Errar faz parte do recomeçar...


Errar faz parte do recomeçar...

O erro muitas vezes é visto como uma grande falha, pois somos propensos a querer sempre acertar ou estarmos sempre certos.

Geralmente o medo do risco nos impede de buscar a felicidade ou novos caminhos.

O receio acaba limitando nossos atos, por temermos as consequências da nossa tentativa. Nesses momentos surgem aqueles pensamentos que acabam sabotando muitas vezes algo extraordinário. E se eu errar? E se der errado? O que vou fazer? Eu não posso errar!

Vou te contar um segredo: errar faz parte do ser humano, é algo inerente à própria natureza humana.

Errar ao realizar alguma atividade, plano, meta, é normal, não se preocupe. E além da normalidade de errar, você poderá recomeçar, e dessa vez sabendo mais do que quando iniciou.

Ao nascer, não nascemos prontos, maduros ou uma verdadeira enciclopédia, daquelas que se vendia no passado de porta em porta. Não somos um aplicativo de perguntas e respostas, que basta digitar uma palavra que aparecerá inúmeras situações prontas para serem analisadas antes de serem usadas.

Afinal, não somos máquinas, não somos computadores. Somos apenas um ser humano, buscando na sua própria essência ser feliz.

Errar faz parte do amadurecimento. As experiências positivas e negativas sempre trarão algum ensinamento.

Na verdade, a vida é feita de tentativas. E devemos saber lidar com todos os resultados e não nos amedrontarmos ou recuarmos quando algo não sair como o planejado. Nesses momentos devemos arregaçar as mangas e buscar novos caminhos, sem medo de errar.

Infelizmente, esse temos do erro tem seu início na infância.

E o ato que a inicia ocorre de forma tão natural, que os adultos acabam não percebendo a gravidade. Afinal, cometeram um erro, só que sem perceber, ou melhor, sem admitir.

Por exemplo, quando a criança é repreendida por seus cuidadores por alguma tentativa que ela fez e deu errado.

O adequado seria o adulto amenizar a situação, demonstrando que basta a criança tentar novamente ou falar para a criança que é normal quando algo não ocorre como o esperado.

Afinal, não queremos adultos frustrados, e as palavras utilizadas na infância influenciam muito no ser humano que será formado.

Além disso, quando você repreende uma criança ao quebrar algo, ou simplesmente quando ela não consegue realizar alguma atividade que tentou fazer sozinha, você estará de forma indireta tornando seu filho inseguro, e isso é um passo para que ele, com medo de errar, não tente coisas novas em sua vida. E se torne uma pessoa infeliz.

Quando se comete um erro, e isso é normal, não se deve desistir ou sofrer de forma demasiada pelo que já aconteceu.

Devemos sim reconhecer e refletir. Verificar o que precisa ser mudado e simplesmente mudar.

Se olharmos o erro por outro ponto de vista, muitas vezes pode até ser produtivo. Se o usarmos para aprender a partir dele, e mudarmos nossa direção, nossos pensamentos, até a nossa própria forma de viver.

Prefiro acreditar que errar é humano e que nunca é tarde para mudar sua direção. Na vida o importante é ser feliz.

Então, vamos errar até acertar, mas vamos seguir em frente, não podemos é desistir com medo de errar.

 *Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima

 

Comentários