Saber deixar ir

Fonte: reprodução

Em uma época de isolamento social - ainda que, hoje, atenuado, apesar da nova onda de Covid provocada pela variante ômicron - é importante falar sobre deixar ir. 

Deixar ir quem não se encaixa mais na sua vida, em seus valores, sua identidade, seus sonhos, quem não acredita em você, não te apoia, não te escuta, só te procura quando precisa. Ou quando você se destaca.

Assim como Deus fecha uma porta e abre uma janela - mesmo que você não veja -, acredito que a vida nos tira pessoas para colocar novas, ciclos terminam e começam, e não é todo mundo que vai te acompanhar quando você "passar de fase". 

Aquela amizade de infância você pode guardar com carinho, mas, hoje, ela ainda serve? Aquela(e) parceira(o) de festas (hoje você vê, de festas), aquela pessoa cheia de preconceitos que talvez tenha parado no tempo, ou mudado, e a relação só existe do seu lado há tempos.

Quem você precisa deixar ir? 

Pode doer, é claro, a gente nem sempre quer perder alguém, ou assumiu que houve a perda, que as peças, as almas não se encaixam mais. Mas cuidado: pense bem, reflita sobre quem sempre esteve com você, desde o começo. Apesar dos erros, porque todo mundo erra.

Há os laços de sangue, como os familiares, e, embora a distância possa ser necessária em alguns casos, será que você não se afastou de quem realmente te ama e se importa com você? 

As mensagens não respondidas foram suas ou do outro?

O desprezo, a inveja, a chacota, a fofoca. Isso não pode caber em uma amizade ou em um relacionamento íntimo. Às vezes, as piores pessoas se tornaram as mais próximas, e fizeram você acreditar que é quem realmente não é, mas alguém muiito pior.

Cerque-se de quem te faz bem, na medida do possível. E em todo cuidado há crítica...

Todos nós temos "trabalhos de Sísifo", empurrar pedras, às vezes enormes, montanha acima. São convivências necessárias, como no trabalho ou até na família. Saibamos ter jogo de cintura, buscar a paz acaba se tornando melhor que provar ter razão. As pessoas acreditam no que querem, e a maioria tem prazer em desdenhar de opiniões diferentes. Deixe que se enganem em seus pedestais de areia.

Não perca tempo. A vida passa cada vez mais rápido. Reflita sobre as suas pessoas. Algumas poderiam voltar? Quais precisam ir embora para sempre? Para sempre dói.

Não se acostume com quem te faz mal. A hipocrisia, a mentira, a falsidade, a fofoca, o desprezo, a inveja, a superficialidade, a falta de compatibilidade notória que você insiste em não aceitar. Dói tirar pessoas como pedaços de si mesmo, dói tirar ideias, preconceitos, estigmas, defeitos. Mas essa é a dor mais bonita que ecoou no horizonte. Baste a si mesma(o).

Prefira a solidão, ou solitude, às más companhias. Como detectá-las? Só seu coração, em profunda reflexão, sem pressa ou raiva, poderá saber. Você não precisa ficar só. Mas estar rodeado de quem te faz mal é pior que a solidão.

Boa semana!

Comentários