O cérebro após a maternidade

Foto divulgação

Todos sabem que a maternidade ou paternidade, muda a vida, a rotina e todos os planejamentos de uma pessoa. Essas mudanças são tão detalhadas e únicas que inclusive causa um pouco de medo e apreensão se estamos ou não preparados para elas... Quando falamos de mudanças após o nascimento de uma criança, pensamos logo em viagens, carros maiores, casa com brinquedos jogados pela sala, cansaço extremos nos primeiros meses, mudanças no corpo da mãe, retirada do salto alto para um tênis ou sandália rasteira, enfim, diversas mudanças e planejamentos que só de pensar às vezes causam pânico. Ocorre que essas mudanças podem ir além do que conseguimos ver. Sim, além, das transformações no corpo, o cérebro da mulher também muda, preparando-se para a chegada do novo ser humano... O cérebro da mulher passa por modificações na estrutura, que alteram o comportamento da nova mamãe, e aumenta a motivação para os cuidados com o pequeno que irá integrar a família. E justamente essa mudança permite que o lado mãe fique mais aflorado, conseguindo lidar melhor com essas mudanças e ainda trazendo uma sensação de felicidade. Com certeza você já se deparou ou conheceu alguém que teve insegurança antes de o filho nascer, ou por ter receio de não saber cuidar ou de não saber o que fazer em alguma situação... Eu já passei por isso três vezes. Inclusive na primeira gravidez meu obstetra que me acompanhava me disse tentando me acalmar com toda a insegurança que me acometia naquele momento: “Quando uma criança nasce, nasce uma mãe com ela...” Naquele momento não consegui entender essa frase, achei que era mais algo motivacional para me deixar menos aflita com o nascimento da minha primeira filha, mas hoje, realmente acredito nessa frase... A natureza é tão perfeita nos mínimos detalhes, que faz com que o nosso corpo se prepare e se modifique para que saibamos o que fazer quando esse novo integrante da família nascer... Isso tudo foi descoberto através de uma pesquisa recente da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, e o que considerei mais interessante foi o fato de que se comprovou que não apenas as mamães que passaram pela gestação tiveram essas mudanças, mas também os pais adotivos... Ou seja, mais uma comprovação de que o amor muda tudo...

Comentários

Postar um comentário