederam ao desastre. O esforço dos primeiros promotores de se criar uma Lava-Jato no setor ambiental e, finalmente, as manobras dos culpados para se livrar da responsabilidade criminal. Cristina Serra revela ainda a relação de parlamentares e políticos mineiros com o setor da mineração, quando ainda não havia restrições para o financiamento empresarial de campanhas eleitorais.

O rompimento da barragem de Fundão despejou 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério. Ao atingir o Rio Doce, a lama se espalhou por todo seu curso e através de sua bacia hidrográfica, o que representa 230 municípios atingidos dentro do estado de Minas Gerais. 

Sobre a autora:

Cristina Serra nasceu em Belém do Pará e formou-se em Jornalismo na Universidade Federal Fluminense.  Trabalhou nas redações dos jornais Resistência, Tribuna da Imprensa, Leia Livros, Jornal do Brasil, da revista Veja e da Rede Globo. Na TV, foi repórter de política em Brasília, correspondente em Nova York e comentarista do quadro “Meninas do Jô”, no Programa do Jô.

Em 2015, foi escalada para a cobertura do desastre em Mariana, pelo Fantástico. Ajudou ainda a fundar o canal digital My News e foi repórter especial do portal Metrópoles.

Escreveu os livros“Tragédia em Mariana: A história do maior desastre ambiental do Brasil” e

"Mata Atlântica e o mico-leão-dourado: Uma história de conservação" e atualmente é repórter freelancer de grandes veículos de imprensa nacionais e internacionais.

*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima

Comentários