Entrevista com Saul Cabral Gomes Júnior, coautor do "CONCURSO LITERÁRIO DE POEMAS" da Revista Projeto AutoEstima

Saul Cabral Gomes Júnior nasceu em Belém (PA), no dia 21 de maio de 1980; reside em São Paulo desde março de 2002. Graduou-se em Letras (Licenciatura em Português e Inglês) pela Universidade da Amazônia (2001). Em 1998, obteve o 4º lugar no Concurso Nacional de Contos “Cidade de Araçatuba”. A produção do ensaio O romance regionalista: do panorama ao perfil lhe valeu o prêmio “Carlos Nascimento”, concedido pela Academia Paraense de Letras em 2002. Dois anos depois, teve uma poesia classificada no VIII Prêmio Escriba de Poesia. Em 2020, obteve o 11° lugar no Concurso Literário de Poemas da Revista Projeto Autoestima e o 1° lugar no Concurso Poético “Tendência”.

ENTREVISTA:

Revista Projeto AutoEstima: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Saul Cabral Gomes Júnior: Aos 15 anos, escrevi meus primeiros poemas e contos. Quando estava cursando Letras, aos 18 anos, obtive o quarto lugar no Concurso Nacional de Contos “Cidade de Araçatuba”. Estimulado por essa obtenção primordial, passei a escrever regularmente poemas e contos. Nos últimos anos, tornei-me um observador atento das páginas que divulgam concursos literários, que são uma excelente oportunidade para quem deseja ver seus textos publicados.   

Revista Projeto AutoEstima: Você participou do "Concurso Literário de Poemas" da Revista Projeto AutoEstima. Poderia comentar?

Saul Cabral Gomes Júnior: Nesse Concurso da Revista Projeto AutoEstima, para mim, o principal atrativo foi o tema: “autoestima”. Achei desafiador escrever sobre autoestima numa época em que há padrões estéticos tão rigidamente estabelecidos e tão arraigados no ideário coletivo.

Revista Projeto AutoEstima: Conte mais sobre a sua experiência em participar do concurso literário de poemas?  

Saul Cabral Gomes Júnior: Quando me defrontei com esse tema desafiador, decidi: vou escrever um poema sobre a autoestima feminina (na minha visão, a rigidez contemporânea dos padrões estéticos atinge mais incisivamente a autoestima das mulheres). Para escrever esse poema, tive que me dedicar a um exercício de alteridade: me colocar no lugar das mulheres e me indignar – juntamente com elas – contra a preponderância de padrões que tentam uniformizar a coisa mais diversificada que existe: a Beleza. Fiquei MUITO feliz por ter sido um dos autores selecionados para este concurso de poemas em questão. Para mim, isso foi um indicativo de que o meu exercício de alteridade havia sido bem-sucedido.    

Revista Projeto AutoEstima: Poderia destacar um trecho do seu texto deste concurso especialmente para os nossos leitores? 

Saul Cabral Gomes Júnior: Sim! Destaco o seguinte trecho: Quero mais do que caminhar tranquilamente no jardim dos preconceitos / Quero que meus olhos de cigana perfurem a crosta das convenções inúteis / Quero que o sol que há em mim derreta os estereótipos de cera / Quero tragar a liberdade das borboletas, essas pequenas mulheres que aprenderam a voar” (Canção da moça que se descobriu bela). Creio que, nesse fragmento, sintetiza-se a mensagem que procurei transmitir às mulheres por meio desse poema: exerçam a liberdade de ser quem são; não se deixem orientar por preconceitos inúteis e não se deixem aprisionar em estereótipos ultrapassados.

Revista Projeto AutoEstima: Quais dicas daria aos autores que desejam participar de concursos literários?

Saul Cabral Gomes Júnior: NÃO DESISTAM; persistam; insistam. Há concursos para todos os gostos literários: se o seu texto não agradou a comissão julgadora de determinado concurso, poderá agradar a comissão de outro concurso. Há comissões que prezam determinado tipo de texto; há comissões que dão preferência a outros tipos de produção literária. Um dia, ocorrerá o almejado encontro entre o texto no qual você empregou seu talento e a comissão que deseja lê-lo.

Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deverá proceder para saber mais sobre você e o seu trabalho literário?

Saul Cabral Gomes Júnior: Um meio que utilizo com bastante frequência, para divulgar meus textos, é o Facebook: https://facebook.com/saul.gomes.374. É a rede social que possibilita saber mais sobre mim e sobre o que eu escrevo.  

Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta?

Saul Cabral Gomes Júnior: Sim! Tenho dois projetos de romance e cinco esboços de conto. As narrativas me tomam bastante tempo. Para mim, a construção dos personagens é um processo simultaneamente minucioso e prazeroso.

Perguntas rápidas:

Um livro: Memórias póstumas de Brás Cubas

Um (a) autor (a): Guimarães Rosa

Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro

Um filme: “O carteiro e o poeta”

Uma recordação em especial: os nascimentos de minhas filhas: Maria Cecília (que completará três anos no dia 19 de junho) e Isadora (nascida em 17 de dezembro do ano passado).

Revista Projeto AutoEstima: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Saul Cabral Gomes Júnior: Quero agradecer à Revista Projeto AutoEstima a realização desta entrevista e a concretização de sonhos por meio de suas antologias.


Para fazer o download do "CONCURSO LITERÁRIO DE POEMAS" clique aqui

Para saber como participar das nossas antologias clique aqui


 *Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Facebook: Projeto AutoEstima: www.facebook.com/projetoautoestima

Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima 

Comentários

Postar um comentário