A Revista Projeto AutoEstima entrevista WANDA ROP a autora do livro "Paixões e Poemas de Uma Mulher Intensa". Acesse a página e leia na íntegra:

 

Wanda Rop, paulista, residente em Porto Velho-RO, escritora, poetisa, Pós-Graduada em Estudos Linguísticos e Literários, Docência do Ensino Sup. e Neuropsicologia; Gestão Escolar e MBA Executivo em Negócios Imobiliários e Turismo, é empreendedora, sócia-adm. da Imobiliária LVF Imóveis e possibilita estágios para novos profissionais na área de Consultoria e Negócios Imobiliários. Atualmente Acadêmica Curso Superior de Filosofia, com colação de grau prevista para Jan 2022. Major PMRO, formada em Segurança Pública na Academia Da PMBA. Vida cheia de amor aos livros, foco e muita fé! Autora do Livro “Paixões e Poemas de uma mulher intensa” (Ed Sunny/Ed Uiclap).

ENTREVISTA:

Revista Projeto AutoEstima: Para iniciarmos, poderia contar para os nossos leitores como surgiu o seu interesse pela escrita?

Wanda Rop: Minha inclinação à Literatura surgiu muito cedo, por ser filha de pais que não possuíam conhecimentos profundos, além da básica alfabetização, minha ânsia para aprender era muito grande. Lembro-me do meu pai contando lindas histórias infantis que ele criava em sua mente e nos alegrava muito. Minha mãe incentiva a estudar e sempre lutou muito para que seus filhos um dia ingressassem em uma faculdade. Apesar de muitos obstáculos, percorrendo bibliotecas das escolas nas quais estudei e as públicas municipais, desde o início da adolescência me dedicava às inúmeras leituras de diversos autores brasileiros renomados e isso, teve sequência durante todos os anos a seguir, alguns autores me encantaram com suas obras: Machado de Assis, Mario Quintana, Cecília Meireles, Clarice Lispector e muitos outros. Meus primeiros poemas foram escritos quando eu ainda tinha onze anos de idade e, somente em meados de 2020/2021, foram publicados em meu livro, recentemente publicado, “Paixões e Poemas de Uma Mulher Intensa”. Sou uma apaixonada por livros, poesias e estudar aspectos mais profundos de nossa literatura, para tanto resolvi me especializar em “Estudos Linguísticos e Literários”.


Revista Projeto AutoEstima: Você é autora do livro "Paixões e Poemas de Uma Mulher Intensa", ( Editora Sunny/Uiclap). Comente.

Wanda Rop: Durante este período tenso de pandemia, parei para refletir sobre meus maiores objetivos não realizados, assim pude “despertar” e “agir” no intuito de tornar real um sonho antigo. Assim, comecei a rascunhar o que se tornaria o Livro "Paixões e Poemas de Uma Mulher Intensa", publicado em 2021, através da Editora Sunny/Uiclap. O livro é composto por poemas escritos no decorrer de algumas décadas e foram guardados com muito carinho, mas o amor e a paixão pela poesia tinham que ser transpostas também para o papel para que outras pessoas pudessem experimentar tais sentimentos. Todos os meus poemas foram criados de acordo com as inspirações noturnas que sussurram em meus ouvidos as palavras de amor, doçuras e sofrimentos. No qual, em êxtase, as palavras se emolduram em textos poéticos. Minha vida já é um conto de uma menina simples e tímida, do interior de SP, que conquistou o que sonhava através dos estudos e nunca deixou de recitar o amor e a gratidão, até no olhar fui e sou poesia. Eu escrevi as páginas da minha história. Com apenas 18 (dezoito) anos fui aprovada para um concurso público da PM de Rondônia, Estado distante da minha cidade, cerca de mais de 2mil km rodados, e me dediquei à carreira. Algo que nunca deixei de lado foram os meus poemas e a vontade de um dia publicar livros para eternizá-los.

Sou menina, sou mulher, esposa, mãe, sou forte, meiga, determinada e apaixonada pela vida.

