Estilista Fernanda Yamamoto promove encontro da moda com a cultura da comunidade de Yuba em exposição no Centro Cultural São Paulo

 

Exposição YAMA: Fernanda Yamamoto & Comunidade Yuba - Agência Fotosite

Mostra reúne criações da estilista para apresentação do São Paulo Fashion Week N52 e objetos confeccionados pela comunidade autossustentável

Entre os dias 19/11 e 05/12, no Centro Cultural São Paulo, Fernanda Yamamoto se une à Yuba, comunidade autônoma criada na década de 30 por imigrantes japoneses na cidade de Mirandópolis, interior de SP, para realização da exposição Yama: Fernanda Yamamoto & Comunidade Yuba.

Além das peças assinadas pela estilista a partir de antigos quimonos de Yuba apresentadas na 52ª edição da São Paulo Fashion Week, a exposição conta com objetos produzidos pela comunidade, que sintetizam a história de um povo que soube perenizar suas tradições e assimilar a cultura brasileira.

Conhecida por seu sistema de vida autossuficiente, a Yuba se dedica à produção de alimentos, utensílios, instrumentos e brinquedos, ao mesmo tempo que promove a educação e as artes por meio do teatro, da música e outras expressões que buscam manter os traços de uma identidade japonesa dentro do contexto cultural brasileiro.


Elemento central no espaço da exposição, uma grande mesa comum construída pelos membros da comunidade abriga uma seleção de objetos por eles criados para o seu próprio cotidiano: de enxadas a panelas, brinquedos a violinos e figurinos a pinturas.

De um lado da sala se apresenta uma cronologia da história singular desse povo que partiu em busca de perenizar seus costumes num lugar distante de sua origem cultural japonesa. Do outro, encontramos as criações de Fernanda Yamamoto feitas a partir de figurinos antigos de espetáculos da comunidade.

Essa experiência apresenta um caminho traçado de como se reinventar (ou resistir) diante de situações limite, e nos recorda tudo aquilo que os fundadores de Yuba tentaram trazer e mostrar para esse novo mundo. 

 Serviço:

Exposição YAMA: Fernanda Yamamoto & Comunidade Yuba

Centro Cultural São Paulo - CCSP

19/11 a 5/12

Piso Flávio de Carvalho – Lateral 23 de Maio

Gratuito - Classificação indicativa: Livre

Comentários