10 frases marcantes de Clarice Lispector

Clarice Lispector.

Clarice Lispector, para mim - e Leandro Karnal, o grande filósofo brasileiro dos nossos tempos -, foi a melhor escritora que já existiu em língua portuguesa. E talvez possamos envolver outras línguas, a língua do mundo. Eu a defino como a escritora que melhor soube expressar a vida, o mundo e os recônditos mais profundos dos sentimentos, a essência da alma. Clarice foi agraciada pelos Céus com um dom raro - o de ser uma escritora genial e única.

No di10 de dezembro de 2020, comemoramos os 100 anos de seu nascimento. Várias homenagens foram e aindestão sendo feitas, pena que prejudicadas pela epidemia de Covid.

Nascida Haia Lispector, em Tchetchelnik, aldeia da Ucrânia, era a terceira filha de um casal de judeus, o comerciante Pinkouss e Mania Lispectorna. ainda bebê, em 1922, veio para o Brasil com seus pais, fugindo, dizem, de um suposto antissemitismo, em voga na Europa. Tendo a perda precoce de sumãe, o pai foi sempre um incentivador de suas leituras e reflexões.

Seu livro de estreia foi escrito com tenros 22 anos, lançado em seus 23, o premiado romance Perto do coração selvagem (1943). Outros de seus livros mais aclamados foram A paixão segundo G.H. (1964) e A hora da estrela (1977). Ela se firmou como contista com as obras Laços de família (1960) e A legião estrangeira (1964), tendo escrito crônicas e literatura infantojuvenil, além de poesias.

Casada com um diplomata, viveu em diversos países, vida nobre que alegava não apreciar. Largou tudo, inclusive o casamento, com dois filhos pequenos, e veio se radicar no Recife. Sempre se considerou recifense, prosseguindo sua conturbada vida amorosa e pessoal – como a de todo(a) grande escritor(a).

Morreu cedo, pouco antes de completar 57 anos, por um câncer de ovário em estágio avançado, mas foi o suficiente para nos deixar vasto legado.

Sua escrita é incomparável e, hoje, aclamada internacionalmente ao lado de nomes como Virginia Woolf.

Pode-se dizer que as frases da mulher que tinha olhos de gato, como a definiram, a que tudo viu, são as mais famosas e compartilhadas na Internet brasileira hoje – muitas vezes erroneamente transcritas.

Ah, Clarice também chegou a pintar quadros, embora fosse formada em uma área bem diferente – Direito, pelo qual dizia ser apaixonada – e tenha trabalhado como jornalista e professora. Veja aqui o acervo do seu site.

Vamos dar uma olhada em 10 das mais conhecidas e belas citações de Clarice Lispector, presentes em seus livros?

1 Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever.

2 Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato…

Ou toca, ou não toca.

3 Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.

4 O pecado me atrai, o que é proibido me fascina.

5 Escrevo como se somam três algarismos. A matemática da existência.

6 Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.

7 Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma.

8 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece, como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.

9 E, antes de aprender a ser livre, tudo eu aguentava, só para não ser livre.

10 A vida, meu amor, é uma grande sedução onde tudo o que existe se seduz.


Clarice Lispector, com sua escrita e coragem, seduziu a quem quis!

Certamente, nunca será esquecida. Especialmente para aqueles que provaram suas obras feitas de alma pura, transparente, sensibilizada e ao mesmo tempo forte e sagaz.

 *Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima


Comentários