O medo que nos rodeia


Olá, leitora (leitor)! 

É inevitável falar no grande acontecimento mundial, a epidemia de Covid: o vírus não para de sofrer mutações, há uma "guerra de vacinas", nem os médicos explicam o comportamento desse ente inédito, celebridades estão morrendo, jovens e saudáveis, não há leitos e respiradores suficientes no Brasil e em outros lugares do mundo, anuncia-se variação do vírus na Dinamarca que é resistente a todas as vacinas e parentes do vírus em morcegos na Ásia. 

Isso sem falar nos problemas de ordem social: isolamento, que gera problemas psicológicos e comportamentos de autodestruição, descumprimento de medidas de proteção, aglomerações... Só para começar.

Estamos com medo. O medo nos rodeia. Se você não está ansioso, preocupado, se nada mudou na sua vida e na sua mente, então eu a(o) parabenizo por não pertencer a esse planeta, ou pela capacidade de autonegação. 

É totalmente pertinente que nos sintamos inseguros, vulneráveis, desanimados, tristes - quantos de nós perderam pessoas queridas para o vírus chinês? Há acusações bem fundamentadas de que o vírus foi fabricado - ou manipulado - em laboratório chinês, o mais famoso, um artigo detalhado de uma virologista chinesa que teve de fugir do seu país; Trump retirou os Estados Unidos da Organização Mundial de Saúde (OMS) alegando ter provas, não indícios, de que é vírus de laboratório chinês. Se isso é verdade, estamos em uma guerra biológica sem precedentes.

Seria a III Guerra Mundial?

Fato que a economia da China decolou, enquanto as outras sofreram colapso. Não seria mera "teoria da conspiração" sem  cabimento pensar em uma "jogada política" dos chineses comunistas, os maiores genocidas da História. 

Mas o que eu gostaria de falar aqui não é para assustar, embora haja motivos para isso e não devamos fugir da realidade: é que precisamos, em primeiro lugar, tomar todos os cuidados prescritos diante da possibilidade de contaminação, protegendo a nós mesmos e aos que amamos. Não desistir dos nossos sonhos. Das pessoas de quem gostamos. Dos nossos planos - nem que tenham de ser adiados. Não desistir de nós mesmos. 

O mundo não é mais o mesmo após o Covid, e jamais será. Acredito que haverá melhorias na prevenção e no tratamento de doenças e na organização social, além de maior conscientização das pessoas e, para quem está aberto a aprender, mais humanização.

Você está rodeada(o) pelo medo? Não está sozinha(o)! Vamos dar as mãos, mesmo de longe, eu aqui e você ali, e ter fé de que tudo vai ficar bem! A vida é cair e levantar, ajudar o outro a se erguer, se reinventar, mudar, crescer!

Aproveite para investir em autoconhecimento, para olhar mais para seus semelhantes, para cuidar da sua saúde, dar valor à sua vida.

E lembre-se: como disse Mark Twain, coragem é resistência ao medo. É enfrentar o mundo. Enfrentar-se. Crescer! 

Boa semana!


*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima


Comentários