Confira a entrevista da escritora, VÂNIA MALTA, autora do livro O OLHAR DA VIDA

 


Vânia Lúcia Malta Costa Catunda é brasileira, natural de Maceió-Alagoas.

Filha de José Inocêncio Leão Costa e de Maria Cleuda Malta Costa. Tem 4 irmãos.

É casada com Júlio César Catunda. Não tem filhos.

Médica da Secretaria de Saúde do DF. Recém aposentada.

Gosta de escrever poesias e contos. Publicou seu primeiro livro O OLHAR DA VIDA, em fevereiro deste ano (2022). 

ENTREVISTA: 

Revista Projeto AutoEstima: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário? 

Vânia Malta: Iniciei no meio literário após ler as poesias da escritora Florbela Espanca, fiquei encantada e imediatamente, despertou em mim a vontade de poetizar. 

Revista Projeto AutoEstima: Você é autora do livro "O olhar da vida – Poesias para um cotidiano feliz”. Poderia comentar? 

Vânia MaltaO meu livro O OLHAR DA VIDA foi o meu sonho realizado. Segundo a prefaciadora Rita Maidana descreveu-o assim: No livro a escritora VÂNIA MALTA traduz as manhãs com a leveza de um beija-flor, faz ressurgir a beleza de encantos rotineiros antes passados despercebidos, no coração de quem encontra a poesia. 

Revista Projeto AutoEstima: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações? 

Vânia Malta: Meu processo de criação origina-se de inspirações de momentos marcantes e de coisas ou pessoas que me despertam a atenção ao meu redor no dia-a-dia, ou do passado. Do futuro tem ainda, os sonhos íntimos. 

Revista Projeto AutoEstima: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?  

Vânia Malta: EU SOU

Sou a mulher que acumula sonhos

Que enfrenta desafios e perdas.

Que espalha palavras.

Que tem momentos alegres e momentos tristes também.

Que gosta das amizades

Que luta para encontrar a felicidade

Que procura deixar essência agradável por onde passa.

Que se parece com as plantas.

Por vezes florida, por vezes desfolhada.

À medida que passa, encontra os nutrientes

para voltar viçosa e harmoniosa. 

Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário? 

Vânia Malta: Para encontrar o meu livro O OLHAR DA VIDA é bem fácil, está à venda pelo MERCADO LIVRE E AMAZON, preço R$ 29,90.

    E  também, na editora com o professor ÉDER MACHADO que poderá postar para o Brasil e outros países. Telefone: ZAP 55-61 85163525.   

Revista Projeto AutoEstima: Quais dicas daria para os autores em início de carreira? 

Vânia Malta: Para as pessoas que gostam de escrever, sigam o caminho do seu coração. Importante é ser feliz naquilo que dá prazer. 

Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta? 

Vânia Malta: Como publiquei o livro recentemente, por enquanto preciso divulgá-lo e necessito fazer o lançamento para o público caso apareça alguma ANTOLOGIA, disponho-me participar, pois é um sonho incubado. 

Perguntas rápidas: 

Um livro: Romance entre Rendas de Loretta Chase. Gosto de todos os livros de biografia.

Um ator ou atriz: Letícia Sabatella.

Um filme: O óleo de Lorenzo.

Um hobby: Dançar zumba.

Um dia especial: Dia que assinei  o contrato como médica na Secretaria de Saúde do DF. Ser servidora pública era tudo que eu precisava.

Uma cor favorita: Verde.

Comentários