Livros com playlist no Spotify: De Edith Piaf a Noel Rosa, "Temporada 1" está cotado como presente de Natal para os amantes da série Lost

 

Dados do 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil divulgados pela Nielsen mostram que os livros ocupam a segunda posição no ranking da lista de presentes mais vendidos no Natal, perdendo para produtos de beleza e ganhando de itens para animais de estimação, acessórios e bebidas. Esse cenário está impulsionando a venda de novos estilos literários. ''Temporada 1'' surge com trilha sonora, que vai desde músicas francesas à Bossa Nova, e já negocia com gigantes dos streamings para virar série.

Brasil, dezembro de 2021: O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Nielsen divulgaram os resultados do 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil. De acordo com a pesquisa, de janeiro até o início de novembro deste ano, foram vendidos 43,9 milhões de exemplares, número 33% maior que 2020 e 31% superior a 2019, ainda antes da pandemia.

No Natal o cenário não é diferente, os livros vêm como uma ótima opção de presente, sendo acessíveis para todos os bolsos e capazes de agradar a maioria das pessoas.

O queridinho desse Natal e que está sendo um dos personagens nas cartinhas para o papai Noel é o livro Temporada 1, da Vanessa Sap.

A ficção é retratada no Centro de Emagrecimento Ingatori durante a semifinal da Copa de 2014. Enquanto os frequentadores testemunham o fiasco histórico do 7 x 1, flashbacks narram suas trajetórias individuais: embora tenham naturezas distintas, todos têm alguma correlação com os quilos a mais e suas dificuldades.

“Os nomes dos personagens - que são mais de 50 - homenageiam artistas plásticos contemporâneos brasileiros, que de alguma maneira me serviram de inspiração”, comenta Vanessa, ao revelar que Michel Houellebecq, Luis Fernando Verissimo, Monty Python, Woody Allen, Lucille Ball e Bansky são apenas algumas das influências.

O cenário musical se faz especialmente presente, afinal a arte expressa-se de inúmeras formas. Cada capítulo conta uma história e a respectiva "música- título" fornece o clima daquele relato. A playlist, cujo código do Spotify está nas primeiras páginas, é diverso e cosmopolita tal como os indivíduos representados: Rimsky-Korsakov, Metallica, Noel Rosa, Infected Mushroom, Mercedes Sosa, Edith Piaf, Sidney Magal, entre muitos outros. 

Inspiração na série Lost

Este formato, em que cada fragmento tem um enredo supostamente autônomo pode remeter à serie americana Lost. Entretanto, ao invés do mistério se iniciar com a queda do avião, o suspense que une todas as tramas no livro Temporada 1, de Vanessa Sap, surge só no final.

A escritora Vanessa Sap afirma que o livro Temporada 1 deriva de um ativismo por uma sociedade mais tolerante e sem a pressão sobre o peso alheio.

“Quem quiser que fique magro. Muito magro. Quero poder ser gorda. Muito gorda”, comenta a autora ao revelar que esses textos também decorrem de uma das utopias preferidas: seu projeto de aposentadoria.

Aliás, o tema esbarra em discussões bastante atuais. Como o racismo, (aos antigos preconceitos somam-se novos, como a predileção por magros), as dependências (comida sendo apenas um deles) e o machismo – as cobranças por aparência ainda são muito mais corrosivas para mulheres, por exemplo.

Dessa forma, Vanessa Sap arremessa uma pedra no espelho em que a sociedade se enxerga: “gordofobia” e “classemediofobia” são apenas alguns dos cacos.

Esse livro conta com aquele “Q” a mais e garante um belo presente nesse fim de ano. E aí?  O que acha de adquirir agora o seu presente de fim ano? 

SERVIÇO DO LIVRO

Editora Labrador

Idioma: ‎ Português

Número de páginas: ‎ 132 páginas

Link para a compra na Amazon: https://url.gratis/qGgeiM

Link para ouvir a playlist ambientada e feita especialmente para o livro: https://url.gratis/EYwW49

Rede Social – Vanessa Sap https://url.gratis/mcdftJ

Editora Labrador - https://url.gratis/N5qkNj

Instagram - @vanessa_sap_oficial

 

Avaliações na Amazon: Não vale você ler no seu celular, por exemplo, e dar as estrelinhas no final da leitura. Isso não chega na página de avaliações do livro na Amazon. O que você precisa mesmo fazer é acessar a página do livro na Amazon e clicar no botão "Escreva uma avaliação". Depois disso, aí sim você dá as estrelinhas, escreve um comentário (pode ser pequeno, pode ser grandão!) e depois clica em enviar. Pronto! Sua avaliação vai aparecer em poucas horas na página do livro e vai ajudar muito!

Comentários