Ossos açucarados, novo livro de poesias de Rafael Farina, resgata a importância da geografia na constituição dos sentimentos

 

Autor aborda áreas profundas das relações entre espaço, tempo e sentimento

 

Ossos açucarados, segunda obra de Rafael Farina, autor radicado em Porto Alegre/RS, marca sua imersão em uma jornada mais profunda e arriscada em sua produção literária. O livro, disponível para venda on-line (e-book) e na versão impressa, é um salto na dualidade dos sentimentos e sua relação com os ambientes que cercam passagens da existência de qualquer ser humano apaixonado pela vida e suas nuances. A publicação ocorre em parceria com a revista independente Rusga (@revistarusga, no Instagram), criada em 2020 e editada por Davi Koteck e Pedro Dziedzinski.

 

Ossos açucarados é cercado de alusões à vida do autor. A inspiração geográfica, que se mistura às experiências de afeto e paixão, é levada às páginas do livro a partir de uma construção que remete ao passado de Rafael e suas vivências em ambientes opostos: das praias de Florianópolis, onde nasceu e passou parte da juventude, à região montanhosa de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde residiu. Estes polos constituem o plano de fundo a uma série de sentimentos que resistem ao tempo e criam uma conexão peculiar com o leitor. “Gosto de explorar as nuances de cada lugar e tentar colocar o leitor em uma posição desconfortável, tentando imaginar, por exemplo, como é a vida de quem mora na praia durante os meses de inverno”, explica o escritor. A geografia também é destacada em um trecho da apresentação do livro, feita pelo escritor Vitor Necchi: “O poeta, aqui, transita em todos esses mundos, deixando uma sensação de que não pertence a nenhum, ainda que, como bom farsante, sugira intimidade. No entanto, a intimidade que se desvela com maior constância é com a geografia dos vários corpos que, ao final, constituem um só”.


O livro ganha ainda um traçado especial nesses tempos de isolamento social por remeter o leitor a uma proximidade absoluta do contato com as histórias e passagens do livro. A angústia, seja ela via perspectiva de realização ou frustração, se faz presente nos versos, deixando transparecer a paixão com que o autor encara cada detalhe dos fatos subjetivamente relatados. “O livro fala sobre amor e relacionamentos, porém sempre na corda bamba entre os prazeres e as dificuldades. Não é um livro melancólico, mas honesto”, reflete. 

O livro sucede Falhas que só existem no Sul, de 2018, e demonstra o processo de maturação de Rafael no equilíbrio de suas influências e em suas tentativas conscientes de correr riscos a partir de sua arte. Com esta nova obra, ele demonstra a potência de seus atributos criativos para se aproximar ainda mais de seu público.

 

“Desencaixo uma tristeza silenciosa

seu eco não é capaz de atravessar os limites

entre os cantos da tua boca

quando golpeiam meu rosto com outra despedida.”

Rafael Farina em Ossos açucarados


Serviço:

 

Ossos açucarados

Autor: Rafael Farina

Editora:Rusga, 2021

Páginas:95

Preço: R$40 – versão impressa, com frete incluso / R$15 e-book

ISBN:978-65-001-9796-9

Pedidos de exemplares podem ser feitos diretamente com o autor no perfil https://www.instagram.com/rafael.com.f/




*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.

Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf

Escreva para: elenir@cranik.com - c/ Elenir Alves

Facebook: Projeto AutoEstima: www.facebook.com/projetoautoestima

Comentários