Entrevista com Elessandra Marisa Ferrari Gazola, coautora da antologia (e-book) PENSO, LOGO ESCREVO da Revista Projeto AutoEstima

Elessandra é professora de Educação Infantil, Pedagoga, Psicopedagoga, Pós-graduanda em gestão Escolar. É extremamente emotiva e tem procurado adestrar o olhar para as dádivas do cotidiano, buscando assim inspiração para seus escritos. A arte de ser educadora com certeza contribuiu muito para aflorar a poesia, pois os pequenos transbordam autenticidade, beleza e cumplicidade, temperos que busca para suas criações.

ENTREVISTA:

Revista Projeto AutoEstima: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Elessandra Marisa Ferrari Gazola: Na escola, na faculdade sempre tive facilidade para registrar os trabalhos ou entregar um relato, era sempre eu que escrevia, me oferecia, pois, tinha prazer em organizar as ideias e pensamentos. Com o passar do tempo, como educadora e mãe fui armazenando momentos, palavras e frases que significavam muito para mim e comecei a ter coragem de escrever e tornar público o que sentia. Especialmente o ano de 2020, foram se tornando mais frequentes a produção de textos, poesias, contos e histórias infantis. Iniciei então a procura por meios de torná-los públicos, através de seleções literárias. Estou, no momento, planejando o lançamento de um livro infantil “É uma bruxa?”, Será que é uma bruxa? Ou uma fada? Também um trabalho que representa minhas buscas interiores, apesar de ser direcionado ao público infantil, rende uma boa reflexão para nós adultos.

Revista Projeto AutoEstima: Você participou da antologia (e-book) "Penso, Logo Escrevo" da Revista Projeto AutoEstima. Poderia comentar?

Elessandra Marisa Ferrari Gazola: O e-book “Penso, Logo Escrevo” foi muito sugestivo para mim, na verdade me define, pois como já citei, meus escritos se baseiam em fatos reais, em reações e descobertas que a vida traz de presente. Penso sobre a vida e nela e por ela escrevo; a inspiração vem desde um pôr-do-sol até roupas balançando ao vento em um varal, tudo reage, tudo modifica, tudo nos toca.

Revista Projeto AutoEstima: Conte mais sobre a sua experiência em participar desta antologia.  

Elessandra Marisa Ferrari Gazola: Para a seleção desta antologia enviei uma poesia e um conto. Ambos refletem o tema da existência, do pensar e agir. O conto Sombras, em especial, retrata este existir, um viver que não faz sentido para o outro mas para si mesmo, pois para outros somos apenas sombras...Acima de tudo é muito bom ter um canal que oportuniza a divulgação dos escritos, mesmo sabendo que tenho muito a crescer e aprender neste universo literário, me sinto incentivada a continuar.

Revista Projeto AutoEstima: Poderia destacar um trecho do seu texto desta antologia especialmente para os nossos leitores? 

Elessandra Marisa Ferrari Gazola: “...Atrás de cada sombra existe alguém que sonha, que sofre, se alegra. Pessoas não são apenas contornos...”

Gosto muito desta parte em especial, somos seres cheios de tantas coisas, boas ou ruins e ambas merecem nossa atenção, as boas para serem espalhadas e as ruins podem ser melhoradas.

Revista Projeto AutoEstima: Quais dicas daria aos autores que desejam participar de concursos literários?

Elessandra Marisa Ferrari Gazola: Acreditar no que se escreve, buscar no coração a sua verdade para construir os escritos. Buscar alimentar-se com outras produções mas identificar seu próprio estilo, sem comparações desanimadoras. Mesmo que não for selecionado, tentar novamente, pois se isso acontecer não significa que seu trabalho não tenha valor, da mesma forma que existem inúmeros autores, existem gostos e olhares diferentes.

Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deverá proceder para saber mais sobre você e o seu trabalho literário?

Elessandra Marisa Ferrari Gazola: Algumas de minhas poesias estão publicadas em antologias organizadas pela Revista Projeto AutoEstima ( e-book Poemas e café e a atual Penso, Logo Escrevo). Também alguns trabalhos estão publicados Revista Conexão Literatura (e-book antologias Poesias ao vento II, Poesias ao Luar, Legado de Florbela Espanca).  Outros trabalhos estão sendo analisados por editoras, pois como disse as seleções de escritos são incentivadores para nós iniciantes.

Contatos: https://:ww.facebook.com/elessandra.ferrarigazola.3

https://www.instagram.com/leferrarigazola 

Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta?

Elessandra Marisa Ferrari Gazola: Sim, como já citei, o lançamento de um livro infantil, alguns trabalhos enviados para editoras e aguardando resposta sobre as seleções. Tenho outras histórias já escritas aguardando o momento oportuno financeiro ou de interesse de editoras para serem idealizadas. No mais, vou observando, sentindo e escrevendo, coletando e produzindo o que minha alma me diz, para um dia publicar uma coletânea de sentimentos.

Perguntas rápidas:

Um livro: A semente da verdade (conto folclórico Oriental) / A paixão de conhecer o mundo (Madalena Freire)

Um (a) autor (a):  Cora Coralina

Um ator ou atriz: Charles Chaplin

Um filme: A noviça rebelde

Uma recordação em especial: Éramos em 5 irmãos, minha irmã mais velha nos contava histórias à noite, eram contos, cada noite era diferente, era um momento muito esperado e mágico, lembro com saudade até hoje, era um livro grosso, sem capa, com folhas meio soltas. Era um tesouro!

Revista Projeto AutoEstima: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Elessandra Marisa Ferrari Gazola: Em primeiro lugar gostaria de agradecer a Deus que me concedeu a vida, minha família e meus pais. Desejo que a revista AutoEstima continue com muito sucesso este trabalho que abre sonhos para escritores que buscam mostrar suas produções. Em um país que ainda trilha o caminho de valorização literária, acredito que canais como este da revista favorecem e oferecem boas leituras.

Participando das antologias percebi o quanto tenho a avançar, compartilhando a proposta com outros autores, vi a riqueza que brota de cada ser humano.

Gratidão!


Antologia em andamento "PENSO, LOGO ESCREVO" clique aqui

Para saber como participar das nossas antologias clique aqui


*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Facebook: Projeto AutoEstima: www.facebook.com/projetoautoestima

Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima  

Comentários