Cuidar de você mesma

  


É sempre importante cuidar da sua aparência para manter a saúde e autoestima
~

Beleza não põe mesa, é claro que você já ouviu esse ditado. E não deixa de ser verdade: apenas beleza não basta, até porque o tempo leva, por mais que você tente impedi-lo com procedimentos estéticos. Mas, para manter a autoestima e a saúde do corpo e da mente, cuidar da aparência significa muito. São pequenos detalhes, um dia de cada vez, conforme seus gostos e necessidades.

Mas espera, eu falei em beleza? E o que quer dizer beleza? Não estou falando em tentar se igualar ou se inspirar no padrão das revistas de moda. Por mais clichê que seja, cada pessoa tem a sua beleza. E seu estilo, e seus desejos, e suas preferências. Se quiser seguir as tendências da moda, siga, adaptando-as a você, se possível; se não quiser, apenas seja você como tem sido sempre. 

E que tal tentar coisas novas? Um novo corte de cabelo, uma nova cor de cabelo, um novo batom, um novo estilo - que faça você se sentir confortável e sensual. Uma nova cor de unha. Um novo tipo de sapato. Novas cores - ou novas peças de roupa, para quem, por exemplo, usa só preto. É um jeito de ser.

Beleza não põe mesa, mas amor-próprio começa com cuidar de você mesma, e isso inclui sua aparência. Não estou dizendo que você tem que ser magrinha, modelo, como já destaquei antes. Estou falando em resgatar a beleza que há em você, só em você, porque você é uma pessoa única. E se olhar no espelho, e ver que está tentando ser a melhor versão de si mesma(o) não tem preço. Cosméticos. Penteados. E adereços, novos looks. É claro que você pode se inspirar em outras pessoas, por exemplo nas celebridades, elas podem dar boas dicas a você, mas nunca se esqueça de que você é você.

Você se depila com frequência? Faz as unhas? Corta o cabelo? Compra roupas e sapatos? Ginástica (previne uma série de doenças e dá mais energia ao seu corpo, além da estética)? Não importa sua renda, ainda mais nesses tempos difíceis, você dá um jeito. Pode aprender muitos cuidados caseiros e baratos para a pele, fazer as unhas, pintar o cabelo - embora o ideal seja um profissional, ou você convida uma amiga que entende do negócio para ajudá-la. Cuide do seu corpo, você mora nele, certamente os outros notarão a diferença. O exterior reflete o interior. E é aí que entra o tópico...

Cuide do seu interior




Não basta cuidar do exterior. Somos corpo e coração, corpo e mente. Cuidar de si mesma(o) é cuidar do seu interior: ter momentos de lazer, esforçar-se para cultivar relacionamentos saudáveis, expurgar os tóxicos, se necessário procurar ajuda de profissionais, investir em você.

Você consegue todo dia arrumar um tempo para fazer o que mais gosta? Você consegue, é só querer. Filhos, marido, trabalho, nada impedirá se você organizar seu tempo. Faça uma agenda. Utilize da melhor forma o bem mais precioso que temos, o próprio tempo. Passa rápido. 

E quer um conselho, dos bons? Conviva bem com você mesma. Solidão é a dor da ausência, mas solitude é a virtude ou a glória da ausência, é investir no tempo só, cuidar-se, descansar e se curtir nesses momentos de você apenas com você. Pense: você vai ser a única pessoa a conviver com si mesma(o) até o fim, então tenha uma boa relação com a sua pessoa. Ela pode e deve ser desenvolvida. Tente novas coisas, novos hobbies, e cuidar de si mesma pode ser um ou alguns deles.

Cuidar do seu corpo e da sua mente é amor-próprio puro e simples. Não se compare tanto, eu sei que é difícil. Seja mais seletiva(o), afaste-se do que faz mal a você, seja no exterior ou interior. Descubra quem você é, conheça-se, reconheça-se, reivente-se e seja feliz. 

Quero indicar a você o projeto Malalas, em homenagem a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai. É um projeto do qual participo, e não fazemos qualquer apologia a religião ou política, mas falamos do universo feminino: notícias, denúncias, depoimentos e dicas de saúde e beleza. Por exemplo, que tal aprender sobre a técnica da moda, alongamento de cílios? Já pensou em ter um olhar naturalmente mais atraente e sedutor? Sobre lazer, e cuidar do seu tempo livre para relaxar, que tal nossas dicas de cultura?

Em tempos de pandemia, distanciamento, medo, tristeza e desânimo, cuide-se. Mesmo sem vontade, no início, cuidar-se é para se aprender. Tudo o que você faz com frequência se torna um hábito, como disse o grande escritor Oscar Wilde.

Tenha o hábito de se amar e transmitir esse amor e essa energia boa ao seu redor, ainda que não seja retribuída(o) de imediato: o que é bom contagia. E volta para você.  

*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima


 

Comentários