A importância da educação ambiental desde a infância

 

Projeto sustentável que ensina sobre a importância da natureza para a educação infantil
Colégio Adventista de Mauá


Conversar sobre sustentabilidade dentro da sala de aula é a primeira etapa para proteger o futuro

Em 1990, o robô Voyager 1 tirou uma fotografia do planeta Terra de uma distância de seis bilhões de quilômetros, e a mesma parecia um mero pontinho azul. O famoso astrônomo Carl Sagan denominou a foto como “O Pálido Ponto Azul”, levantando a reflexão sobre a responsabilidade que temos de cuidar uns dos outros e do nosso planeta.

Exatos 31 anos após a imagem, o mundo está em estado de alerta vermelho. Nos últimos dois meses, enquanto o frio extremo atingia o sul do Brasil, vários países do Hemisfério Norte registraram recordes de calor, e no mesmo mês, chuvas fora dos padrões inundaram cidades na China e na Alemanha provocando centenas de mortes. A pauta central que preocupa as autoridades é o impacto das ações humanas que estão sufocando o planeta.

Conversar sobre sustentabilidade não é novidade, apesar de ser um tema que possui muita teoria e pouca prática. “O futuro que estamos montando para os jovens e crianças deve ser reavaliado, e a educação é a principal ferramenta para nos ajudar a colocar a mão na massa”, aponta Marizane Piergentile, diretora de educação das unidades do ABCDM e Baixada Santista. “É essencial apresentar pautas sobre educação ambiental aos pequenos, ajudando-os a criar desde cedo uma linha de consciência ecológica para que no futuro se tornem profissionais bem preparados para lidar com assuntos ambientais dentro das empresas”, reflete.

Os alunos do 3º ano D da unidade de Mauá confeccionaram um boneco ecológico e aprenderam na prática sobre como as atividades humanas podem interferir no meio ambiente.
Colégio Adventista de Mauá

A educação ambiental pode existir e ser permanente daqui para frente, mas para isso é necessário um plano de ensino que prepare os professores para ter essa conversa dentro da sala de aula. “A partir de agora é de extrema importância que os governos trabalhem para disponibilizar materiais didáticos sobre o tema para todas as regiões, além de aplicar investimentos na infraestrutura escolar para que possamos acolher essa discussão”, explica a diretora.

Não é tarde para entender que é dever de todo cidadão e cidadã buscar por informações sobre o ambiente que vive, afinal de contas, faz parte da lei natural do planeta. Ao pesquisar sobre esse tema, as noções de sobrevivência são captadas instintivamente, abrindo a consciência para novas formas de pensar que contribuem para a preservação da única casa que conhecemos: o pálido ponto azul.

Comentários