La Casa de Papel traz reflexões importantes para aplicarmos no cotidiano

 

O RECOMEÇO DE TOKYO, A LIBERDADE OFERECIDA PELO PROFESSOR E A IRA DE SIERRA MARCAM A ÚLTIMA TEMPORADA

A série La Casa de Papel acaba de estrear a primeira parte de sua última temporada, mal sabia a Netflix, que um bando de ladrões faria um sucesso estrondoso mundial. A trama traça dois assaltos muito preparados liderados pelo Professor, um na Casa da Moeda Real da Espanha e outro no Banco Central da Espanha. A terapeuta transpessoal Wanessa Moreira traz lições importantes que podemos aprender com alguns dos personagens do seriado. "Existem várias vidas dentro de uma única, essa frase que a personagem Tokyo nos presenteia, mostrando que é possível recomeçar, que é possível amar intensamente mais de uma vez, com certeza é o desejo de muitas pessoas que estão vivendo uma vida frustrada e estão com a mente machucada", explica Wanessa.

Parece brilhante a ideia de ter uma chance de recomeçar, de jogar tudo fora, de deixar todos para trás e simplesmente abrir uma nova porta dentro da vida. Foi assim que o Professor montou o seu time tão amado de assaltantes. Ele deu para pessoas que já tinham perdido quase tudo uma nova chance, uma nova "família", uma direção e uma busca de liberdade de viver uma vida em abundância longe da rotina escravizante. Isso por si só já tem ingredientes suficientes para prender a atenção de milhões de pessoas, afinal quantas pessoas gostariam de mudar radicalmente a sua própria vida? E ainda ter alguém como o professor para cuidar de você, alguém inteligente, astuto e que sabe pensar, mesmo estando sob pressão sem surtar?

"Vivemos a era do pânico, do medo, onde nos deparamos com jovens tirando a própria vida por não saberem lidar com a dor de frustrações que fazem parte da vida cotidiana. As pessoas estão em muitos momentos sem rumo diante de tantas mudanças acontecendo pela vida, mudanças impostas pelo avanço rápido e constante tecnológico, mudanças impostas pela pandemia e todos os seus desdobramentos que ainda estão acontecendo. Vivemos um momento crítico onde não conseguimos saber muita coisa sobre o que vem pela frente, que 85% das novas profissões que existirão daqui 5 anos ainda não são conhecidas por nós, vivemos realmente sob muita pressão. E seria incrível ter um professor, olhando do lado "de fora" nos conduzindo pela vida, mesmo quando
ele está pressionado, mesmo quando ele está sem saída, ele descobre como agir"
, pontua Wanessa Moreira.

Outro ponto importante para nossa reflexão, é que a série nos joga durante muitos momentos em situações de impacto, quando a vida bate num muro a 150 km por hora em momentos terminais e decisivos - os finais de caminho. Neste momento não temos como voltar atrás -assim como quando sabemos de uma doença terminal de um ente querido, quando temos um momento de despedida de alguém que amamos e sabemos que não será possível encontrá-lo novamente, quando se perde um filho. Em cada assalto dessa turma querida de ladrões, eles nos brindam com a consciência da finitude, de que cada segundo pode ser o último, a consciência de que devemos perdoar com mais freqüência, não devemos arrastar dores emocionais e pendências, e ainda que sim, temos que colocar a energia em viver a nossa própria vida, afinal de contas a qualquer momento a vida pode ser tirada de nós, assim como foi dada um dia.

"A personagem Sierra trás com ela o dilema da vingança - querer se vingar e provar que está correta, até que ponto isso vai trazer frutos? Ou ainda, será que você está se vingando das pessoas corretas? Quem são os reais culpados das suas frustrações, e em que momento você está descontando em quem não te deve nada? Quem vive isso no cotidiano sabe que às vezes foi vítima de injustiças, e se pega "descontando" nas pessoas que não tem culpa do que você viveu, como se elas fossem as responsáveis pelos seus momentos ruins, e tudo vai ficando amargo - quem está do seu lado nesse momento da sua vida, é seu inimigo ou pode ser alguém que pode dar a mão e fortalecer para mais um passo?", finaliza

E ainda a série nos presenteia com um balde de coerência, lealdade, cuidado por quem está junto com você e respeito pela vida. Valores que com certeza devem ser cultivados nos dias atuais. Reflita.


Comentários