Sabor de infância: bolo de coco vegano e sem açúcar

A receita é do chef Thiago Medeiros para o cardápio plant-based da Cake By Yu

Se você não resiste a um delicioso bolo gelado e molhadinho de coco, essa receita é para você. A Cake By Yu, Ateliê de Bolos e Doces na Vila Mariana, acaba de lançar o cardápio Brasilidades com sobremesas plant-based criadas por Thiago Medeiros. O Bolo Gelado de Coco com Cumaru é uma releitura do tradicional que está no cardápio levando cumaru - uma fava adocicada e aromática nativa da região amazônica, que podemos chamar de baunilha brasileira. A base deste tesouro nacional tem o coco como destaque, com leite, fibra, ralado fresco e seco e o óleo da fruta.Super saboroso, o bolo bem molhadinho, perfumado e ainda sem açúcar. Vamos à receita? Vamos à receita?



Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de castanha de caju;
  • 1 xícara de fibra de coco (resíduo do leite de coco);
  • 1 xícara de coco ralado fresco;
  • ½ xícara de coco ralado seco;
  • ¼ xícara de farinha de coco;
  • 1 xícara de leite de coco caseiro;
  • ¼ xícara de óleo de coco;
  • ¾ xícara de xylitol;
  • 1 colher de sopa de fermento químico;
  • 1 colher de café de cumaru ralado.

Modo de preparo:

Primeiro, comece por fazer seu próprio leite de coco e lembre-se de reservar a fibra residual. Então, em uma tigela, combine a farinha de castanha de caju, essa fibra de coco, metade do coco ralado fresco, o coco ralado seco, a farinha de coco e o xylitol. Mexa com ajuda de uma espátula para todos os ingredientes secos se misturarem.

Combine o leite de coco com o óleo de coco e o cumaru ralado, e então, acrescente os líquidos aos secos. Mexa para incorporar e por último adicione o fermento.

Leve ao forno pré-aquecido a 180° por 40 minutos ou até que esteja totalmente assado. Retire do forno e deixe esfriar. Cuidadosamente, cubra o bolo com a segunda metade do coco ralado fresco. Leve para a geladeira por pelo menos 4 horas e então sirva.

As sobremesas do cardápio podem ser pedidas pelo e-mail contato@cakebyyu.com.br ou pelo telefone no (11) 94873-2537. É possível ver o catálogo completo clicando aqui. A Cake By Yu também está disponível em aplicativos delivery como o Ifood.

Sobre Cake By Yu:

Com o objetivo de criar um bolo único em cada momento especial a Yukari Carolina criou a Cake By Yu. O negócio cresceu e a ele se somou Fábio Bibiano com a sua paixão pela produção de bolos e Gabriel Barreiros, empreendedor e apaixonado por tecnologia. Os três amigos e sócios estão unindo o conhecimento no mundo das festas com o talento na cozinha e a dedicação nos negócios para expandir a confeitaria, que em 2015 ganhou o Prêmio Top Qualidade Brasil e esteve entre os 100 Melhores do Ano na Gastronomia no prêmio ABRAHM. 

De olho no futuro, a Cake by Yu foca em diversidade, sustentabilidade, tecnologia e ingredientes saudáveis para se firmar como uma marca responsável e conectada aos novos tempos. A profissionalização acontece sem perder o essencial: a artesanalidade do processo. Nossos bolos continuam sendo batidos a mão e pensados especialmente para cada cliente.  


 *Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alve

 

Comentários