O que é ser pai? – Carta de aniversário escrita para um pai durante a Pandemia

           



Pai, a Pandemia/2020 – Covid19 – tem sido um grande marco histórico, contudo, jamais será maior do que nossa história e nosso amor! 

De primeiro momento, estou enviando uma farofinha feita por mim com muito carinho! Pois é, quem diria que um dia eu arrumaria tempo para isso, né?! É que conforme evoluímos, a gente aprende a arrumar tempo para o que e quem realmente é importante na vida.

Estou aqui escutando Fábio Junior, mais especificamente a música: “Pai”. Por isso, peço que só prossiga lendo essa carta, após também colocar a mesma música de fundo, pois não é justo apenas eu chorar.

Estou pensando também em qual presente te dar nesse ano. Eu iria fazer um churrasco surpresa, porém como minha irmã não está bem, deixei para fazermos depois. Além do mais, é claro que ainda tem aquele detalhe: meu presente sempre precisa ser marcante, especial e tudo mais. 

Por isso, decidi resgatar nossos velhos tempos aproveitando essa folha da agenda que você me deu quando fez um treinamento no seu trabalho, no qual está há 30 Anos! Que marco, que conquista, que Exemplo! 

E por que tanta certeza de que essa carta seria excelente para essa ocasião? 

Porque apesar da sua experiência e sabedoria incontestável, o senhor também se perde, tem dúvidas e sensações desse gênero. Afinal, é ser humano. 

Portanto, se pediu um sinal a Deus, aqui está ele.  

Te agradeço muito por sempre ter confiança mim, por passear comigo na garupa da moto desde a infância, inclusive, até hoje tenho cicatrizes das quais me orgulho, pois aprendi que cicatrizes valem a pena, ao contrário de medo excessivo.  

Aliás, obrigada por não desgrudar de mim durante aqueles mais de 365 dias de crise de pânico inexplicável. Lembrar de tudo isso me curou interiormente. 

Estou escrevendo aqui porque acho importante todos saberem o que é ser um verdadeiro pai. Afinal, apesar de ainda existirem pais amorosos no mundo, isso tem se tornado cada vez mais raro. Logo, sou abundantemente privilegiada em tê-lo ao meu lado. 

Considero uma missão linda conseguir compartilhar por meio do dom da escrita o significado de ser pai e o reflexo dele na vida dos filhos. 

Sabe por quê?  

Porque para começar, você me ensinou a ser livre. 

Porque você trabalhou por anos a fio de bicicleta passando em seu breve horário de almoço na minha escola e entregando minha marmita para eu ter a oportunidade de estudar em período integral.  

Porque ainda como se a jornada semanal não fosse esgotante o suficiente, prosseguia ainda aos finais de semana. 

Porque sempre soube quando dizer não e quando dizer sim a fim de ser justo com os quatro filhos (por mais que doesse em você). 

Porque nunca faltou das nossas pequenas comemorações em cada conquista, por mais simples que fossem. 

Porque suportou muitos julgamentos e situações que pareciam não ter saída, sozinho e em silêncio. 

Por quê? Há! Tantos porquês! Mas, sobretudo porque Deus habita em você e nos transmitiu princípios preciosos a partir de sua vida: honestidade, fé, caráter, trabalho e perseverança. 

Por fim, te agradeço por não ser perfeito, pois, eu também precisei ver isso para saber me perdoar quando deslizei! 

Não estamos aqui para sermos perfeitos, porém para fazermos o bem e sermos o melhor que pudermos, e olha quanto bem você faz para mim pelo simples fato de existir. Agora multiplica tudo isso por quatro (a quantidade de filhos que você tem). E lembre-se que além de pai, ainda é esposo, é filho, é amigo, é compadre, é padrinho, é tio, é avô, é profissional! 

E sabe... Sobre o atraso de postar a foto aqui, sei que me perdoa, pois, além de tudo, Pai é perdão!


Comentários