Não tenha pressa...

Interessante como a vida passa e não percebemos sua rapidez, e nem mesmo os espaços em branco que deixamos devido à pressa de acelerarmos o tempo... Sinceramente, não vivemos o presente, sempre estamos em busca do futuro e nos esquecemos do caminho até ele. Sim! É assim que tenho me sentindo nesses últimos dias. E não por acaso, pois esses dias acabei ajudando a minha filha mais velha a fazer sua inscrição para o Enem. Até esse momento chegar, eu não havia percebido que o tempo havia passado e que, em breve, em um futuro não muito distante, estarei ajudando-a a fazer as malas rumo à Universidade, provavelmente em outro Estado, pois sempre a incentivei a seguir seus sonhos, a criei de forma livre e independente... Só não imaginava que esse dia chegaria de forma tão rápida. Depois, ainda impactada, como o se o tempo tivesse parado por alguns segundos, como quando estamos assistindo a um filme e apertamos o botão de pausa, olhei à minha volta e vi que não é somente ela que já está começando a seguir os passos do seu destino, mas também meus outros dois filhos que, de forma singular, já começam a mostrar sua independência e crescimento. Já não são mais bebês... O meu filho do meio já tem seu grupo de amigos e gostos musicais; a minha filha caçula já entende tudo de internet e adora jogos de videogame. Uau, tudo passou tão depressa que não percebi os primeiros fios brancos aparecendo no topo da cabeça, escondidos, discretos, no entanto, a confirmação de que o tempo passa, e passa muito rápido. Não vou negar que sempre fui uma pessoa agitada, digamos que um pouco apressada, daquelas que se organiza para a semana inteira, organizando até os pensamentos; daquelas que quando começa um curso de duração de seis meses, geralmente o termina em um mês, já pensando no próximo que vai começar. Mas hoje eu resolvi parar, resolvi pensar que não preciso de ter pressa, não preciso correr, porque o tempo chega aos poucos, devagar, o único problema é que temos o hábito de tudo acelerar. Acho que isso é um pouco da natureza do homem, não esperamos as coisas acontecerem no devido tempo, tentamos, de todas as formas, atingir o ápice da vida e, nessa tentativa, acabamos não vivendo. Hoje me decidi, de forma definitiva, que sempre vou tomar minha xícara de café com leite em pó misturado com um pouco de creme e, com calma, vou me permitir olhar os meus filhos acordando sem a pressa para que eles já se arrumem para a escola. Quero observá-los nesse espaço tempo, aproveitando cada detalhe de seus sorrisos. Hoje vou me permitir viver o tempo, tentando enganá-lo um pouco para que, quem sabe, ele se esqueça que um dia já tive pressa e, assim, eu possa viver no devido tempo o que a vida tem a me oferecer. O que você acha? Vamos parar de ter pressa e vamos apenas viver! 

Comentários