Posso ser única, posso ser infinita, posso ser bela e posso ser fera!

Muito prazer em conhecê-los, parabéns aos que ainda conseguem se deliciar através da leitura.

Como já narrei, desde pequenina me apaixonei pela poesia, a área literária sempre me encantou. Os versos bonitos causavam alegria no meu ser.  Sou uma paulistinha, nascida na cidade de Pirapozinho-SP, mas rondoniense de coração, e os livros são minha paixão, era uma devoradora de romances e admiradora de grandes autores brasileiros. Na década de 90 ingressei para faculdade federal, objetivando estudar Letras, ao mesmo tempo em que era uma dedicada policial militar no Estado de Rondônia, carreira na qual hoje sou posto de Major da Corporação.  Força   e Poesia se misturaram em meu ser e tive que saber ter discernimento para distinguir os contrastes existentes em meu ser e equilibrar meus instintos e objetivos. Sou completa e sou repleta de inspirações felizes. Hoje, posso contemplar meu verdadeiro eu, sou poetisa na alma.

Indico meu livro para quem busca a leveza da poesia, e o objetivo maior é acariciar a alma dos leitores, por isso que ao escrever exprimo a leveza da minha alma e amor, mas também há revelações de assuntos como solidão e amores não recíprocos, afinal o poema também reflete a verdade sobre todos os tipos de sentimentos.

Tenho a loucura de viver a vida sem medo, de me deparar com a felicidade existente nos pequenos detalhes diários, valorizo o que o universo me proporciona.


Revista Projeto AutoEstima: Como se deu o processo de criação do seu livro Paixões e Poemas de Uma Mulher Intensa e quais as suas inspirações?

Wanda Rop: Minha aventura em busca de organizar o conteúdo para a produção do Livro teve início no final de 2020 e em 2021, procurei à Câmera Brasileira do Livro para Registro Autoral dos meus textos poéticos e tentei compreender um pouco sobre o assunto referente à edição e todo processo para publicação de um livro. Com o passar dos meses conheci a Editora que me forneceu uma boa assessoria e me indicou as etapas do processo, desde as imagens, conteúdo, capa, ISBN e outros detalhes. Assim, o resultado foi surgindo e no mês de setembro de 2021 o Livro estava pronto e foi lançado. Os meus poemas foram escritos no decorrer de muitos anos e o romantismo é marcante em meus textos, porém tenho alguns poemas voltados à temas como “diversidade social, cultural e racial”, como acadêmica do curso de Filosofia tenho uma visão bem forte e realista sobre tais assuntos. As minhas inspirações poéticas nem sempre são baseadas em fatos reais, algo muito encantador acontece e durante às madrugadas é como se as palavras surgissem em forma de sussurro em minha mente e, assim se transformam em poemas. No entanto, tenho poemas baseados em experiências vivenciadas e também por experiências observadas em relacionamentos alheios, os quais me trouxeram à tona inspirações românticas.

 

Revista Projeto AutoEstima: Gostaria de destacar uma frase que você acha especial no livro " Paixões e Poemas de Uma Mulher Intensa"?

Wanda Rop: Sim, 03 (três) trechos com os quais minha personalidade se identifica muito, pois aprecio viver intensamente e espalhar sentimentos de amor por onde passo:

·        “...momentos saboreados, bem vividos, alegria alimentada ao lado de quem se ama. Amor intenso age na minha imaginação, sentimento que ressoa pelo mundo, louco e imortal, que pode até nos fazer sofrer, mas não podemos nos embebedar na tristeza, nem cair no precipício da nossa mente. Não adie a vida, nem os seus desejos, não seja um tolo que nunca amou, seus pedidos serão realizados conforme sinais do céu” 

·        Ser leve, ser poesia, ser avessa e resistente às críticas de quem em nada contribui para melhorar nossa existência. Resiliência, amor-próprio e compaixão. O mundo precisa é de amor e de muita gratidão 

·         “A paixão pode ser avassaladora, insensata, não tem limites. Sentimento turbulento que surge em nossa vida e não entendemos o motivo, nem queremos entender, só viver intensamente cada segundo, como se fosse o último ao lado daquele ser. Se for somente paixão, se o amor não chegar, os corpos terão se saciado num envolvimento secreto e gostoso. Não te prendas a tentar compreender, só desfrute o instante, nesse sobressalto de felicidade que faz o sangue esquentar nas veias, use todos os seus sentidos nessa entrega, antes que o sonhe desabe com a realidade”

 

 Revista Projeto AutoEstima: Quais são os seus livros prediletos?

