Confira na íntegra entrevista com a escritora Elessandra Marisa Ferrari Gazola na Revista Projeto AutoEstima

Elessandra é professora de Educação Infantil há 28 anos. Apesar de anos de experiência, tem consciência do quanto ainda necessita aprender, busca aperfeiçoar sua prática e sua dinâmica como profissional através de cursos, palestras e leituras. Acha o trabalho com este segmento de ensino apaixonante e inspirador, seus três filhos também despertaram uma emoção ímpar ao olhar o mundo e as delicadezas do cotidiano.

ENTREVISTA:

Revista Projeto AutoEstima: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Elessandra Marisa Ferrari Gazola: Acredito que minha inserção no meio literário teve seu início quando muito pequena, por volta dos 6 anos, quando fui alimentada com histórias por meus irmãos e pais. O despertar para o gosto literário é algo que se alimenta, se oportuniza e encanta, quando comecei a escrever minhas histórias, poesias, contos e crônicas foi algo natural, que brotava de um lugar que havia sido cultivado há tempos. Como disse Rubem Alves “Aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas, porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno”. Tudo que escrevo de alguma forma está gravado em meu íntimo, no meu coração.

Revista Projeto AutoEstima: Você é autora do livro “É uma Bruxa?" Poderia comentar? 

Elessandra Marisa Ferrari Gazola: Sim, o projeto deste livro reflete esta busca de me encontrar como escritora, de construir caminhos para que meus sentimentos possam tomar forma. A história “È uma bruxa? ” é direcionada para o público infantil, porém, adultos que tiveram contato com o enredo se encantam por mostrar nossas dúvidas e sonhos, por vezes limitados por convenções ou bloqueadas por medo do novo, de não sermos capazes de enfrentamentos necessários para atingir objetivos.

Revista Projeto AutoEstima: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro? 

Elessandra Marisa Ferrari Gazola: A história do livro surgiu no “chão de sala de aula”, a partir de uma atividade oferecida para o grupo de alunos de 5 anos, onde a partir de um chapéu de bruxa e um de palhaço, teriam que organizar a cena e a construção de dois personagens. Antes, porém, apresentei a proposta com um enredo, que atraiu a atenção da turma e no momento senti que deveria registrar de forma mais elaborada, chegando ao livro atual.

Foram 2 anos, entre escrita, releituras, novas organizações, ilustrações e trabalho com editara. Buscava sempre a opinião de crianças próximas, jovens e adultos para descreverem o que sentiam ao ler e a partir das observações alterava ou não meu texto. Comparo este período a uma degustação de palavras...

Revista Projeto AutoEstima: Poderia destacar um trecho deste livro que você acha especial? E por quê? 

Elessandra Marisa Ferrari Gazola: Cada vez que leio a história, percebo algo que me toca, apesar de ter sido todo elaborado por mim, percebo uma leitura aberta, nada definitivo, com padrão de opinião. Desde o início, nas duas primeiras páginas o leitor fica na dúvida, pois mostram oposições: Vivia longe de todos, protegendo seu chapéu.... Vivia longe de todos, protegendo no pensamento um sonho...

Nestas duas páginas iniciais, nos retratam como seres humanos, o chapéu simboliza algo que nos perturba, mas ao mesmo tempo temos sonhos; o que nos cristaliza são nossos receios, baixa estima, decepções...porém nossos sonhos devem ser maiores, combustível para prosseguir e é isto que acontece no decorrer da leitura.

Revista Projeto AutoEstima: Quais dicas daria aos autores em início de carreira?

Elessandra Marisa Ferrari Gazola: Escrever para si, transbordar o que há dentro de sua alma, do seu ser.…o medo do julgamento do que outros irão achar de nossos escritos é doloroso, mas quando você decide colocar para fora o que está sentindo, o que escreveu passa a ter poder de cura. Como escreveu Clarice Lispector “Perdi muito tempo até aprender que não se guarda as palavras, ou você as fala, as escreve, ou elas te sufocam” 

Revista Projeto AutoEstima: Como os leitores interessados devem proceder para adquirir o seu livro e saberem um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Elessandra Marisa Ferrari Gazola: Para conhecer um pouco mais de meu trabalho poderão visitar minha página onde posto minhas poesias, crônicas e contos.

Facebook:

https://www.facebook.com/elessandra.ferrarigazola.3

Instagram:

https://www.instagram.com/ferrarigazola

Para adquirir um exemplar do livro podem acessar http://www.elessandraferrarigazola.com.br/

Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta? 

Elessandra Marisa Ferrari Gazola: Sim. Além de participações em Antologias, tenho mais histórias em processo de criação e organização para futuros lançamentos. A criação de uma página específica para divulgação dos meus trabalhos está em fase de elaboração.

Perguntas rápidas:

Um livro: Ostra feliz não faz pérola.

Um (a) autor (a):  Rubem Alves

Um ator ou atriz: Charlie Chaplin

Um filme: O Fantasma da Ópera

Uma recordação em especial: Minha irmã lendo para mim quando eu era muito pequena.

Uma cor predileta: Azul

Uma frase marcante: “Se a chama que está dentro de você se apagar, as almas que estão ao seu redor morrerão de frio”(autor desconhecido)

Revista Projeto AutoEstima: Deseja encerrar com mais algum comentário? 

Elessandra Marisa Ferrari Gazola: Gostaria de agradecer a Revista Projeto AutoEstima pelo conceituado trabalho que desenvolve e a beleza de como oportuniza a escritores iniciantes poderem mostrar seus escritos, a gratidão por isso é imensa. Valorizar o que as almas de outras pessoas dizem é nobre.

Deixo aqui para encerrar com uma frase “Eu gostaria de lhe agradecer pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que sou. Pela sua capacidade de me olhar devagar, já que muita gente já me olhou depressa demais”. (Padre Fábio de Melo).

Estamos em um momento crucial de olhar mais devagar para o nosso próximo, de olhar ao redor e perceber o quanto somos dependentes uns dos outros e principalmente de Nosso Deus, este foco alimenta meus escritos.



*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Facebook: Projeto AutoEstima: www.facebook.com/projetoautoestima

Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima

Comentários