A empatia, o sentimento que pode mudar o mundo.

Por Cláudia Zambrana


A empatia é o maior sentimento que podemos ter como seres humanos, além de ser a única forma de se construir um mundo melhor.

Durante toda a história, são perceptíveis as situações de egoísmo, machismo, bullying, preconceito, intolerância e julgamentos de todas as formas possíveis. Tais efeitos sociais negativos implantados quase que de forma subliminar nas consciências dos seres humanos, poderiam ser evitados com a prática da empatia no dia a dia das relações humanas.

Psicologicamente descrevendo a empatia, podemos defini-la como a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Infelizmente as pessoas não procuram entender que cada um tem sua historia e que não existe uma verdade absoluta.

Essa falta de empatia que cresce de forma acelerada na sociedade sem que as pessoas percebam, apenas faz surgir os crimes de ódio, as discussões nas redes sociais, os olhares preconceituosos e, lógico, os julgamentos precipitados.

Falta para as pessoas entenderem que não existe uma verdade absoluta, que todos possuem suas próprias verdades. E que muitas vezes aquilo que hoje você, por falta de empatia, acaba julgando, incriminando, é aquilo que você de forma natural pode vir a fazer um dia.

Antes de julgar, o certo é procurar vivenciar de forma objetiva e racional o que sente o outro, a fim de tentar compreender sentimentos e emoções, evitando assim julgamentos negativos e situações de egoísmo em relação ao outro.

A empatia pode ocorrer de diversas formas e relações. É um sentimento indispensável para melhorar as relações humanas e o convívio social.

Inclusive, a empatia é essencial para a compreensão de dificuldades das pessoas com quem se convive diariamente, ajudando a evitar conflitos, assim como no ambiente de trabalho, já que esse sentimento permite que a pessoa possa se colocar no lugar da outra.

Dessa forma, é plausível concluir que a empatia é um sentimento de compreensão, que poderá ser aplicado no dia a dia não somente com pessoas próximas, mas também com pessoas desconhecidas.

A empatia é a chave para o aperfeiçoamento da experiência humana, assim como para o crescimento de uma sociedade mais justa e solidária.

Portanto é algo que deveria ser analisado de forma subjetiva por cada pessoa. Afinal, será que você tem tido empatia pelo seu próximo? Ou será que você se tornou um julgador de atos alheios?

Se cada um fizesse a sua parte, com trabalhos voluntários, ajudando a quem precisa, doando-se um pouco em alguma situação e não olhando apenas para o seu próprio bem estar, poderíamos sim, ter um mundo melhor!

*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima

Comentários