Wanda Rop:  O primeiro livro que li, ainda menina,  e se tornou o meu preferido Dom Casmurro, Machado de Assis; A Hora da Estrela, Clarice Lispector; Mulheres que correm com os lobos, de  Clarissa Pinkola Estés;  Poemas completos de Alberto Caeiro, de Fernando Pessoa e Poemas concebidos sem pecado, de Manoel de Barros, e muitos outros, inclusive o meu!

 

Revista Projeto AutoEstima: Como você analisa a questão da leitura no país?

Wanda Rop:  Leitura é questão de hábito, exige boa vontade e também incentivo. Vivemos num país com situação de grande desigualdade social, que não permite ou dificulta que o acesso à escola se torne uma realidade para inúmeras crianças e jovens e adquirir livros seria algo incompatível com a realidade em que vivem, na qual tantas outras necessidades são essenciais à sobrevivência.

No Brasil também, uma expressiva parte da população que possuem boas condições de acesso social não gosta de ler, seja por falta de acesso aos livros, falta de tempo ou por questões financeiras e de interesse pessoal. Dificilmente as famílias possuem o costume de incentivar as crianças a lerem livros desde cedo, a rotina moderna e dinâmica também provoca “a ausência”, é necessário um esforço a mais, abdicação, para ler todas as noites algum texto ao lado dos filhos. Sei que nem sempre é fácil. Outro fato atual é a presença da tecnologia, muitos buscam respostas rápidas para tudo, inclusive resumos de livros para facilitar a vida acadêmica. Sem exemplo é difícil que os pequenos despertem o interesse pela leitura, mas não é impossível. 

Revista Projeto AutoEstima: Se você pudesse mudar algo em nosso país o que mudaria?

Wanda Rop: Reduzir um pouco da desigualdade existe através da educação e do bem-

estar social (difícil aprender estando faminto e doente). É triste saber que todos os dias pessoas sofrem em situações de miséria e que, crianças sonhadoras e criativas tem o belo futuro interrompido por falta de condições sociais e financeiras.

 

Revista Projeto AutoEstima: Quais dicas você daria aos autores em início de carreira?

Wanda Rop:  

·        Ame o seu trabalho em primeiro lugar;

·        Confie na sua capacidade e intuição;

·        Pesquise sobre sua área e não espere respostas prontas para suas dúvidas;

·        Defina seus objetivos;

·        Tenha os contatos de editoras, revistas e jornais acadêmicos;

·        Crie suas redes sociais voltadas à exposição das suas obras;

·        Registre suas obras (Direito Autoral)

·        Persista;

·        Nem sempre as oportunidades surgem, na maioria das vezes é você que terá que buscá-las!

·        Analise as críticas, eleve seu emocional e aperfeiçoe o que puder;

·        Tenha capacidade de recomeçar sempre e se inovar!

 

Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber mais sobre você e o seu trabalho literário?

Wanda Rop: O Livro  “Paixões e Poemas de Uma Mulher Intensa” está disponível para venda nos links da Loja UICLAP (Possui Medalha Seller) e também na Amazon:

https://loja.uiclap.com/titulo/ua11726/

https://www.amazon.com.br/dp/6500316207/ref=cm_sw_r_apan_glt_i_YRDAZBD23GREW907AK48

No site www.amorempoesias.com.br é possível conhecer um pouco mais sobre esta autora e sobre as belas antologias das quais faço parte e tenho a honra de ler meus poemas publicados.


