Após cancelar sua vinda ao Brasil em 2020, por causa do coronavírus, autor francês , desembarca no país para o lançamento do seu novo livro e sessões autógrafos

Jean-Michel Vives - Foto divulgação

Impedido de vir ao Brasil para lançar seu livro “A voz no divã — Uma leitura psicanalítica sobre ópera, música sacra e eletrônica” em março de 2020, por causa da disseminação do coronavírus, Jean-Michel Vives, psicanalista e professor da Universidade de Côte d’Azur, desembarca no país para novos lançamentos. À época, o autor acatou a orientação do governo francês para que escolas e universidades não apenas interrompessem as aulas, mas também evitassem que o corpo docente viajasse para o estrangeiro.

Agora, em 2021, além de uma série de aulas e conferências, Jean-Michel realiza o lançamento dos livros “A voz no divã” (2020) e “Autismo e mediação” (2021), ambos publicados pela Aller Editora. O evento acontece na quarta-feira, 17 de novembro, na Livraria Martins Fontes Paulista, e vai contar com sessão de autógrafos. A entrada é gratuita.

No dia 16 de novembro, às 19h, Vives ministra presencialmente a conferência “Autismo e psicanálise: casos clínicos e modelos de intervenção”, na Faculdade das Américas, que fica na rua Augusta, 1508. Já no dia 18, às 20h30, em modelo virtual, o autor leciona a aula “O amor cortês: uma abordagem das ligações entre transferência e sublimação”, na página no Facebook do Corpo Freudiano São Paulo. E na sexta-feira, 19, às 8h30, acontece a conferência virtual “A orientação psicanalítica para o tratamento de pacientes com diagnóstico de autismo”, no Encontro do Laboratório de Psicopatologia, Sujeito e Singularidade.

Confira a agenda completa de eventos de Jean-Michel Vives aqui.

 

Sobre o autor: Jean-Michel Vives é psicanalista e professor de Psicopatologia Clínica na Universidade Côte d’Azur (França). É membro do movimento Insistance em Paris e do Corpo Freudiano – RJ (Brasil). Pesquisa sobre a dimensão pulsional da voz e a gestão social do gozo a ela associado. Interessa-se pela teorização dos desafios psicológicos da prática teatral. Participou, como dramaturgo, de inúmeras encenações teatrais e óperas. Ministra, regularmente, cursos e conferências em universidades de Nova York, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Toronto. Seus artigos foram publicados em várias línguas. No Brasil, além de A voz no divã, Jean-Michel Vives publicou os livros A voz na clínica psicanalítica e Variações psicanalíticas sobre a voz e a pulsão invocante.

Sobre a editora: A Aller Editora oferece em seu catálogo obras que se debruçam sobre os temas cruciais da teoria e da prática clínica, desde seus fundamentos até as repercussões dos debates atuais sobre o sujeito contemporâneo. Inspirada pelo verbo francês aller, que significa “ir”, a casa editorial convida leitores, atuantes na área de psicanálise ou não, a percorrer caminhos que cruzam fronteiras e a embarcar nesse desafio que é ler como movimento.

Comentários