Psicóloga especialista em orientação parental e materna lança livro que convida mães a não "dar conta" de tudo

Leticia Junqueiro - Divulgação 

Obra pretende ajudar mulheres na busca por uma maternidade mais leve e sem culpa 


Mãe sempre tem que dar conta de tudo, pelo menos é o que passa pela cabeça de muitos. Mas será que precisa mesmo? Acostumada com relatos de cansaço e esgotamento de mães que se cobram para suprir todas as demandas dos filhos e da casa, a psicóloga Leticia Junqueiro, especialista em psicologia materna e orientação parental, resolveu lançar o livro "Não Dê Conta".


Próximo ao segundo Dia das Mães em cenário de pandemia, o livro vem para saciar a busca por respostas que foram potencializadas nesse momento em que as mulheres se viram sobrecarregadas e "ainda mais aprisionadas pelas crenças limitantes que envolvem a maternidade". 


"A pandemia acelerou o processo de busca pelas respostas que o livro procura trazer. Esse cenário acabou tornando eminente a necessidade de ajudar as mães a aliviar a culpa por não dar conta de tudo. Para mim, pareceu urgente acelerar o processo de acolhimento das mães que nos cercam", conta.


A obra, além de abordar como as mulheres são sempre exigidas a se comportar como mães atenciosas, disponíveis e incansáveis, lembra que elas não precisam deixar de se ver como seres humanos que também têm desejos e necessidades que vão além do papel materno. De forma leve, alto astral e bem humorada, a autora convida mulheres a não dar conta de tudo e assim viver uma maternidade com mais leveza e menos culpa. 


"O livro surgiu do dever de apoiar outras mulheres em sua imensa necessidade de reencontro com elas próprias após a maternidade. Mas, sobretudo, a ideia nasce do desejo pessoal de mostrar que nós somos muito mais que mães e que continuamos capazes de produzir e realizar muito após a experiência da maternidade, seja profissionalmente, sexualmente, socialmente e até espiritualmente", explica a autora.


Mas Letícia alerta que esse não é só um livro para mães. Elas provavelmente são as maiores interessadas, mas essa é uma leitura para todos, "porque trata da maternidade que liberta e os que convivem com uma mãe são importantes na reconstrução dessa imagem que se tem do materno".


O livro está disponível nas versões física e digital e pode ser adquirido na Amazon, na loja 4UBOX ou através do site ocapitulo.com. Parte da arrecadação com as vendas será convertida para a ong ABC Aurora.


 

Leticia Junqueiro mãe, esposa e psicóloga há 11 anos, Letícia Junqueiro desenvolve um trabalho voltado para orientar mulheres em busca de uma maternidade mais leve e sem culpa. Especialista em Psicologia Infantil, Orientação Parental e Atenção Psicológica Materna, ela atua na área educacional há 22 anos e agora tornou-se também autora. Com o livro "Não Dê Conta", que será lançado agora neste mês de março, Letícia discute sobre a autocobrança e a pressão que a sociedade impõe para que as mães absorvam e solucionem todas as demandas dos filhos, da casa e do casamento. Com a obra, a especialista mostra que, quando as mães passam a valorizar também o seu autocuidado, conseguem viver uma maternidade com mais leveza e mais completa para todas as partes.


*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.


Comentários