Brasileiro radicado na Inglaterra lança livro no interior de São Paulo

Rodrigo Pietro Valentim Moreira, natural da cidade de Garça,  no estado de São Paulo,  mora há  anos na Inglaterra,  e está no Brasil para lançar seu primeiro livro de contos intitulado "Peripécias Peripatéticas".  

O autor teve a maior parte dos insights para os contos durante as viagens de trem que faz cotidianamente na Inglaterra.  E fez questão de manter os textos o mais próximos possíveis da ideia original de cada um deles, respeitando inclusive a língua que pensou cada história.  O resultado é um livro com a maioria dos contos em português e outros em inglês.  

 

Pré-lançamento com parte da renda arrecadada doada para creche  

O autor realiza o pré-lançamento do livro no domingo, 16 de janeiro,  das 20h30 às 22 horas, na cidade de Álvaro de Carvalho,  no Salão Pastoral Eugênio Ceroni. E parte da renda será doada para Creche Nazaré.  O evento contará também com apresentação do Coral Santa Cecília.   

Pietro Valentim declara: "Acredito que cada um de nós pode contribuir para a diminuição dos problemas sociais, cada ação conta, por isso, parte da venda dos livros que vender - dos que estão para comercialização direta comigo - será doada para a creche Nazaré,  que conheço o bom trabalho de assistência que realiza". 

 

Lançamento em Garça  

E no dia 27 de janeiro o autor lança o livro "Peripécias Peripatéticas", em Garça,  sua cidade natal. O evento acontece na Biblioteca Municipal de Garça Dr. Rafael Paes de Barros,  das 18h30 às 20h30.   

Pietro Valentim destaca:"Estou feliz em poder lançar meu primeiro livro na cidade em que nasci, na Biblioteca Municipal,  com meu livro no espaço reservado para autores de Garça" e completa: "podemos morar em qualquer lugar do mundo,  mas a cidade que nascemos faz parte de nossas memórias afetivas e poder retornar a cidade - em um momento de pandemia - para lançar meu livro é muito importante para mim". 

 

Peripécias Peripatéticas  

O tempo, o relógio,  o movimento,  o trem, as frases curtas, os pequenos detalhes,  o tempo verbal passado, a memória e a mistura de narradores estão presentes e muitas vezes interligados entre um conto e outro.   

A presença da mãe,  de memórias da infância, a crise existencial, a relação entre Deus e o diabo, o pecado e o sagrado, o amor e o ódio, enfim alguns dos temas universais estão presentes e levam o leitor a se identificar com os fatos narrados.  

"Os textos são escritos e deixados, na maioria das vezes, em sua forma orgânica,  para permanecerem o mais fiéis possível à primeira ideia. Como autor, creio que esse processo tende a dar mais autenticidade à obra. Assim, parafraseando Clarice Lispector, 'toca ou não toca'."

 

Sobre Rodrigo Pietro Valentim Moreira  

Nascido em Garça,  SP, é formado em Tradução pela Universidade do Sagrado Coração em Bauru, pós-graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero,  em São Paulo.   

Cursou o último ano da High School nos EUA,  morou na Itália e atualmente mora na Inglaterra e  trabalha em uma multinacional francesa. Já são 16 anos morando fora do Brasil.   

As artes plásticas são uma de suas paixões - inclusive a capa e o projeto gráfico do livro foram inspirados em uma de suas obras.  

Escrever, para ele, é não deixar a conexão com seu país e a sua língua morrerem, mesmo que no momento ela se funda e se confunda com outra dentro do cérebro.   

"Deixar a língua portuguesa acesa dentro de mim é crucial para a preservação da minha identidade como brasileiro", finaliza Pietro.   

Peripécias Peripatéticas 

Rodrigo Pietro Valentim Moreira 

ISBN 978-65-86952-11-7

1ª edição 

São Paulo/Salvador

Editora Kazuá Estúdio 

Páginas: 228 

Preço: R$ 62,00

 

Comentários