Conheça o guia de máscaras contra o novo Covid


Fonte: Divulgação.

Tecido, N95, PFF2... saiba quais são as melhores máscaras para se proteger

Estamos enfrentando a Segunda Onda de Covid - mais mortal e contagiosa que a primeira. O pior é que o Brasil, neste momento, é o epicentro do mundo em termos de Sars-Cov2: são UTIs e hospitais em colapso, o Sistema de Saúde Pública e até o sistema privado totalmente saturados, pessoas morrendo na fila de espera por atendimento massivamente, medidas de proteção extremas adotadas pela maioria dos Estados, a avidez por mais vacinas e vacinação, crise política, medo e terror... 

São várias as novas cepas de Covid, e a mais agressiva está no Brasil: vem de Manaus, onde "dizimou" a população, com estruturas de atendimento precárias, insuficientes; noticia-se que já circula em grande quantidade por São Paulo - que entrou em calamidade pública. O campeonato paulista foi cancelado - no Brasil, quando se mexe em futebol, a coisa está feia mesmo... 

Por outro lado, a maioria dos supermercados brasileiros está comercializando somente itens essenciais, incluindo bebidas alcoólicas. Serviços não essenciais não estão operando temporariamente, e o lockdown - ordem de "recolher" - teve de ser adotado em várias cidades, não apenas no Brasil. 

Faz mais de um ano que estamos enfrentando esse ente patológico devastador chamado Covid. Quem imaginaria?  

A epidemia de Covid encerrou definitivamente o século XX. 

Resta-nos adotar ao máximo medidas de proteção indicadas, como evitar aglomerações, procurar ficar em casa o máximo possível, cuidar da imunidade, usar álcool-gel, água e sabão e as inevitáveis máscaras. 

Máscaras: o novo item básico da "moda" que salva vidas

Elas adquiriram várias estampas, cores, formatos e materiais: as máscaras se tornaram um item básico do vestuário contemporâneo, em meio à pandemia de Covid. Mas "enfeitar" é a menor das suas utilidades, visto que é necessário saber quais são as melhores máscaras para proteção contra o coronavírus, como manuseá-las e limpá-las.

Com as máscaras, a transmissão de Covid fica mais difícil, uma vez que ocorre principalmente através do contato de nariz e boca com gotículas infectadas e aerossóis - nuvens que pairam no ar durante certo tempo. E, apesar de os especialistas apontarem como a maneira mais eficiente de combater o vírus o isolamento social, sabemos que é necessário para quase todos nós sair de vez em quando ao menos: aí entram as máscaras filtrantes. 

Tipos de máscaras

Temos basicamente duas alternativas de máscaras: as de pano e as profissionais

Em relação às de pano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que tenham três camadas:

  • Camada interna, com material hidrofílico - algodão puro ou misturas de algodão;
  • Camada intermediária, de material sintético como polipropileno ou algodão;
  • Camada externa com polipropileno, poliéster e outros materiais.
Nunca use bordados ou máscaras furadas!

Sobre as máscaras profissionais, são mais sofisticadas, é claro. São as mais seguras disponíveis para comprar: PFF2 e N95 são as mais seguras, teoricamente descartáveis, porém não pode haver contato direto ou frequente com pessoas contaminadas. É indicado entre cinco e dez usos, isso se a máscara não estiver deteriorada, com manchas ou solta no rosto.

Se for usar mais de uma vez, coloque em local arejado por sete dias, não borrife produtos de limpeza nem lave, incluindo álcool, para não afetar a eletrostática da máscara. Cada vez que sair de casa durante uma semana, deixe uma máscara separada numerada, utilizando-as até a próxima.

Por fim, é fundamental que a máscara esteja bem ajustada ao rosto: mandíbula, bochechas e nariz, quanto mais vedação, mais segurança. Lembre-se de não ficar tocando na máscara ou nos olhos.

Proteja-se e a quem você ama, use máscaras com responsabilidade!


Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Facebook: Projeto AutoEstima: www.facebook.com/projetoautoestima

Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima



Comentários

Postar um comentário