Revista Projeto AutoEstima: Você tem uma grande participação em antologias, incluindo as antologias da Revista Projeto AutoEstima. Quantas antologias você já participou? Comente.

Wanda Rop:  Adoro a poesia e escrever me proporciona grande felicidade, espalhar amor e todos os bons sentimentos através dos meus poemas se torna possível para um número maior de leitores que apreciam a literatura, portanto eu sempre participo das Antologias com Editais em Aberto, inclusive da Revista Projeto Autoestima, e no momento já tenho meus textos poéticos publicados em 23 antologias, de diversas  Editoras Brasileiras,  e  estou participando de alguns concursos de literatura atuais, que ainda não foram concluídos.

 

Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos para 2022?

Wanda Rop: Sim, estou escrevendo meu próximo livro de poemas, que desejo lançar ainda em 2022, ainda não tenho definição do nome da obra. No entanto, será repleto de sensibilidade, romantismo e trechos envolventes e apaixonantes. Também quero me dedicar às ações literárias das Academias em que fui efetivada em 2021: Academia Intercontinental Sênior de Literatura e Arte (AISLA) e da Ordem Literária Omnium (OLO), Academia Internacional de Literatura Brasileira/Focus Brasil New York (AILB); AIML (Academia Internacional Mulheres das Letras); Academia Brasileira de História e Literatura (ABHL), da Academia de Letras do Brasil-Suiça (ALB-SUÍÇA), para a qual no dia 28dez21 tive a honra de ser aprovada como Acadêmica, a poesia brasileira rompendo fronteiras. Outro orgulho é estar efetivada e comprometida com a UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES (UNE). Pretendo participar intensamente do contexto literário, propagando e valorizando a Literatura Brasileira em nosso país e no mundo. 

Perguntas rápidas:

Um livro inesquecível: Dom Casmurro, Machado de Assis

Um hobby:  Leitura e Filmes

Um (a) autor (a):  aprecio muito os poemas de Vinícius de Moraes e de Carlos Drummond de Andrade

Um ator ou atriz: Admiro Fernanda Montenegro 

Um filme: o emocionante Morte e Vida Severina, dirigido por Walter Avancini

Uma cor favorita: azul 

Uma recordação especial: considero todos os dias especiais, mas as datas em que nasceram meus filhos foram marcantes em minha vida.  Sou uma pessoa que agradece o dom da vida ao acordar e antes de adormecer, sempre consigo aprender algo novo e experimentar sensações diferentes a cada dia que a vida me concede. São tantos momentos especiais, viver é especial, é uma benção! 

Um desejo para o futuro: Que nossas crianças tenham mais oportunidade de estudar e conhecer mais sobre a literatura brasileira, que tenham acesso aos livros sejam eles físicos ou virtuais. Todos os incentivos do poder público e da iniciativa privada são fundamentais para termos cidadãos “leitores” e por conseguinte, bons escritores.  Que meu Projeto “Leitura na Periferia” tenha continuidade e êxito no futuro, onde levo livros a essência da Poesia, em leituras para jovens e crianças sem condições de ter um momento literário, que essas crianças e jovens conquistem seu espaço e independência intelectual no país em que viemos, despertar o senso crítico e, através da leitura, saber analisar a realidade que nos envolve. 

 

Revista Projeto AutoEstima: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Wanda Rop: Sinto-me muito feliz e realizada por esta entrevista, agradeço à organização e direção da Revista Projeto Autoestima a oportunidade e solicito àqueles que apreciam poemas que leiam o meu livro “Paixões e Poemas de Uma Mulher Intensa”

Escrevo com amor sobre o amor e sempre digo às pessoas que me cercam que não se deixem levar pela ambição desmedida, nem se desesperem para obter títulos ou altas posições sociais. A vida devolve o que você deseja aos outros, então sempre mentalize positividade ao seu próximo.  O importante nesta vida é que não deixem nunca de falar o que sentem uns pelos outros. Sentimento guardado é um malefício para alma, amor e poesias são maravilhosos   para aliviar as tensões existenciais.

 

Comentários