Como lidar com as emoções do adolescente?

 

Foto divulgação

Conseguir lidar com as emoções é algo desafiador até mesmo para os adultos.

Imagina então para os adolescentes?

Se para os adultos já é difícil conseguir equilibrar seus pensamentos e emoções, para os adolescentes, que na maioria das vezes ainda não encontraram seu papel na sociedade, parece ser praticamente impossível esse equilíbrio.

Na fase da adolescência lidar com as próprias emoções é algo desafiador, por se tratar de um momento de mudanças complexas na vida do jovem que acabou de sair da infância, mas que também não chegou à fase adulta.

Os adolescentes se encontram no meio termo da vida e sem saber muito sobre sua posição na sociedade, eles se sentem confusos, muitas vezes até injustiçados pela forma como vem a ser tratados pelos adultos.

Não conseguem compreender o motivo de serem considerados crianças em algumas situações, e em outras cobrados como adultos, que ainda não são.

E para esse mundo de dúvidas e incertezas existe uma explicação lógica na biologia humana:  o cérebro  do adolescente está em desenvolvimento.

E mesmo estando em desenvolvimento, a vida e o dia a dia dos adolescentes são estimulados por diversas fontes, desde a escola, amigos, como as redes sociais e a família, que já possui seus costumes e inclusive suas próprias expectativas a respeito daquele adulto em formação.

O que de certa forma dificulta para que ele consiga entrar em contato com seus próprios sentimentos.

O fato de os sentimentos serem intensos para um cérebro ainda em desenvolvimento, acaba tornando comum certas reações como: gritos, porta do quarto sendo fechada de forma brusca, choros descontrolados, angústia, e sentimentos de injustiça.

Portanto, é possível chegar à conclusão que é normal os sentimentos serem totalmente potencializados nessa faixa etária. Desde a raiva, como a decepção, ou até mesmo um amor. 

E nesses momentos o apoio dos pais, ao invés de críticas e castigos, é fundamental.

Os pais devem se lembrar que eles são adultos e já possuem controle de suas emoções (ou pelos menos deveriam ter), e que eles devem se manter no controle da situação para ajudar seus filhos nessa transição.

Devemos manter a calma e abstrair as palavras duras que possam ser ditas por parte do filho adolescente. Afinal, o papel dos pais é incentivar no filho a auto-observação, para que assim o adolescente possa conseguir entender o que está sentindo naquele momento.

Os pais devem também acolher o adolescente em suas emoções, fazendo-os entender que é normal a situação e que faz parte do crescimento. Inclusive, dizendo que está tudo bem ficar com raiva, decepcionado, frustrado.

Na verdade sentir algo como a raiva é normal, porque os sentimentos fazem parte do ser humano.

Outro fator importante é aprender a não julgar seu filho.

Em vez disso, você deve estimula-lo a se auto responsabilizar pelos seus atos. Por exemplo: Ao invés de falar “agora não adianta, já deu errado", fale "o que você pode fazer para que isso não ocorra novamente?".

Não existe um passo a passo para estar ao lado do seu filho, mas existe uma forma de você se aproximar dele nessa fase tão importante de formação.

E essa forma é justamente você se manter presente e demonstrar que caso ele precise você estará ali, mas que você irá respeitar os sentimentos e os momentos em que ele precisar ficar sozinho.

A adolescência é uma montanha russa de emoções e todos já passamos por ela.

O que podemos fazer como pais é estar ao lado e segurar as mãos das nossas eternas crianças, para facilitar essa transição.

*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima

Comentários