Ser mulher e ser mulher...

Concordo que ao ler o título talvez você fique um pouco confuso, mas é justamente esse sentimento que quero trazer a você. Esses dias fiquei pensando em como é difícil ser mulher, mesmo nos tempos atuais. Fico imaginando o que minha avó passou na época dela. E não estou sendo dramática, porque provavelmente esse pensamento pode acontecer quando você começar a ler, justamente pelo fato de ser uma mulher escrevendo. E isso é verdade, não é apenas um papo clichê e vou te provar. Você já parou para pensar que toda vez que você está dirigindo um carro, e tem algum entrave à frente que está dificultando o trânsito, geralmente sempre ocorre aquele comentário machista, “deve ser mulher dirigindo”. E não venha dizer que você nunca disse isso, ou que nunca tenha ouvido isso, pois eu já ouvi muitas vezes. Infelizmente, às vezes esse comentário ocorre até mesmo por outras mulheres. Fora, quando estamos em um dia difícil, e sempre ouvimos aquele comentário chato, meio atravessado do tipo “acho que ela está de TPM”. Sim, pode ser que eu esteja, pois não é fácil passar pelo ciclo menstrual, mas pode ser que talvez eu só esteja em um dia ruim, como qualquer ser humano. Essas são pequenas situações que ocorrem no mundo feminino. Como por exemplo, muitas vezes ao sermos educadas somos mal interpretadas, ou quando temos um instagram profissional e recebemos várias mensagens desagradáveis no direct. O ser mulher, é muito complexo, pois ao mesmo tempo que temos que mostrar a sutil delicadeza, temos que demonstrar a nossa força inerente ao ser feminino. Assim como temos que comprovar nossa competência um milhão de vezes mais do que qualquer homem no mercado de trabalho, e isso sem ainda termos o reconhecimento merecido. Ser mulher não é fácil. Não estou dizendo que ser homem seja, pois acredito que cada um é cobrado de certa forma. Mas, nós mulheres nascemos com a cobrança de sermos várias coisas. São exigências que não vejo serem cobradas dos homens, como: ser bonita, perfumada, bem humorada, casamento antes dos 30 anos, filhos. E lógico, temos que trabalhar, mas não podemos esquecer que temos que cuidar de uma casa...temos que ser independentes, mas não podemos ser totalmente livres, pois se não, começam a surgir comentários maldosos sobre a nossa conduta. Ser mulher e ser mulher, não é para qualquer pessoa. Por isso que repito, e serei insistente em dizer. Temos que ter mais sororidade, umas com as outras. Temos que nos apoiar e aprender a nos respeitar.

Comentários