BLOOMSDAY – Uma Celebração Do Amor Ao Redor Do Mundo

James Joyce - Foto divulgação


16 De Junho O Mundo Comemora O Dia Que James Joyce E Nora Barnacle Se Encontraram Pela Primeira Vez. A Data Que, Ficou Eternizada Através Da Obra Ulisses, Hoje É Comemorada Anualmente Em Várias Partes Do Mundo!

Como a história de um livro pode se tornar um feriado e uma comemoração mundial?

Anualmente, respeitando a tradição, se comemora o Bloomsday em vários países.

Na Irlanda é feriado, com direito a festividades e eventos oficiais. Aqui no Brasil, não é diferente; todo mês de junho, no dia 16, em vários estados se comemora o dia mais badalado da literatura, reunindo escritores, poetas, músicos, artistas em geral, professores, estudiosos e leitores de James Joyce.

Mas afinal, o que é o Bloomsday?

É o que vem explicando Mateus Ma'ch'adö em seu Canal no Youtube Biblioteca D Babel há mais de um mês, através de uma série de vídeos no sobre a vida e obra de James Joyce.

O primeiro trata-se sobre os pontos biográficos mais importantes na vida do escritor irlandês, os demais vídeos são para cada obra do autor, explica Mateus Ma'ch'adö, que também é escritor, poeta, articulista, produtor de conteúdo e ensina literatura através de seu Canal no Youtube para os que desejam mais conhecimento sobre o assunto.

No ano de 1922, o escritor irlandês James Joyce, lança em Paris o seu livro mais famoso, Ulisses.

Cercado de escândalos e processos, o livro se tornou um clássico da literatura moderna.

O livro conta tudo o que aconteceu em um dia na vida de Leopold Bloom, ou seja, a história se passa no dia 16 de junho de 1904, em Dublin, na Irlanda.

Muito resumidamente, o livro é composto por 3 personagens principais, Leopoldo BloomMolly Bloom e o jovem escritor e professor Stephen Dedalus. Leopoldo Bloom tem 38 anos e trabalha em dois jornais vendendo anúncios. Logo pela manhã, um pouco antes de sair de casa, descobre que a sua esposa, Molly Bloom, de 34 anos, está para se encontrar com o seu amante em sua própria casa. Leopold sai de casa e vai perambular por toda Dublin e conhece o jovem Stephen Dedalus, que acabou de voltar de Paris porque sua mãe faleceu. Leopold vê em Stephen a figura do filho que perdeu, Stephen vê em Bloom a figura do pai que abandonou.

A história, aparentemente banal, é uma metáfora da história da humana, diz Mateus

O livro, dependendo da edição, tem mais ou menos 1.000 páginas. Na edição da Pinguin Companhia, de 2012, incluindo nota e introdução do tradutor, consta com 1.106 páginas. Ainda hoje é considerado muito difícil de ler e de entender. "Isso porque, ao escrever o romance, James Joyce estruturou a sua história usando de várias técnicas e formatos diferentes para cada capítulo além de criar e recriar palavras. Na época o livro foi considerado pornográfico e chegou a ser proibido nos Estados Unidos." – explica Mateus Ma'ch'adö

Bloomsday pode ser considerado uma celebração do amor porque James
Joyce
 teve o seu primeiro encontro com a sua única companheira e esposa, Nora Bernacle, justamente no dia 16 de junho de 1904, o dia em que se passa a história de Ulisses, e não deixa de ser, a maneira de Joyce, fazer uma declaração do seu amor pela sua esposa, imortalizando um dia especial em um livro, o dia em que eles se encontraram pela primeira vez e que hoje é comemorado em várias partes do mundo, anualmente.

No canal Biblioteca D Babel já estão disponíveis os vídeos sobre Música de Câmara, o primeiro livro de James Joyce, Dublinenses, O Retrato do Artista Quando Jovem e a peça Exilados. A partir desta semana até o dia 16 estarão disponíveis os vídeos sobre Ulisses e as demais obras do autor.

Vale a pena conferir!

CRÉDITOS:

Mateus Machado é escritor, poeta e articulista. Idealizador do Canal Biblioteca d Babel no Youtube, onde ensina literatura a quem deseja conhecer, através de estudos literários, resenhas, séries e outros.

Mateus Machado é autor de Origami de Metal, A Beleza de Todas as Coisas, A Mulher Vestida de Sol e do romance As Hienas de Rimbaud.

Instagram: @bibliotecadbabel

https://www.youtube.com/bibliotecadbabel



*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima

Comentários