Entrevista com Maria Eduarda Ferrari Gazola, coautora da antologia (e-book) PENSO, LOGO ESCREVO da Revista Projeto AutoEstima

Maria Eduarda é uma estudante que está cursando a faculdade de Farmácia; tem o sonho de fazer um intercâmbio e de ter uma biblioteca como a de A Bela e a Fera. Romances clichês, livros, música, super-heróis e poesia, fazem parte de seu dia a dia e de seus devaneios.

ENTREVISTA:

Revista Projeto AutoEstima: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Maria Eduarda Ferrari Gazola: Quando tinha 7 anos, minha tia era proprietária de uma livraria que ficava próxima à casa de minha avó, sempre dava uma escapadinha para a livraria e ficava a tarde toda lendo gibis, sentada num banquinho que tinha no cantinho da loja. Aos 8 anos comecei a escrever alguns poemas e continuo até hoje. Passando o tempo,  comecei a ler os livros que a escola solicitava, mas não era um sacrifício pra mim, era algo que eu gostava de fazer; por volta dos 14 anos recebi, de uma amiga, a indicação de uma série de livros e a partir disso comecei a ler e não parei mais: livros de fantasia, romances clichês, mistérios, mitologia grega, clássicos da literatura e muitos outros. Na escola adorava as aulas de literatura, era algo que me encantava: Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, João Guimarães Rosa, etc. Atualmente não consigo me imaginar sem um livro ao meu lado.

Revista Projeto AutoEstima: Você participou da antologia (e-book) "Penso, Logo Escrevo" da Revista Projeto AutoEstima. Poderia comentar?

 Maria Eduarda Ferrari Gazola: No dia que iria mandar o poema para a antologia era comemorado o dia internacional da mulher, eu queria escrever um novo poema ao invés de buscar em meu acervo pessoal, o tema que escolhi foi  sobre a mulher, queria mostrar que muitas vezes o que ela sente não é possível enxergar e que ela é muito mais do que o mundo fala, que a mulher é forte e é uma guerreira.

Revista Projeto AutoEstima: Conte mais sobre a sua experiência em participar desta antologia.  

Maria Eduarda Ferrari Gazola: Desde os 8 anos escrevia poemas, atualmente tenho 18 anos e eu nunca publiquei algum poema em nenhum lugar, sempre deixava eles em meu caderno, meus pais liam, mas nunca passou disso. Poder mostra meu trabalho e ter um livro cheio de poesias onde uma delas é a minha, é algo que realmente me deixou muito feliz.

Revista Projeto AutoEstima: Poderia destacar um trecho do seu texto desta antologia especialmente para os nossos leitores? 

Maria Eduarda Ferrari Gazola: “ Mulher, feita de flores e espinhos/ Feita de lágrimas e de coragem/ Nos seus olhos carrega brilho e dureza/ Guerreira por inteira tem determinação” . Escolhi esse trecho pois nele tentei descrever o contraste que é a mulher e sua luta diária: embora muitas vezes queira desabar ela é forte e enfrenta seus problemas.

Revista Projeto AutoEstima: Quais dicas daria aos autores que desejam participar de concursos literários?

Maria Eduarda Ferrari Gazola: Que tentem. Sonhar é uma coisa maravilhosa e se nunca tentarem nunca irão saber o que poderia ter acontecido. Deixo aqui duas frases de livros que li e que com certeza nos motiva a nos arriscarmos: “O mundo será salvo e refeito pelos sonhadores” (Saga Trono de Vidro, Império de Tempestades-Sarah J. Maas); “ Você não pode evitar novos desafios ou esconder-se do amor porque talvez não esteja aqui para realizar seus sonhos. No fim terá tantos arrependimentos” (Saga Os Bridgertons, O Visconde que me amava- Julia Quinn).

Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deverá proceder para saber mais sobre você e o seu trabalho literário?

Maria Eduarda Ferrari Gazola: Tenho o Instagram: mariaeduardaferraigazola e o Gmail: mariaeduardaferrraigazola@gmail.com; mas tenho em mente criar em breve uma conta no Instagram apenas para postar meus trabalhos literários.

Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta?

Maria Eduarda Ferrari Gazola: Estou constantemente escrevendo poemas, além disso tenho em andamento um conto de suspense.

Perguntas rápidas:

Um livro: Amor e Gelato

Um (a) autor (a): Agatha Christie  

Um ator ou atriz: Gal Gadot

Um filme: Vingadores Ultimato

Uma recordação em especial: As tardes em que ficava na livraria com minha tia lendo, não saia de lá até que minha mãe fosse me chamar ou me arrastar...

Revista Projeto AutoEstima: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Maria Eduarda Ferrari Gazola: Eu apenas gostaria agradecer a Revista Projeto AutoEstima pela oportunidade de participar dessa entrevista e deixar mais uma frase que nos mostra que um livro pode ser muitas vezes a melhor companhia que podemos ter: (Sobre os livros) “Me dera a companhia silenciosa e constante daquelas personagens, os quais não existiam e jamais existiram, mas, de alguma forma, me faziam sentir menos… sozinha.” ( Saga Corte de Espinhos e Rosas- Sarah J. Maas)

 

Antologia em andamento "PENSO, LOGO ESCREVO" clique aqui

Para saber como participar das nossas antologias clique aqui


*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Facebook: Projeto AutoEstima: www.facebook.com/projetoautoestima

Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima  

Comentários

  1. Parabéns menina, por este dinamismo, versatilidade, paixão e sensibilidade. És a guerreira que o mundo precisa. Admiração!
    Obrigada, por vc existir!
    Xeros e abraços virtuais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário