5 lições de vida que aprendi com Salomão

Fonte: divulgação

Salomão é, sabidamente, o autor do livro de Provérbios, por excelência o livro mais sábio de que se tem notícia. E é o muito provável autor de outro sábio livro, o Eclesiastes - ambos fazem parte da Bíblia Sagrada e da crença judaica. 

A história judaica - sempre bem documentada por seus descendentes - conta que Deus ofereceu a Salomão, filho do rei Davi, um pedido, qualquer coisa que quisesse. O rei Salomão não pediu riquezas, força, inteligência, mulheres, ele pediu SABEDORIA. Por isso, acabou conquistando todas estas coisas, tendo levado, ao menos até o fim de sua vida, em uma jornada sábia e um reino próspero, o mais rico do mundo - dizem, de todas as eras. 

O livro de Eclesiastes, conhecido como "o livro mais amargo da Bíblia", é atribuído a um Salomão já velho, desiludido, porém ainda sábio. "Vaidades de vaidades, é tudo vaidade e névoa do nada", seria o resumo do Eclesiastes. Pois bem, eu "enfrentei" o amargor de Eclesiastes. E descobri algumas lições que gostaria de compartilhar com você. 

Elas foram escritas por um homem riquíssimo, na verdade o mais rico do planeta, que teve setecentas esposas e quinhentas concubinas (a poligamia era permitida pela Lei judaica), que erigiu grandes obras e, sem dúvida, pode ser considerado o homem mais sábio que já pisou na Terra - sua sabedoria foi dada diretamente por Deus, de cuja boca vem a Sabedoria.

Nem todas são lições agradáveis, mas, com certeza, úteis. Vamos lá?

1 Não há marcos seguros e inabaláveis na vida

É isso mesmo, este homem andou com Deus, buscou a Deus e, como disse, experimentou tudo o que seus olhos desejaram, mas viu que "não há sentido na vida", as coisas acontecem porque acontecem. É claro que Deus é Justo Juiz, mas sua justiça e seus caminhos são mais altos que os nossos. Então, não tente entender tudo, contente-se em aceitar o tempo e o "suposto" acaso. Isso não significa se acomodar, é evidente.

2 Escolha viver

Apesar de todo o enfado, tédio e vácuo, da falta de sentido "debaixo do sol", o Eclesiastes nos aconselha a "escolher viver". Isso, sabendo que vamos morrer, visto que "até um cão vivo é melhor que um leão morto" - à época, os cães eram desprezados, e os leões, admirados. Enquanto você está vivo, alguma coisa sempre pode acontecer. Ou não. 

Se a sua vida depende de um milagre, viva esperando um milagre. Viva, "o tempo nãao para", só nós é que podemos parar no tempo. 

3 Desfrute o efêmero

Muita gente, especialmente religiosos rigorosos, tendem a pensar apenas na Eternidade, no pós-morte, que na verdade é "o grande abismo" como definiu C. S. Lewis - autor de As crônicas de Nárnia - em seu livro assim intitulado. 

Mas, se vamos morrer, precisamos antes viver! Muita gente acredita em reencarnação, entretanto, o Eclesiastes afirma que o homem viverá apenas uma vez debaixo do sol, quer dizer, neste plano.

Trabalhar, e com o suor do seu trabalho comer, beber um bom vinho (para quem pode beber álcool, ou prefira um suco!), fazer uma boa festa, mesmo sem motivo, isso é o que o Eclesiastes, na amargura do fim de sua vida, nos aconselha. 

O passado já passou e não pode ser mudado - apenas seus sentimentos em relação a ele -, o futuro é incerto, então viva o presente. Não significa não ter planos e sonhos, é claro! Mas aproveite cada instante de alegria e paz na difícil vida que temos debaixo do sol.

Celebre a vida! Ela é um presente.

4 Divida os dias com pessoas amadas

Assim diz o Eclesiastes, na pessoa do ancião Salomão: 

"Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os dias sem sentido! Pois essa é a sua recompensa na vida pelo árduo trabalho debaixo do sol." (Eclesiastes 9:9).

AME MUITO, AME A SI MESMO(A) SEM CAIR NO BURACO DO NARCISISMO INSACIÁVEL, presente, especialmente, em nossa época de redes sociais. 

Ninguém desfruta a vida plenamente sozinho! Ninguém! Somos criados para vivermos com quem gostamos, amamos, apesar dos necessários momentos de solitude: a solidão necessária para a paz interior, o autoconhecimento e até o descanso.

Tenha coragem, mesmo com medo, tenha fé, amor, perdão, não se culpe nem culpe tanto aos outtros, no fim estamos todos debaixo do mesmo sol.

5 Diga mais "sim" que "não"

Mas que loucura é esta?!

Ser "capacho", bobão, insensato? Não, é o que nos ensina Salomão no fim de sua vida, já bem vivido como poucos sobre a terra viveram. Quem sempre diz "não, não e não", seja para si mesmo(a), seus filhos, cônjuge e outros, acaba amargurado e amargurando outras pessoas. Muitos "nãos" são desnecessários, e tiram o sabor da vida! 

Por que não fugir um pouquinho da dieta? Deixar o filho se sujar no parquinho, comer mais sobremesa... Meus pais sempre disseram muito "não", corretamete moldando o caráter de seus fillhos - o sempre "sim" é perigoso! Mas, hoje vejo, devido a crenças religiosas ou tradições ultrapassadas, muitas vezes. À  mania de contestar, de ter razão. 

Saiba dizer "não", mas não deixe de dizer "sim" quando não for necessário negar. E, se errar de vez em quando na permissividade, você viveu e fez outros viverem, não é mesmo? Antes que não viver nada e fugir de tudo.

Entregue-se! 

É claro, sem tirar totalmente os pés no chão. Disse Clarice (Lispector): "Ser feliz é uma responsabilidade muito grande. Pouca gente tem cragem. Tenho coragem mas um pouco de medo. Pessoa feliz é quem aceitou a morte". Depois da morte, vem o hiato, já avisava o Eclesiastes. Além disso, rancor, solidão e amargura literalmente matam! 

Assim como a insensatez... Busque a sabedoria junto à felicidade!


É isso! Espero que tenham gostado! Ainda que você não seja cristão(ã) ou judeu(judaica), sempre poderá encontrar sabedoria na vida de Salomão, o homem mais sábio e rico que já existiu! E, sabe? Não foram as riquezas que mais encheram sua alma, foi a Sabedoria!



Até mais! 


Comentários