Artista conta o significado de obra icônica no centro de BH

DMS pintando O Abraço no centro de BH - Foto divulgação/Fernando Biagioni

Cheia de simbolismos, empena faz parte do festival Cura - Circuito de Arte Urbana

Desde do último dia 16, um artista pode ser visto em um “balancinho” na fachada de um dos muitos prédio do centro da capital mineira. DMS, lenda da arte urbana não só mineira como do país, está dando nova vida à obra O Abraço. Pintada em dezembro de 2017 em celebração aos 120 anos de Belo Horizonte, ela faz parte do Cura – Circuito de Arte Urbana, o principal festival do gênero do Brasil.

A pintura fica pronta no dia 01 de setembro. 

Abaixo o artista explica sua obra, uma das mais queridas pela população da cidade. 


DMS e o novo Abraço

“Esta obra já veio como uma ideia transmutada; ela partiu da Itália em um contexto do fluxo migratório que tem ocorrido no mundo todo, mas, especialmente na Europa, como se fosse a Europa abraçando a África. Eu sou fruto da miscigenação, sou filho de negro com branco, acabei buscando encontrar esta identidade minha no próprio abraço, mas, ao mesmo tempo, trazendo algo que é de todos. Quando coloco o negro abraçando o branco, o dia abraçando a noite, é o abraço das diversidades, é o encontro dos povos. A ideia sempre foi essa. Com a pandemia, o abraço se tornou algo muito mais simbólico, porque muita gente perdeu um ente querido, muita gente perdeu gente conhecida, amigos, familiares. O lance do abraço acaba ganhando também um espaço da eternidade, um abraço eterno, aquele que permanece, que ficará, que não se desfaz. Não se trata apenas do agora, é um tempo presente, porém contínuo. A ideia de voltar a retratar o Abraço vem muito nessa pulsação que a gente está tendo agora, de querer a vida, de lutar por ela. Acho que este é o grande lance. De trazer este abraço coletivo, um abraço que vai tocar a todos, vai ser um abraço para a cidade. As pessoas poderão se sentir acolhidas de alguma forma, uma imagem que passa conforto. Vamos com tudo, fazer mais esta para deixar para a história de BH.”

DMS pintando O Abraço no centro de BH - Foto divulgação/Fernando Biagioni
 

Sobre a nova pintura

“A versão 2021 vem num momento especial, de esperança, onde estamos todas sonhando com um abraço. Abraçar a família, os amigos, a rua, a cidade, a vida. Um abraço ao ar livre vendo o céu azul do dia, ou as estrelas da noite. Um abraço onde caibam todas, todos e todes. Um abraço do bem viver que nos conecte ao passado e nos mostre um caminho para construir um futuro onde este gesto singelo e forte seja a metáfora da nossa sociedade” explica Priscila Amoni, idealizadora e curadora do festival ao lado de Juliana Flores e Janaína Macruz.

Vale ressaltar que uma obra pública tem caráter efêmero e as deteriorações causadas pelo tempo são até bem-vindas. O que não foi o caso da obra em questão, que se deteriorou muito rápido devido a problemas de infra estrutura do prédio. Sua repintura passou a ser um sonho do festival, do artista e de parte da população.

Esta ação do CURA tem patrocínio da Hotmart, empresa multinacional de BH, que tem a missão de mostrar a capital mineira para mundo. Em outubro, DMS e Janaína Macruz falarão mais sobre todo o processo e sobre a arte urbana no festival On-fire, um dos principais eventos de marketing, negócios e educação do Brasil. 

 

Sobre o Cura

O Circuito Urbano de Arte realizou sua quinta edição em 2020, completando 18 obras de arte em fachadas e empenas, sendo 14 na região do hipercentro da capital mineira e quatro na região da Lagoinha, formando, assim, a maior coleção de arte mural em grande escala já feita por um único festival brasileiro. O CURA também presenteou BH com o primeiro e, até então único, Mirante de Arte Urbana do mundo. Todas as pinturas podem ser contempladas da Rua Sapucaí. 

DMS

Nascido em 1982. Artista brasileiro.

Davi De Melo Santos começou sua jornada com o grafite em 1998 em sua cidade natal, Belo Horizonte, Brasil.

Nos últimos anos, colaborou junto a empresas e grandes marcas com ilustrações editoriais, design, ilustrações de livros, cenários para teatro e televisão, além de exposições pessoais e coletivas, com atuações no Brasil, Itália, Alemanha, Inglaterra, Palestina, Tailândia e Taiwan.

 

www.dmsonelove.tumblr.com

www.demelosantos.com.br


Serviço

Cura

Pintura Ed. Principe de Gales (Rua dos Tupinambás - 179. Centro)

Artista: DMS

Início: 16 de agosto de 2021

Termino: 01 de setembro de 2021

www.facebook.com/curafestival

www.instagram.com/cura.art

https://cura.art

Comentários