Ano Novo, Vida Nova: cuidados e recomendações para quem deseja iniciar uma atividade esportiva com resultados


Foto divulgação

Se na sua lista de desejos está incluso começar uma atividade esportiva, essa dica é para você. Estabelecer uma rotina de exercícios pode contribuir para a melhora do sistema imunológico, incluindo a redução da glicemia, controle do peso, pressão arterial e colesterol. Outro ganho da prática regular é a diminuição de eventos cardiovasculares, aumento da sensação de bem-estar e controle nos quadros de ansiedade.

Mas não se engane. A prática de exercícios físicos deve estar associada a uma alimentação equilibrada com frutas, verduras, legumes e alimentos menos gordurosos e açucarados que tenham excesso de açúcar refinado “embutido” na composição. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que adultos realizem ao menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica por semana e, crianças e adolescentes cumpram a carga média de 60 minutos por dia. 

A nutricionista da Flormel, Amanda Matos, explica que as atividades aeróbicas são uma ótima alternativa para iniciar o novo hábito. “Corrida, caminhada e ciclismo são ótimos exercícios. Eles movimentam grande parte da nossa musculatura dando uma resposta rápida no organismo que ajuda a diminuir a gordura visceral”, diz.

Sobre as refeições, a especialista explica que uma boa alimentação deve ter vegetais frescos no almoço e jantar. Outra sugestão é dar preferência aos alimentos fontes de proteínas mais magras e saudáveis como as de origem vegetal: feijão, lentilhas, grão-de-bico, ervilha, cereais integrais, sementes, castanhas e vegetais verdes escuros. Temperar generosamente com cúrcuma, coentro, orégano, cebola e optar pelo azeite é outra indicação. Na hora da sobremesa, dê preferência às frutas cítricas, como acerola, laranja, mexerica, kiwi e abacaxi que possuem vitamina C, componente responsável pela absorção de diferentes nutrientes que consumimos durante o dia.

Agora, se você não abre mão de um doce, pode ficar tranquilo. O que vale é ter uma alimentação equilibrada e, assim, os momentos indulgentes não precisam ficar de fora. “Se a ideia é acrescentar um docinho na sua forma mais natural possível, a minha dica é a Bananada Flormel. O alimento é capaz de garantir mais energia durante o treino e maior saciedade ao longo do dia, além de ser feito com a própria fruta in natura e envolvida na farinha de banana verde”, explica a nutricionista. 

Além da forma natural, a composição do doce de banana é sem adição de açúcares, sem glúten, sem adoçantes, fonte de fibras e vegana - certificada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). 

Outra opção é a linha de Tabletes da Flormel, que oferece doces típicos brasileiros como paçoca, cocada, pé de moleque, doce de leite e goiabada. Muitos desses tabletes apresentam frutas e castanhas in natura em sua composição. Todos os tabletes são sem adição de açúcares, sem glúten e adoçado naturalmente com taumatina, um adoçante 100% natural de origem vegetal que vai de encontro com a grande demanda por um estilo de vida mais equilibrado. Esses docinhos saudáveis também são super práticos podendo ser incluídos com facilidade na bolsa, mochila ou pochete garantindo uma dose a mais de energia. 

“A cocada que possui 59% de coco in natura, o


que pode fornecer alto desempenho durante e após a realização de atividades físicas. Já a goiabada é feita com 70% de polpa de goiaba, podendo dar aquele impulso no treino, além de ter propriedades funcionais que relaxam o corpo e combatem o estresse. Outra opção é o doce de coco com abacaxi, que tem 53% de fruta in natura que serve como fonte de energia e tem poder antioxidante que está sendo cada vez mais estudado e aclamado pela ciência”, finaliza a nutricionista.  

Sobre a Flormel: 

Fundada em 1987, na cidade de Franca em São Paulo, a Flormel traz a proposta de uma alimentação mais prazerosa e consciente. Comercializada em todo o Brasil, o propósito da marca é reconectar as pessoas com a vida natural, sendo natural uma vida real e sem filtros, com menos artificialismos. É um modo de viver simples, leve e com prazer.

A Flormel leva sabor com saúde em forma de chocolates, sobremesas e snacks da forma mais natural possível e tudo sem adição de açúcares para atender às mais diferentes necessidades alimentares e estilos de vida. É só coisa boa!

Comentários