Poros abertos? Saiba como controlar e acabar com os óstios dilatados

 

Especialista explica a diferença entre os dois incômodos e ensina como tratá-los em casa

Os poros abertos e os óstios dilatados são os maiores pesadelos das peles mistas e oleosas. Esses furinhos geralmente ficam bem visíveis na chamada ‘região T’, onde acumulam impurezas e na maioria das vezes a maquiagem não fica uniforme. Mas qual a diferença entre poros e óstios?

“Enquanto os poros secretam suor e não é possível visualizar a olho nú, os óstios secretam sebo e sem nenhum equipamento é possível visualizar, por isso os furos são maiores”, explica a dermaticista Patrícia Elias, especialista em saúde da pele. “A acumulação de sebo, células mortas, resíduos de maquiagem e outras impurezas deixam os óstios dilatados. Não é possível fechá-los, pois é através desses furinhos que o corpo elimina o sebo produzido pelas glândulas sebáceas, mas é possível reduzi-los deixando com um aspecto menos visível. O segredo é fazer com que ele possa se contrair, sempre mantendo a pele limpa de forma correta”, esclarece.

Além de manter a região limpa, existem produtos e técnicas que podem ser realizadas dentro de casa para contrai-los cada vez mais. Patrícia Elias compartilhou uma receita com duas etapas bem fáceis e acessíveis para tratar deste incômodo. Confira:

Durante a noite:

Separe uma casca de banana e um pedaço de batata. Em um recipiente, raspe a massa de dentro da casca da banana junto com a batata em uma quantidade necessária para o rosto. Misture bem.

Após a higienização do rosto, aplique um tônico adstringente (os mais aconselhados são os que contém propriedades que reduzem os poros).

Em seguida, coloque uma bolsa térmica quente – ou uma toalha quente – e deixe por um minuto em cima da região dos furinhos. “Esta etapa serve para dilatar os vasos, além de aumentar a permeação dos nutrientes e ajudar a potencializar o resultado, aumentar o fluxo sanguíneo e a troca metabólica”, explica Patrícia.

Com a região ainda quente, aplique a receita no local ou no rosto inteiro.

Deixe repousando de 20 a 30 minutos. Após esse tempo, passe um hidratante facial apropriado. A dermaticista explica que é necessário manter a noite inteira, pois ao enxaguar, o resultado pode ser neutralizado.

Durante o dia:

No dia seguinte de manhã, lave o rosto somente com água e passe a bolsa térmica com água gelada.

Passe o tônico e o hidratante novamente, e acrescente um protetor solar específico para a sua pele.

Repita esse procedimento todos os dias durante algumas semanas até sentir o resultado.

Diferencial: Para contrair os óstios, Patrícia ressalta que é necessário fazer esfoliação na pele duas vezes por semana.

Comentários