Unibes promove ação que doará mais de 200 lenços para mulheres na luta contra o Câncer de Mama


Adolescentes do programa Girls Education customizaram lenços que serão doados para o Instituto Amor em Mechas

Unibes (União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social) realiza a doação de mais de 200 lenços customizados em parceria com a Estée Lauder, para o Instituto Amor em Mechas, que apoia mulheres que estão passando pelo tratamento contra o Câncer de Mama. O objetivo é levar um pouco de alegria e elevar a autoestima delas. 

Os tecidos transformados em lenços foram tingidos usando a técnica tie dye pelas adolescentes participantes do programa Girls Education, uma parceria entre a Unibes e a Estée Lauder Companies. Além disso, os funcionários da empresa também customizaram mais 160 lenços que beneficiarão a instituição escolhida. 

“Uma ação como essa traz toda a simbologia do cuidado e do carinho do feminino com as mulheres. A gente fez todo esse processo de buscar os lenços, tingir, dar um toque pessoal para eles e levar esse amor adiante para pessoas que estão passando por um tratamento difícil e cansativo, para que elas pudessem receber esse amor em formato de lenço, em formato de carinho e que isso reverbere. E que a gente deixe mais pessoas a par da importância do exame, para que a gente possa diminuir os casos e cuidar umas das outras, porque acho que afinal esse é o impacto do Outubro Rosa: uma mulher cuidando de outra mulher e a gente dissipando esse amor”, diz Juliana Steinberg Kanas, Diretora do Centro Área da Criança e do Adolescente da Unibes. 

Durante a pandemia, houve uma queda na procura por exames e notificações de casos de Câncer de Mama. É preciso ressaltar a importância do autoexame como forma preventiva e a procura por médicos, caso algo seja notado de diferente no aspecto e no tato das mamas. 

“O Outubro Rosa é uma chance que temos para parar e refletir a importância de todo mundo se envolver e se cuidar contra o Câncer de Mama. Se tocar, sugerir que todos façam exame e participem de uma ação como essa, onde a gente traz a conscientização dos exames para as meninas mais jovens da periferia, que teriam menos acesso e elas conseguem levar isso adiante e repercutir nas comunidades delas, para saber como procurar ajuda e para onde seguir”, comenta Kanas. 

Composto por dois pilares principais - Habilidades de Liderança e Inteligência Emocional, o programa impacta anualmente mais de 400 meninas, com idades entre 12 e 17 anos, em centenas de oficinas. O principal objetivo dessa parceria é trabalhar o fortalecimento da mulher com foco no empreendedorismo. Com turmas semestrais, o programa é coordenado por Zenobia Duch, Superintendente da Área da Criança e do Adolescente da Unibes, com conteúdo desenvolvido por Fabiana Alves dos Reis e também tem como base integração, autoconhecimento, apresentação e valores pessoais, reforçando temas como a importância de saber ouvir, facilidades e dificuldades para a boa comunicação, comunicação não verbal, empatia desenvolvimento do comportamento profissional, entre outros. 

“Esse projeto foi desenhado a dez mãos pela Unibes e Estée Lauder, então a gente, em conjunto com a coordenadoria da Unibes, começou a pensar o que a gente queria, qual seria o propósito desse projeto, o que gostaríamos de trabalhar, que é o empoderamento feminino, o empreendedorismo, ao mesmo tempo em que conversamos com essas meninas sobre contracepção, diminuição da gravidez e suporte para o mercado de trabalho. A gente sabe que quando transforma uma menina, transforma também todo o entorno dela, sua família e a sociedade”, analisa Sonia Galrao, Gerente Sênior de RH da Estée Lauder. 

Sobre a Unibes

Fundada em 1915, a Unibes orgulha-se de ser uma das instituições mais respeitadas do terceiro setor, reconhecida nos setores público e privado por sua credibilidade, eficiência e transparência. O público atendido pela instituição é formado por crianças, adolescentes, idosos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Hoje, mais de 20 mil atendimentos são realizados pela Unibes que tem o propósito de ajudar essas pessoas a transformarem a sua própria história de vida. Este trabalho tem o objetivo de apoiar a educação no contraturno, capacitar para o trabalho, desenvolver a autonomia individual e disseminar o interesse pela cultura, além de apoiar o resgate da autoestima e da qualidade de vida.  

A Unibes tem suas unidades distribuídas em 7 bairros da capital paulista, sendo elas o Centro da Criança e do Adolescente (CCA), o Centro de Educação Infantil Betty Lafer, o Serviço de Assistência à Família (SASF), o Centro Dia, o Núcleo de Convivência para Idosos, a Unibes Cultural, e o Bazar Unibes, além da sede Unibes no bairro Bom Retiro.


Comentários