Escritora, Maria da Penha A Pereira, fala sobre os desafios pertinentes da educação

Autora fala sobre as dificuldades e desafios que professores e alunos enfrentam em relação ao sistema educacional, especialmente na Pandemia e principalmente após.

Vários autores apresentam a Educação como  uma necessidade do ser humano ao redor do mundo e especialmente em nosso país, que encontra-se diante de um grande impacto pela necessidade de uma reinvenção como um todo, abrangendo propriamente o ensino em sala de aula, bem como a estruturação de um modelo inclusivo de formação para a população estudantil. Além disso é preciso que se encontre uma solução para os graves problemas que a Pandemia escancarou mais ainda como a evasão escolar e o grande desnível entre o ensino público (apesar dos esforços de muitos professores) e o privado, bem como uma mudança de visão da sociedade em geral no que diz respeito ao conceito do que essencialmente é “educar”.

Mas o que caberia à Instituição Escola?

Segundo a economista Maria da Penha, “a ela cabe formar o indivíduo para exercer seu papel de construtor da sociedade através de habilidades profissionais, um ajudando o outro a conquistar o que se deseja”.  O professor como se fosse um mentor ou mediador, não alguém autoritário que impõe. Alguém que ajuda o aluno a superar suas dificuldades de aprendizado e a conquistar seus objetivos profissionais e o aluno ajudando o professor a melhorar e se aprimorar ainda mais no exercício de tão importante ofício, participando com autonomia e responsabilidade do ensino que recebe.    

Os desafios da educação é um tema recorrente e complexo. Por isso, como co-autora, Maria o discute no livro “Algumas visões, muitas ideias”, e a publicação conta também com a participação de mais 9 autores que falam sobre outras questões envolvendo a educação.

Maria da Penha Amador Pereira é economista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com especialização em Desenvolvimento Econômico. Além do livro citado, ela é autora em mais dois livros: “Reflexões para um empreendedor” e “Nossa Relação com o Dinheiro – Desmistificando a Educação Financeira”, ambos publicados pela Editora Laços.

O livro será lançado em março/2022 e faz parte do Projeto Livro em série, patrocinado e organizado pelo IBET - Escola de Formação. A publicação será feita pela editora Laços. Ao todo, serão 10 autores e cada um apresentará suas visões sobre o tema central, abordando a educação.

Confira os temas abordados no livro "Algumas visões, muitas ideias":

1 Educação, família e sociedade - Autora Helena Blavatsky
2 Educação e saúde - Autora Vanini Mandaj
3 Educação, sexualidade e gênero- Autor Júlio César Oliveira
4 Educação e autoconhecimento - Autor Gislaine Rossi
5 Educação e tecnologia - Autor kendi Sakamoto
6 Educação financeira e empreendedorismo - Autor Leda Yoshida
7 Educação corporativa - Autor Regina Braghittoni
8 Educação inclusiva - Autor Arlete Salimene
9 Educação envelhecimento e intergeracionalidade - Autor Ana Macedo
10 Desafios da educação - Autora Maria da Penha

Serviço: 

Maria da Penha A Pereira

Desenvolvimento Humano e Corporativo, Economista, Master Coach e escritora.

(11) 99997 2863

mariadapenhaapereira@gmail.com

https://www.linkedin.com/in/mariadapenhapereira/

https://www.facebook.com/Penha0606/

https://www.instagram.com/mariadapenhaa.pereira/

Comentários