Terceira live da campanha Agosto Azul e Vermelho falará sobre doenças venosas


Campanha tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde vascular

No dia 19 de agosto, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) promove, às 20 horas, no Instagram da @sbacvnacional, a terceira live da campanha Agosto Azul e Vermelho, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde vascular. O evento abordará o tema Doenças Venosas e falará sobre Insuficiência Venosa Crônica (IVC), Varizes e Trombose Venosa Profunda (TVP).

A live será conduzida pelos especialistas vasculares Dr. Fabiano Erzinger, Dra. Aline Lamaita e Dr. Marcelo Moraes. Durante o encontro, eles responderão perguntas enviadas pela comunidade médica e do público em geral que poderão contribuir com comentários no momento da transmissão.

Para conhecer sobre os temas da live

Insuficiência Venosa Crônica (IVC): É uma doença que pode se manifestar de diversas formas e incomoda, mas não é apenas um problema estético. Vasinhos, varizes e sintomas, como dor, inchaço, peso nas pernas, sensação de peso, coceira, pele ressecada, cãibras noturnas e formigamento podem ser sinais de Insuficiência Venosa Crônica.

Varizes: As varizes são veias permanentemente dilatadas, tortuosas e com função comprometida. Afetam aproximadamente 15% da população adulta, sendo que acima dos 70 anos, cerca de 70% das pessoas apresentam varizes nas pernas.

Trombose Venosa Profunda (TVP): Também conhecida como tromboflebite profunda, é a doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias – vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao coração – levando a uma obstrução no segmento afetado. As veias mais comumente acometidas são as dos membros inferiores (cerca de 90% dos casos).

 

A Campanha Agosto Azul e Vermelho

Para marcar o início das atividades da campanha e em comemoração ao Dia
Mundial da Saúde, no dia 5 de agosto aconteceu a primeira live, que explicou os objetivos da campanha, destacou as principais doenças vasculares e indicou mudanças de hábitos importantes para preservar a saúde vascular; e no dia 11 de agosto, a segunda live abordou o tema Doenças Arteriais.

Para concentrar todas as informações da campanha em um só lugar, a SBACV também lançou o site oficial do Agosto Azul e Vermelho (www.agostoazulvermelho.com.br). Nele, é possível encontrar dicas sobre como identificar e cuidar de doenças vasculares, mitos e verdades sobre elas, a relação da trombose com a Covid-19, o momento certo de procurar um médico vascular e materiais postados nas redes sociais da SBACV:  FacebookInstagramYouTube; e LinkedIn.

 

A SBACV 

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) é uma associação sem fins lucrativos, que visa defender os direitos de seus profissionais, médicos e residentes, especialistas em saúde vascular. Além disso, tem como objetivo incentivá-los à produção científica, aprofundando as pesquisas nas áreas de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiorradiologia e outras modalidades. 

A entidade trabalha com uma política alinhada aos valores da AMB (Associação Médica Brasileira) e do CFM (Conselho Federal de Medicina) a fim de conduzir a instituição de maneira ética, sempre valorizando as especialidades médicas em questão. Atualmente, conta com 23 associações regionais espalhadas por todo o Brasil. 

Comentários