Relatora da ONU pede ação urgente contra "Pandemia de feminicídio"

Dubravka Simonovic. Fonte: Unic/Buenos Aires

Apoiada por 40 especialistas em Direitos Humanos, Dubravka Simonovic pediu, no fim de 2020, a todos os países e interessados no mundo que tomem atitudes emergenciais a fim de prevenir o assassinato de mulheres e a violência de gênero

O feminicídio - assassinato de mulheres, vulneráveis na sociedade - e a violência contra a mulher têm sido temas frequentas nas pautas sobre Direitos Humanos no mundo, inclusive na Organização das Nações Unidas - ONU. Nesse cenário, vem se destacando a relatora especial da ONU, Dubravka Simonovic: em comunicado oficial, no final de 2020, ela pediu a criação de sistemas e observatórios de vigilância para prevenir crimes contra a mulher. 

Dubravka ainda mencionou que a pandemia de Covid-19 está "ofuscando" a pandemia de violência contra meninas e mulheres ao redor do globo. A relatora se referiu à crise atual como "Pandemia do Feminicídio e da Violência a Mulheres". 

Ela explicou que os organismos precisam ter um mandato para "coletar dados comparáveis e desagregados sobre o feminicídio ou assassinatos de mulheres, associados à questão do gênero, conduzir uma análise dos casos para determinar falhas e recomendar medidas para a prevenção", além de "assegurar a realização de dias em memória para garantir que as vítimas do feminicídio não sejam esquecidas". 

Ainda, Dubravka lembrou que desde o ano de 2015, por sua iniciativa chamada "Watch Feminicídio", dados têm sido coletados do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime - UNODOC. Essas infos indicam parceiros envolvidos em assassinatos dolosos, ou seja, com intenção de matar. Nesses casos de assassinatos dolosos de parceiros, cerca de 80% das vítimas são mulheres. 

CATEGORIAS DOS CRIMES

Durante o Aniversário da Quarta Conferência sobre Mulheres em 2020, o secretário-geral da ONU solicitou ação afirmativa para combater a violência de gênero. O evento foi realizado em Pequim - curiosamente localizado na China, país ditatorial socialista em que os direitos das minorias, incluindo mulheres, são tolhidos com "mãos de ferro" pelo governo totalitarista, responsável por uma massa pobre e até escravizada no trabalho, além de ser suspeito, por parte dos Estados Unidos, cientistas chineses e outros, de ter fabricado o vírus da Covid em laboratório em Wuhan. 

Então, temos duas epidemias: a de Covid, que é notória, e a de feminicídios e violência contra a mulher, que ainda se mostra obscurecida, "ofuscada" como citou Dubravka. Lembrando que em 25 de novembro de 2020, o mundo foi marcado pelo Dia Internacional para Erradicar a Violência de Gênero.

Em resumo, Dubravka vem solicitando uma relação de categorias de crimes baseados nas relações entre a vítima e o assassino, seja este parceiro, familiar ou qualquer pessoa. 

E você, já sofreu violência, maus-tratos, ou conhece alguém que já passou ou passa por isso? Ou uma menina ou mulher que foi assassinada? Denuncie! Disque 180.  



Comentários