Salmo 23 e Covid: no Vale da Sombra da Morte

 

Fonte: Divulgação.

O Salmo mais famoso da Bíblia Sagrada nunca fez tanto sentido como agora


Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
(Salmo 23)

Por mais otimista que você seja, não pode negar que o Brasil está "atravessando o vale da sombra da morte"

O epicentro de Covid é aqui, aconteceu o que se temia: não importa tanto encontrar culpados, como se tem feito nas redes sociais, especialmente, mas incentivar e procurar alternativas. O governo está um tanto perdido. As pessoas, idem. Há uma guerra de vacinas, uma guerra para conseguir vagas em UTIs, oxigênio, e até um lugar no necrotério ou no cemitério! Há cidades em que os corpos estão sendo jogados em valas, como na época da Peste Negra - não há onde colocá-los. Coveiros não receberam férias para dar conta do trabalho.  

Para se ter uma ideia, segundo estimativas de várias pesquisas, o Brasil, com mais de 3.000 mortes diárias por Covid, é responsável por ao menos metade de todas as mortes do mundo por Covid na atualidade. E pior: o vírus - ou seja lá o que for esse ente estranho e incessantemente mutante - está matando pessoas jovens, saudáveis, sem comorbidades: a taxa de óbitos aumentou mais de 300% entre 20 e 50 anos. Ninguém sabe por que o velhinho de noventa anos vive, e o atleta de vinte, morre. É um mistério! Os médicos não entendem.

Definitivamente, estamos atravessando o vale da sombra da morte. E aí eu pergunto a você: em quem você confia? Quem o segura com sua vara e seu cajado? Pode ser que você seja cristão, ou ateu, ou espírita, ou budista, ou não saiba direito qual é a sua fé, agora é o momento de ter alguém além de você mesmo - e de qualquer força humana - para confiar. Um poder superior - a fé, que move montanhas. A paz interior. A coragem. A positividade, a espiritualidade. Descubra-a dentro de você. 

Cansamos, a maioria de nós. Os casos de depressão, principalmente, e ansiedade são endêmicos. Estamos adoecendo por causa da doença lá fora. Quem não perdeu nenhum conhecido por esse mal "amaldiçoado"? Não são poucos os que perderam a família inteira. 

E há a crise econômica, fechamento do comércio, normas das bandeiras preta e vermelha, demissão em massa de funcionários. Auxílio Emergencial? Cada vez menor, enquanto o Covid é cada vez maior. É... o Auxílio diminuiu assustadoramente, para que os salários dos funcionários públicos e outros privilegiados não fossem congelados. Congelam-se os corações na Nação, de dor, "dói tanto que nem sinto".

Não sei qual é sua fé. Porque, convenhamos, você pode ter as melhores pessoas do mundo ao seu lado, mas elas são todas muito limitadas e você precisa de uma força superior, a meu ver, ainda que seja ateísta. Não sei sua fé - e o ateísmo é a fé no visível, na lógica, no progresso - mas você precisa de amparo para atravessar o vale da sombra da morte. Ainda que tema. Ainda que sofra. Como disse Winston Churchill: "Se você estiver no inferno, continue andando".

Pratique sua fé, sua paz interior, seu equilíbrio mental e espiritual. Dê a mão, aceite a mão humana, por que não, não fisicamente, talvez, devido ao perigo de contágio, mas no sentido de confortar e ser confortado(a). Ajudando aos outros, ajudamos a nós mesmos - eis o mistério! E reconheça sua força superior.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei, pois a tua vara e o teu cajado me consolam. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias... 

Vamos juntos nessa. Menos ódio, mais ação, seguindo protocolos de segurança, evitando aglomerações e higienização e esperando que o melhor esteja por vir. Deus trabalha em silêncio, enquanto você dorme ou não consegue dormir devido ao Covid e a maior crise sanitária da História do Brasil.  


*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Facebook: Projeto AutoEstima: www.facebook.com/projetoautoestima

Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima



Comentários