Entrevista com o português Augusto Filipe Gonçalves, coautor da antologia (e-book) PENSO, LOGO ESCREVO da Revista Projeto AutoEstima.

 Augusto Filipe Gonçalves, natural e residente em Penafiel (Portugal).

Tenho 36 anos, sou jurista, licenciado em direito e mestre em ciências jurídicas, internacionais e europeias pela Universidade Lusíada do Porto.

Comecei a minha carreira literária ao participar como co-autor na Antologia de Poesia Livre Liberdade, seguindo-se a Antologia de Poesia Portuguesa Entre o Sono e o Sonho.

A 2 de Novembro de 2019 lancei o meu primeiro livro intitulado Sofia, A Visão Poética Filosófica.

Desde aí tenho participado e sido premiado em diversos concursos a nível nacional e internacional e na vossa mui nobre Revista Projeto Auto Estima .

ENTREVISTA:

Revista Projeto AutoEstima: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Augusto Filipe Gonçalves: Eu fui sempre uma pessoa apreciadora de poesia, porém, com vergonha em assumir tal gosto literário, em virtude de ser muito específico.

Estavamos no ano de 2019 e vi na internet que a editora Chiado estava a criar uma antologia sobre a Liberdade e, resolvi concorrer.

Passado uns tempo recebi um e-mail a dizer que o meu texto fora selecionado para integrar a Antologia de Poesia Livre Liberdade. Fiquei imensamente feliz. Afinal, o meu talento estava a ser reconhecido. Entretanto comecei a ficar mais atento, e ganhei o «bichinho» dos concursos literários, que me acompanha até hoje.

Revista Projeto AutoEstima: Você participou da antologia (e-book) "Penso, Logo Escrevo" da Revista Projeto AutoEstima. Poderia comentar?

Augusto Filipe Gonçalves: É um orgulho enorme, poder participar e ser reconhecido fora de portas, e ver que o meu gosto se torna talento, pois vejo que é apreciado por um número considerável de pessoas.

Revista Projeto AutoEstima: Conte mais sobre a sua experiência em participar desta antologia.  

Augusto Filipe Gonçalves: É uma experiencia para mim muito especial. Sempre me aventurei na escrita poética. Porém, penso ter chegado o momento de também abraçar a prosa e comecei pela variante do conto, o que me deixou bastante feliz, em perceber que a minha versatilidade literária está em crescimento. Afinal, sendo enquanto humano um ser inacabado, o crescimento é algo que me acompanhará constantemente, pois apesar de nunca poder saber tudo, tenho sempre mais vontade de culmatar as minhas lacunas.

Revista Projeto AutoEstima: Poderia destacar um trecho do seu texto desta antologia especialmente para os nossos leitores? 

Augusto Filipe Gonçalves: Era uma vez uma rapariga chamada Sara que gostava muito de jogar futebol. Porém, todos a olhavam com alguma estranheza, pois normalmente, quem gosta de futebol são os rapazes.

Revista Projeto AutoEstima: Quais dicas daria aos autores que desejam participar de concursos literários?

Augusto Filipe Gonçalves: Digo que se atrevam, arrisquem, sem medo, pois se têm textos  sejam em poesia ou prosa, quando guardados numa gaveta, sua imensidão fica reprimida e oprimida, quando o talento, seja em que área for, é para ser publicitado.

Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deverá proceder para saber mais sobre você e o seu trabalho literário?

Augusto Filipe Gonçalves: O leitor que estiver interessado na minha obra, pode sempre seguir a minha página Augusto Filipe Gonçalves – autor, na qual têm uma série de poemas da minha autoria, de forma a que conheçam um pouco de mim.

Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta?

Augusto Filipe Gonçalves: Relativamente a novos projetos, posso adiantar que já tenho um novo trabalho literário em mente, o qual ainda não se materializou em virtude da COVID-19, que de uma forma ou de outra, com maior ou menor intensidade, afetou a todos de modo transversal e não pelos melhores motivos.

Perguntas rápidas:

Um livro: Sociedade do Cansaso

Um (a) autor (a):  Byung Chul Han

Um ator ou atriz: Jackie Chan

Um filme: Mamma Mia

Uma recordação em especial: Tempos do Externato

Revista Projeto AutoEstima: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Augusto Filipe Gonçalves: Quero agradecer esta entrevista de modo escrito, que a vossa distinta revista proporcia aos autores, de forma a conhecer um pouco melhor sobre os mesmos.

Um bem haja à vossa iniciativa, que enquanto autor, me sinto encarinhado.


Antologia em andamento "PENSO, LOGO ESCREVO" clique aqui

Para saber como participar das nossas antologias clique aqui


*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Facebook: Projeto AutoEstima: www.facebook.com/projetoautoestima

Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima 

Comentários