Setembro amarelo: quando um mecânico genial tirou sua vida aos 17 anos

 

Fonte: Divulgação

Entramos enfim em setembro, mês em que as flores e o sol rebrotam, mas que, infelizmente, é lembrado por uma causa muito preocupante no mundo inteiro: o suicídio. O Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, que tira a vida da cerca de 12.000 pessoas por ano só no Brasil - não estamos contando os que sobreviveram a tentativas de acabar com sua própria vida.

Por que Setembro Amarelo? Fiquei sabendo por um médico, da Clínica Moreira de reabilitação, dr. Moreira, que é uma "triste homenagem" a Mark, um jovem de 17 anos que, após ter remontado todo um Mustang 1968 - era um mecânico genial - tirou a própria vida no dia 10 de setembro, algum tempo depois.

Suicídio não tem gênero, idade, local, classe social, sexualidade, aparência física, "tipo de personalidade" para acontecer. Grandes figuras públicas já cometeram suicídio, algumas delas carismáticas e aparentemente felizes. É que, claro, não sabemos o que se passa no interior de uma pessoa, ainda mais em uma sociedade que "exige" que mostremos cada vez mais nossa felicidade e capacidades aos outros, como robôs maximizados nas redes sociais. 

Quero, neste pequeno artigo, lembrar a você que a maioria dos suicídios podem - segundo médicos - ser prevenidos, se a possível vítima for ouvida, cuidada, tratada, muitas vezes com remédios e terapia. Existem doenças psiquiátricas com alto índice de suicídio, como Borderline e Transtorno Bipolar, em vários graus: fique atento aos menores sinais em você mesma(o) ou em quem ama, podem ser uma luz amarela ou até vermelha. E nunca, jamais pense que "quem fala que vai se matar só quer chamar a atenção", são avisos de que isso pode acontecer em breve, são pedidos de ajuda, dramáticos, teatrais às vezes, mas verdadeiros, em especial quando a menção de tirar a própria vida é repetida com frequência.

O que é pouco para você suportar, pode ser muito para o outro e vice-versa. Vigie-se. Ao encontrar um desejo de tirar sua própria vida em seu íntimo, ainda que eventual, ou em quem convive com você, peça ou sugira ajuda. Por exemplo: disque 188 para acolhimento emocional em suicidas e atendimento ambulatorial gratuito com psicólogos - caso não haja recursos.  

É longa a lista daquelas pessoas que resolveram se suicidar, muitas delas brilhantes, geniais, que mudaram o mundo. Vamos diminuir essa estatística no Brasil e no mundo - exigir menos de nós mesmos e da vida, sorrir mais, amar mais, dar mais valor às coisas simples. 

Procure participar de eventos relacionados ao Setembro Amarelo, e conscientizar as pessoas à sua volta sobre o assunto. Aposto que você já conhece alguém que se suicidou, e, se foi em família ou um amigo ou amiga, pior ainda! Uma cicatriz que nunca cura. Um "por que" que nunca é respondido.

Por fim, lembremos que há formas diretas e indiretas de suicídio. As indiretas incluem abuso de drogas, como crack, cocaína e anfetaminas, álcool, remédios, comidas danosas, dirigir embriagada(o), não cuidar da saúde, perder seu senso de valor próprio. 

Nada vale uma vida! Ela é o maior presente que alguém pode receber: a liberdade de escolher viver e tentar, entre tantos desencantos amar, sorrir e ser feliz, uma luz em um mundo cinzento onde pessoas morrem "por dentro" e literalmente aos montes, sem ser notadas, todo dia. Muitas vezes, todo mundo viu o sorriso forçado, mas ninguém viu a dor no olhar.

Tenham um bom final de semana!

Comentários